O verão no Brasil está chegando e com ele a alta temporada também. Para o Turismo brasileiro a estação promete um mercado aquecido, e a projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é encerrar o ano com alta de 13%, alcançando um faturamento de cerca de R$ 200 bilhões. Também segundo a entidade, as pessoas se mostram mais interessadas em viajar – tanto no lazer como no corporativo -, movimentando não só o setor aéreo, mas também o das locadoras e empresas de transfer. 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgou um levantamento no faturamento total da tarifa na locação nacional de automóveis, registrando R$ 99,7 milhões no segundo trimestre do ano, enquanto no segundo trimestre de 2022 havia faturado R$ 89,1 milhões. 

A demanda internacional de locação também apresentou resultados positivos, com alta foi de 1,43%, com faturamento de R$ 13 milhões, frente aos R$ 12,8 milhões registrados no segundo trimestre de 2022.

Já o segmento de transfer faturou R$ 18,9 milhões no segundo trimestre de 2023, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados R$ 12,9 milhões. 

Com exclusividade ao Brasilturis Jornal, locadoras e empresas de transfer falaram como estão as expectativas para a temporada e as ações para atender a demanda.

Locadoras nacionais e internacionais

A Localiza tem notado uma tendência no desejo das pessoas em viverem experiências personalizadas em suas viagens, inclusive descobrindo novos lugares e coisas para fazer nas cidades que já visitaram. Com base nisso, a locadora está focada em promover experiências para os clientes neste verão. Com uma frota de quase 600 mil carros e diversos modelos das principais marcas automotivas, a empresa está investindo em tecnologia e soluções inovadoras para dar mais agilidade na jornada de mobilidade dos clientes.

“Já dobramos, por exemplo, o número de agências com Localiza Fast, uma solução 100% digital de retirada de veículos, sem necessidade de passar pelo balcão, em que o cliente pode realizar a reserva, pagamento e retirada do carro exclusivamente via aplicativo Localiza, abrindo o veículo com apenas um clique no celular”, disse Paulo Henrique Pires, diretor de Vendas da Localiza&Co.

Recentemente, a Localiza lançou a diária estendida, que oferece ao cliente três horas adicionais na última diária, para que ele possa aproveitar esse momento final da viagem com tranquilidade. O suporte continua ativo por 24 horas por dia, sete dias por semana, para poder ajudar o consumidor em tudo que ele precisar, desde serviços de manutenção até a renovação de diárias, caso queira estender a viagem. 

“Continuamos a investir na capacitação de nossos times, com nossos colaboradores engajados e treinados a oferecer um atendimento personalizado e humanizado, com apoio digital, por meio de inteligência artificial”, comentou Pires.

Além disso, a empresa também oferece soluções para quem deseja viajar exclusivamente de carro, tanto em curtas como em longas distâncias. Através do Localiza+, solução lançada no fim de 2022 que oferece planos de revisão para carros, as pessoas podem contar com a expertise e a ampla rede de oficinas parceiras da Localiza para garantir que seu carro esteja pronto para rodar na estrada. 

A plataforma de conteúdo Vai por Mim, além de fornecer dicas de destinos e cuidados com o carro, também contará com uma nova ferramenta de Inteligência Artificial para criação de roteiros personalizados. São mais de 12 mil opções de sugestões para um único destino, atualizados com informações checadas em tempo real. Basta a pessoa escolher o estilo de sua viagem: se quer viajar sozinho, com amigos, com a família, com crianças; e que tipo de atividade deseja, se gosta mais de parques temáticos, praias, montanhas, ecoturismo, gastronomia, cultura e história, entre outros.

“Temos reforçado nossa presença em um ecossistema de soluções que busca estar presente em toda a jornada do cliente, ajudando-o a chegar lá, independentemente do destino. Para isso, também vamos oferecer uma série de insumos para que ele possa aproveitar ao máximo a viagem nesse verão, viver uma coisa realmente nova e descobrir ainda mais do Brasil”, diz o executivo.

Pires também reforça que se o cliente optar em começar o ano viajando com um novo veículo, a Localiza Seminovos também é um opção, já que oferece a praticidade de contar com um seminovo revisado, com garantias, documentação sem burocracias e um único dono prévio, além de modelos variados. 

Com essas ações, a Localiza está otimista em relação ao verão de 2024. “Estamos preparados para proporcionar aos brasileiros uma experiência de mobilidade de alta qualidade, aliando tecnologia, empatia, alta capilaridade, experiência de mais de 50 anos em carros e uma frota diversa e atual”, finalizou o executivo. 

Para a temporada, a Unidas renovou a frota de veículos e oferece a diária de até 27 horas no dia da devolução do veículo. Além disso, os clientes podem acumular pontos e trocar por diárias grátis. 

Paulo Chequetti, diretor executivo de Rent-a-Car da Unidas, comentou que a demanda para a alta temporada está aquecida “Estamos observando um aumento significativo nas reservas, especialmente para o período do verão e festas de fim de ano. Isso reflete o otimismo dos clientes em viajar e a confiança na nossa marca.”  

Com expectativa de crescimento em torno de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, a Mobility está otimista com a demanda da alta temporada no Brasil. A empresa vem acompanhando o desejo dos viajantes em viagens dentro do País, tanto no Nordeste como em Brasília (DF) e região Sul. 

Além disso, também está investindo com participação em feiras (Abav Expo e Festuris) e na expansão do departamento comercial, dando enfoque no relacionamento da Mobility com o agente de viagem. “Estamos investindo cada vez mais em treinamento e capacitação desses agentes de viagem porque acreditamos que um agente bem preparado é a chave para uma boa venda”, comentou Michelle Tonon, diretora de Operações da Mobility. 

Já no mercado internacional, a Mobility segue em alta. A executiva também afirmou que no último ano a Europa cresceu muito e a empresa tem notado uma leve redução no ticket médio, tanto no continente europeu como no país norte-americano. “Os brasileiros têm procurado destinos na Europa para viagens de experiências e os Estados Unidos, que nunca sai de moda, para viagens com foco em compras.”

Michelle adiantou que, durante o Festuris – que terá mesa no espaço Luxury -, a empresa irá apresentar alguns lançamentos e novidades.

Também no internacional, a Hertz irá oferecer aos seus clientes um serviço moderno e sustentável. A empresa detém a maior frota de veículos elétricos (EVs) dos Estados Unidos e Canadá, investindo na compra de 100 mil Teslas e, mais recentemente, trazendo outras marcas para compor sua frota nos EUA, como Chevrolet Bolt e Polestar, para atender sua maior demanda na alta temporada.

Atualmente, a Hertz possui mais de 700 mil veículos e está presente em cerca de 160 países. Somente nos Estados Unidos, a empresa possui aproximadamente 4 mil lojas, sendo 1.283 em aeroportos. 

Stephen Scherr, CEO da Hertz, divulgou que os resultados do primeiro e segundo trimestres foram fortes, reflexo da alta demanda dos serviços e níveis elevados de utilização da frota. O faturamento do último trimestre foi de US$ 2,4 bilhões, com resultado líquido de US$ 139 milhões e Ebitda ajustado de US$ 347 milhões. O volume cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a média do crescimento da frota foi de 9%. 

“Os resultados do segundo trimestre foram fortes, refletindo a alta demanda por nossos serviços e elevados níveis de utilização da frota”, disse Scherr. “Nosso foco no retorno de ativos continua a produzir resultados tangíveis, permitindo-nos avançar no crescimento do nosso negócio de transporte compartilhado. Estamos bem posicionados para atender nossos clientes durante a movimentada temporada de verão”, comentou o CEO.

No final do ano, a Hertz afirma que irá trazer tarifas all inclusive competitivas. Paralelamente, está programando algumas promoções pontuais para a alta temporada, como Cyber Sales e Global Sales, as quais serão anunciadas em breve. 

Transfer 

A Shift Mobilidade Corporativa apresentou seu plano de ação para atender a demanda das festas de fim de ano, já que atende grandes companhias no período. “Contratamos mais coordenadores externos para auxílio nos embarques de aeroportos e pontos de encontro. Além disso, ajustamos as férias da equipe operacional para não deixarmos o atendimento desprevenido e aumentamos os pré-bloqueios de ônibus, micro-ônibus e vans, com nossos parceiros”, comentou Franklin Gomes, gerente de Novos Negócios da empresa. 

O executivo também explica que o foco principal da empresa é no corporativo e eventos, e durante o mês de dezembro o atendimento desse público caí, com foco apenas nas confraternizações, e retorna a partir da segunda quinzena de janeiro. 

Entre as ações da Luck Receptivo para atender a demanda, a empresa está fazendo campanhas para estimular os clientes. Além disso, Juliana Luck, diretora executiva da Luck Receptivo, afirmou que nesta época as viagens a lazer aumentam, enquanto o corporativo cai. 

A Brocker Turismo também espera com otimismo a alta temporada, que já apresenta uma alta procura. Segundo Any Brocker, CEO da Brocker Turismo, o movimento tem sido muito bom e a perspectiva para o Natal também é muito boa, principalmente com o público de lazer – maioria vindo do Nordeste -, que aumenta neste período. 

“Estamos revendo novas rotas, horários e negociando descontos e benefícios das atrações, tudo focado em melhorar a experiência do cliente”, explicou Any.

Além disso, Any também comentou sobre a campanha Veraneio na Serra Gaúcha, que está promovendo, junto com a Prefeitura de Gramado e o Sindtur Serra Gaúcha. A ação será focada no turismo de natureza e acontecerá em janeiro de 2024, após as festas de fim de ano.