Quem nunca desejou se hospedar em um resort all inclusive ou em um hotel cinco estrelas e na hora de fazer o orçamento caiu para trás? De acordo com Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality International (AHI), em uma entrevista ao “O Globo” em abril deste ano, a previsão é de que o preço das diárias de hotéis suba ainda mais em 2023.
Com base nisso, planejar a viagem dos sonhos com hospedagem em um hotel perfeito, pode ficar mais complicado. Muitas pessoas passam anos se programando, renunciando a alguns prazeres e, até mesmo, estourando o limite do cartão de crédito para garantir aquela estadia tão desejada.
Mas, um modelo que vem ganhando força e tem o objetivo de tornar esse sonho possível de uma forma mais fácil, são as assinaturas de viagens, e a RDC Viagens é pioneira no segmento, com mais de 30 anos de história.
O modelo de negócios consiste basicamente em uma assinatura onde o assinante paga uma mensalidade, que é revertida em um crédito para consumir produtos turísticos como hospedagem, passagem aérea, cruzeiro, locação de automóveis e ingressos de atrações. Além disso, as viagens por assinatura acabam sendo um estímulo para as pessoas viajarem mais e dar a oportunidade de quem nunca saiu do Brasil conhecer outros países.
Em uma entrevista exclusiva ao Brasilturis, Sérgio Pironato Jr., CEO da empresa, elencou os três principais benefícios da assinatura:
“1. Planejamento financeiro e estilo de vida: a RDC tem muita preocupação com a satisfação do seu assinante. Então, antes de tudo, é importante esclarecer que nós promovemos, através da assinatura de viagens, um novo estilo de vida. Não é uma só viagem, é a viagem dos sonhos – aquela em que a família passam anos economizando para realizar e depois anos relembrando sem nunca mais viajar de novo. A RDC oferece um estilo de vida em que as pessoas possam viajar com mais frequência. Mas o nosso propósito é que as pessoas ampliem os seus horizontes de forma recorrente. E isso só é possível democratizando o acesso a experiências turísticas.
Além disso, nós sabemos que, na correria da vida, muitas vezes não somos disciplinados financeiramente para economizar e investir em momentos de lazer. Com a RDC, o assinante se organiza financeiramente pagando uma mensalidade acessível sem comprometer o limite do cartão de crédito.
Outro ponto de muito valor é que, pelas negociações exclusivas que temos com milhares de hotéis, o assinante pode pagar até 60% mais barato em hospedagem, se comparado com sites de reservas – principalmente em resorts all inclusive.
2. Flexibilidade e comodidade: outro ponto interessante de comparação é que normalmente, quando você vai fazer uma viagem, você já tem que saber tudo: aonde vai, para onde vai, com quem, quando volta. Na assinatura, você tem mais flexibilidade para decidir isso. Além disso, você não está “amarrado” a uma única opção, você pode trocar seus créditos por hospedagem, passagem aérea, cruzeiro, locação de carro e outros serviços que disponibilizamos – inclusive pacotes de viagens.
A diferença é que você tem mais flexibilidade e comodidade nesse processo de reserva. Ou seja, você pode usar para uma viagem longa em família, para um final de semana de casal a poucos quilômetros de casa, para visitar a família e não precisar dormir no sofá, e até para uma viagem a trabalho, caso você seja pequeno empresário.
3. Atendimento humanizado: você já tentou falar com um atendente dos sites de reservas? Ou mesmo com algumas grandes agências de viagem? Pode ser complicado. E isso faz parte do negócio, que é de venda massificada. No caso da RDC, nós trabalhamos com a recorrência. Ou seja, temos que garantir que nosso assinante tenha a melhor experiência para que ele siga vendo vantagem em pagar mensalmente pela sua assinatura.
Por isso, na RDC nós temos um time de atendimento ao cliente que é interno e que atende 24 horas quando o assinante está em viagem. Na pandemia, por exemplo, conseguimos trazer todos os nossos assinantes que estavam presos em aeroportos com as fronteiras fechadas. Quando você pensa que isso vai acontecer? Nunca! Mas, se acontecer, é essencial ter com quem contar. E os nossos assinantes têm a RDC”, explica Pironato.
Atualmente, a RDC trabalha com grandes redes hoteleiras nacionais e internacionais, como Vila Galé, Accor, Hilton, Atlantica, Intercity, Wyndham, Transamerica, Slaviero, Prive, Nacional Inn, Fasano, Marriott, Meliá, Aviva, Blue Tree, Bourbon e GJP.
O CEO também explicou sobre o período mínimo e máximo de hospedagem: “nosso carro-chefe é o plano de sete diárias. Mas essa diária funciona como um crédito e pode ser usada tanto para hospedagem como para outros produtos turísticos. Nesse plano não existem limitadores. O assinante pode usar uma diária por vez e, mesmo depois de terminadas as sete diárias, pode contratar serviços turísticos à parte. No caso da hospedagem, reforço, temos negociações com até 60% de desconto para nossos assinantes.” Pironato também afirmou: “nosso principal perfil são as famílias, principalmente das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.”
Nas hospedagens, o quarto pode acomodar até três pessoas, mas tudo vai depender da configuração do hotel e não da assinatura. Sérgio também explica que se for passagem aérea, por exemplo, vai depender do valor da passagem. “Pode ser que dê para comprar uma, duas, três, quatro ou até nenhuma inteira, já que é um crédito. Depende do valor da passagem aérea.”
Hoje, a empresa conta com mais de 100 mil assinantes ativos e mais de 300 colaboradores em diversas áreas de atuação. Só no primeiro semestre do ano, a RDC acumulou mais de 760 mil diárias entregues, com uma média de 128 mil diárias por mês.
Democratizar o conceito
Para tornar o conceito de assinatura de viagem mais conhecido, o CEO tem investido em mídia digital para divulgação e, para 2024, pretende trabalhar com outras ações que potencializam essa comunicação.
“Se observarmos, até poucos anos atrás, o conceito de assinatura como um todo era ainda muito restrito a bens materiais – pagar mensalmente por algo físico que chega todo mês na casa do assinante. Após a popularização dos streamings, o conceito da assinatura de algo não palpável foi se democratizando no mundo todo e a RDC, ainda que pioneira nesse mercado, também se beneficiou. Sempre tivemos uma boa força de vendas através da indicação de nossos assinantes, o que demonstra o valor percebido dos nossos produtos.”
Sobre as expectativas para 2024, Sérgio mencionou que a RDC está passando por uma série de mudanças administrativas na empresa e a expectativa para 2024 é de crescimento de vendas. “O turismo está em alta no pós pandemia e as pessoas estão se sentindo mais seguras em reservar uma parte de seus orçamentos para ser utilizado em qualidade de vida”, finaliza o CEO.
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