A Azul, a maior companhia aérea em termos de voos e destinos atendidos no Brasil, conquistou o título de companhia aérea mais pontual do país no mês de setembro, de acordo com uma análise realizada pela Cirium, a principal referência em dados do setor aéreo global. Este é o segundo mês consecutivo em que a empresa alcança esse feito, consolidando seu desempenho em nível nacional. No cenário mundial, a Azul ficou em quarto lugar no ranking de pontualidade, e em terceiro lugar na América Latina, também pelo segundo mês consecutivo.
Com base no relatório “The Monthly On-Time Performance,” a Azul obteve um índice de pontualidade de 85,71% tanto no ranking mundial quanto na classificação da América Latina. Uma empresa é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos após o horário programado de chegada. A Azul tem se destacado nesse quesito e, em 2022, foi reconhecida pela Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo, graças à consistente pontualidade em sua operação que abrange mais de 900 voos diários. Importante notar que a Azul é a única empresa brasileira a receber esse prestigioso reconhecimento.
Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, expressou seu orgulho pelo feito: “Ser eleita a companhia aérea mais pontual do Brasil pelo segundo mês consecutivo é motivo de muita alegria. A nossa missão sempre foi conectar o brasileiro ao seu país, com muita tranquilidade, segurança e oferecendo a Experiência Azul. Garantir a pontualidade de um voo, em uma operação complexa como a nossa, é resultado do constante trabalho e da dedicação de todos os nossos 15.000 Tripulantes.”
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é uma das análises mais respeitadas no setor da aviação. Ele monitora voos de empresas de aviação nos cinco continentes, consolidando informações de mais de 600 fontes, incluindo dados em tempo real de voos, aeroportos, sistemas de distribuição global, informações de posicionamento e regulamentações das autoridades de aviação civil, bem como dados fornecidos pelas próprias companhias aéreas.
Agenda