O universo mágico de Mickey, Minnie e companhia queridinho dos brasileiros continua encantando gerações, sem deixar de se reinventar. Isso porque, os parques da Disney não param de lançar novidades, além de manter atrações já consagradas. O Brasilturis esteve recentemente em Orlando, nos Estados Unidos, e conta como foi a experiência.
A Disney sugere que seus visitantes separem ao menos cinco dias para curtir todos os parques. Afinal, é preciso tempo para aproveitar tudo da melhor forma possível. Para se ter uma ideia, apenas o Animal Kingdom tem uma área total de 202 hectares, 17 atrações e quatro shows temáticos. Sem contar as inúmeras lojas e locais para alimentação.
O primeiro passo antes de visitar a Disney é baixar o aplicativo MyDisneyExperience. Através dele é possível consultar informações sobre os parques – vale lembrar que em todos eles há wi-fi gratuito -, entrar na fila virtual das concorridas atrações Tron Lightcycle/Run e Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, baixar as fotos tiradas com os fotógrafos, caso seja contratado o serviço Disney photopass, além de poder adquirir e reservar a lightning lane, o “fura-fila” disponível em alguns brinquedos.
Tenha em mente que, em Orlando, as temperaturas podem facilmente chegar na casa dos 34 graus em meses como junho, julho e agosto. Por isso, é indispensável utilizar roupas confortáveis, protetor solar e, de preferência, chapéus ou bonés. Nos parques é possível comprar ventiladores portáteis e leques, caso seja necessário.
Ficar ou não em um hotel da Disney?
Apesar de Orlando oferecer mais de 480 empreendimentos hoteleiros, somando cerca de 130 mil quartos, segundo dados do Visit Orlando, há vantagens em se hospedar em um dos hotéis da Disney. A começar pelo acesso antecipado aos parques: os hóspedes podem entrar meia hora antes. Outro diferencial é o transporte gratuito dentro do complexo Disney, possibilitando se deslocar facilmente entre parques e resorts.
Uma das opções é o Disney’s Boardwalk Inn. Com temática de Atlantic City na virada do século, este resort localizado à beira de um lago dispõe de apartamentos, suítes e villas que podem acomodar até nove pessoas, dependendo da escolha. Os quartos, alguns recém-reformados, exibem em seus detalhes personagens da Disney. Até mesmo os amenities e o café são personalizados. Como opções de lazer, há discoteca, piscina, cinema ao ar livre, possibilidade de alugar bicicletas, entre outras atividades.
Um dos charmes do Disney’s Boardwalk Inn é o seu calçadão, que conta com uma grande loja com produtos Disney e conveniência e diversas opções de alimentação – desde pizzas ao pedaço, passando por sorveteria e, até mesmo, restaurante italiano. Além disso, o espaço é ideal para uma caminhada ou para uma corrida.
Magic Kingdom
O mais antigo dos parques do complexo de Orlando, o Magic Kingdom exibe magia por todos os lados – afinal, é aqui que está localizado o icônico castelo da Cinderela, palco para tantas fotos e pano de fundo para o espetáculo Happily Ever After. Na ocasião, os visitantes assistem a um imponente show de fogos de artifício, com cores e luzes, além de músicas temáticas dos filmes da Disney.
Entre as mais de 30 atrações disponíveis no parque, o visitante encontra opções para diferentes faixas etárias, desde as mais tradicionais quanto novidades fresquinhas. Inspiração para a franquia cinematográfica “Piratas do Caribe”, o brinquedo homônimo continua encantando gerações, na qual, em um passeio de barco, é possível acompanhar as desventuras do capitão Jack Sparrow e de outros marujos. Falando em piratas, a Disney anunciou que irá lançar, ainda sem data de estreia, um lounge com essa temática.
Também tradicional, o show Country Bear Jamboree vai ganhar novos atos, no qual os ursos eletrônicos apresentarão novas canções tradicionais da Disney reinterpretadas em música country. Para isso, a empresa está trabalhando com cantores do estilo musical para oferecer uma experiência mais autêntica possível.
A grande novidade do Magic Kingdom para este ano é a Tron Lightcycle/Run. Inspirada no filme de 2010 “Tron – O Legado”, a montanha-russa complementa uma atração da mesma temática inaugurada anteriormente no parque de Xangai, na China. Os visitantes, ou melhor, os usuários, participam de uma competição contra os programas.
Ao entrar no local, os visitantes se acomodam em motos futurísticas, ou lightcycle, como são chamadas, na qual é feito o percurso. De acordo com a narrativa, os usuários têm como missão percorrer oito portais de energia, para derrotar o ameaçador grupo de programas conhecido como equipe laranja. Vale ressaltar que essa é a montanha-russa mais rápida dos parques da Disney de Orlando.
Foram necessárias mais de 3.800 peças de aço pesando aproximadamente 1.900 toneladas para criar a atração. O comprimento da pista é de mais de 910 metros. Para ter uma sensação mais realista, os visitantes conseguem se inclinar na lightcycle e aproveitam o percurso com música composta por Joseph Trapanese, um dos responsáveis pela trilha sonora do filme “Tron – O Legado”.
Na saída, há uma loja com produtos como roupas com tema de corrida, pins colecionáveis, brinquedos e acessórios iluminados, todos inspirados nos filmes “Tron” e na nova atração. Os visitantes também podem comprar e personalizar suas próprias figuras de ação.
Para ter toda essa experiência na Tron Lightcycle/Run é obrigatório reservar o lugar antecipadamente através do aplicativo MyDisneyExperience, já que, até o momento, não existe a possibilidade de entrar na fila apenas presencialmente.
Complementando a oferta para os visitantes, o Magic Kingdom oferece uma série de lojas com produtos da marca Disney, além de restaurantes. Entre as opções, há o Casey’s Corner, localizado em frente ao castelo da Cinderela e cujo cardápio inclui cachorros-quentes no estilo norte-americano. Ali bem pertinho fica o Plaza Ice Cream Parlor que vende o famoso sundae servido em uma pia customizada com a temática Mickey ou Minnie, que o visitante pode levar para casa como souvenir.
Há o sonho de encontrar um dos personagens do universo Disney? Não é problema! Protagonista do filme “Encanto”, Mirabel espera os visitantes todos os dias, em horários pré-determinados, na Fantasyland. É nessa área também que estão as princesas Ariel, Tiana e Cinderela.
Já Mickey, Minnie e seus amigos se apresentam diariamente no palco em frente ao castelo da Cinderela. O show conta também com personagens contemporâneos, como Elsa e Anna de “Frozen”, e músicas de filmes da Disney.
Epcot
Inaugurado em 1982, o Epcot não parou de se reinventar. O parque, que reúne mais de 20 atrações e experiências, lança agora em outubro uma novidade: Journey of Water – Inspired by Moana. Inspirada no filme “Moana”, a atração interativa e acessível é uma espécie de labirinto, na qual os visitantes vão aprendendo no caminho sobre o ciclo da água e a importância de preservar esse valioso recurso.
Essa não é a única novidade do Epcot. O parque está passando por uma transformação nos últimos cinco anos. “Nosso time vem trabalhando para colocar atrações e experiências completamente novas. Começando com a Remy’s Ratatouille Adventure, instalada no pavilhão da França”, diz Cinthia Douglas, diretora de Marketing e Vendas da Disney para a América Latina, em entrevista ao Brasilturis.
Em Remy’s Ratatouille Adventure, visitantes de todas as idades embarcam em carrinhos em uma aventura 4D na perspectiva de um rato. O objetivo é conseguir fugir do chef malvado do restaurante Gusteau’s, em Paris, e continuar o trabalho na cozinha em parceria com Remy.
Outra atração instalada recentemente foi a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, uma montanha-russa que gira seus passageiros em 360 graus enquanto passa por curvas e quedas. Há uma narrativa que envolve os personagens da saga cinematográfica “Guardiões da Galáxia” e uma trilha sonora que muda constantemente, com clássicos da música internacional. Uma dica para ficar menos tempo na fila é adquirir a lightning lane, o “fura-fila” que pode ser reservado no aplicativo MyDisneyExperience.
Em sua área dedicada a diferentes países, o Epcot realiza até 18 de novembro o festival Food & Wine. Os visitantes são convidados a viajar pelo mundo experimentando diversas culinárias internacionais – inclusive do Brasil, que oferece, entre outros, a nossa tradicional feijoada. Entre cervejas irlandesas e gyros gregos, as porções foram confeccionadas em tamanhos que possibilitam a degustação de várias opções.
Para fechar a noite, há o espetáculo de fogos de artifício Epcot Forever, que é realizado às margens da World Showcase Lagoon, mas que pode ser assistido de qualquer parte do parque – inclusive nas varandas de alguns quartos do hotel Disney’s Boardwalk Inn.
Hollywood Studios
O Hollywood Studios começou sua operação em 1º de maio de 1989, e tem como objetivo oferecer uma experiência de imersão no glamour do show business. O parque reúne atrações já consagradas, como a The Twilight Zone Tower of Terror, a famosa torre de um hotel que conta com um elevador assustador que despenca com seus hóspedes. Sucesso há muitos anos, a Rock’n’Roller Coaster Starring Aerosmith leva os visitantes a uma montanha-russa ao som da banda norte-americana. Já o show Indiana Jones Epic Stunt Spectacular mostra os bastidores de uma produção cinematográfica e o trabalho dos dublês.
Como novidade, o parque exibe uma área temática de “Star Wars”, oferecendo uma imersão completa. Há desde atrações, passando por área de alimentação e a experiência de montar seu próprio robô, ou melhor, droid.
Em Star Wars: Rise of the Resistance, os visitantes fazem parte da resistência no universo “Star Wars”, mas são pegos pela Primeira Ordem, que quer saber a localização de seus companheiros. Agora, o objetivo é conseguir fugir de suas garras. Não será uma missão fácil, já que, no caminho, há uma série de stormtroopers e o próprio Kylo Ren.
Também é possível pilotar a famosa nave Millennium Falcon, de Han Solo e Chewbacca, em um simulador que tem como narrativa participar de uma missão interativa de contrabando, na qual cada participante tem uma função: piloto, engenheiro ou atirador.
Entrar na Oga’s Cantina é como adentrar em um dos filmes de “Star Wars”. A impressão é de que, a qualquer momento, caçadores de recompensas e contrabandistas passarão por suas portas e que Jabba The Hutt estará por lá deitado preguiçosamente. No local é possível degustar petiscos, chopes e drinques autorais, com ou sem álcool. A música fica por conta do DJ droid R-3X, que coloca seu talento à prova no salão.
Na área da franquia cinematográfica “Toy Story” o mundo é visualizado na perspectiva de um brinquedo. Toy Story Mania! é uma atração 3D na qual, em carrinhos, os visitantes têm a missão de acertar os alvos. Quem conseguir acumular mais pontos é o vencedor. Já a Slinky Dog Dash é uma montanha-russa mais tranquila, com curvas e quedas mais sutis.
Se a ideia for encontrar Mickey, Minnie, Pluto e Pateta, eles podem ser vistos em formato de animação na Mickey & Minnie’s Runaway Railway, na qual, em carrinhos, somos levados em uma aventura para tentar ajudar um trem descarrilhado.
Animal Kingdom
Quarto parque a ser inaugurado no complexo Disney de Orlando e que celebra 25 anos em 2023, o Animal Kingdom conta com uma área vinda de outro planeta: Pandora. A zona temática reproduz o universo fantástico de “Avatar” e leva os visitantes em uma experiência totalmente imersiva, que parece ter saído diretamente dos filmes da franquia cinematográfica.
Em Pandora, há um dos melhores simuladores da Disney, o Avatar Flight of Passage. Ao adentrar na atração, as pessoas têm seu DNA “pareado” com o DNA dos Na’Vi, os personagens gigantes e azuis dos filmes. Desta forma, através de um avatar, será possível montar em um banshee, uma criatura alada.
Nessa experiência 4D, os visitantes sobem em uma espécie de moto individual, que os faz experimentar sensações como se estivessem realmente voando em um banshee. O nível da tecnologia é de encher os olhos. Por ser muito concorrida, nesta atração também é possível reservar a lightning lane.
Esse universo também abriga outra atração, a Na’Vi River Journey. As pessoas são levadas em um barco e testemunham diversas criaturas de Pandora, assim como músicas dos Na’Vi.
Na zona da Ásia encontra-se a consagrada Expedition Everest – Legend of the Forbidden Mountain, uma montanha-russa na qual, o objetivo, é escapar das garras do temível iéti, também conhecido como o abominável homem das neves.
Para se refrescar, aproveite para descer as corredeiras da Kali River Rapids, que garante emoção e um banho de água.
Um dos símbolos do parque, a Árvore da Vida, que tem em sua copa mais de 300 animais esculpidos, serve como pano de fundo para shows. A equipe da Disney está trabalhando em um novo espetáculo para o local, ainda sem data de estreia, que será baseado no filme “Zootopia – Essa Cidade É o Bicho”.
Outros espaços
Você sabia que a Disney tem dois parques aquáticos? Entre eles o Typhoon Lagoon Water Park, espaço ideal para quem está buscando se refrescar do calor intenso de Orlando. No local é possível aproveitar atrações como a Typhoon Lagoon Surf Pool, a maior piscina de ondas ao ar livre da América do Norte, que utiliza da tecnologia para criar ondas com quase dois metros de altura.
Se a ideia é fazer compras, a Disney Springs pode ser uma boa pedida. O local inclui empreendimentos comerciais, inclusive de marcas como M&M’s e Sephora, e abriga a maior loja Disney do mundo, a World of Disney. Também é possível aproveitar para fazer uma refeição em um dos vários restaurantes que estão instalados por lá.
Agenda