Apresentações de dados e discussões sobre medidas eficientes para o fomento do Turismo comporam o painel “Estratégia para o crescimento do Turismo no Brasil: Diálogos com o Estado e Capital Paulistana”. A conversa entre as autoridades do governo municipal e estadual de São Paulo ocorreu durante a 2ª edição da Conferência Internacional de Turismo (Confetur), que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC. O painel foi mediado por Rodolfo Marinho, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
“A capital é o grande indutor do turismo no restante de São Paulo e estamos trabalhando de maneira conjugada com os demais destinos turísticos do estado”, afirma Roberto de Lucena, secretário de estado do Turismo de São Paulo. “Percebemos que o mundo enxerga a cidade apenas por seu aspecto corporativo, mas queremos utilizar essa força para atrair maior fluxo de turistas internacionais e conectar destinos próximos”, explica.
“Há uma enorme variedade de destinos turísticos no litoral e interior do estado, que os turistas que vêm à capital podem aproveitar sem grandes deslocamentos”, pontua Lucena. “Então, além de visitar a capital, sua gastronomia, cultura e comércio, os viajantes serão direcionados ao Litoral Norte, a Baixada Santista, a Rota do Vinho, a Serra da Mantiqueira e muitos outros. Estamos qualificando e envelopando esses destinos e colocando-os na prateleira do mundo”, conta o secretário.
“Essa iniciativa conjunta definitivamente alavancará nossos municípios, com apoio dos recursos do estado de São Paulo para o desenvolvimento da estrutura turística e promoção”, pontua Candido Ramos, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). “Precisamos mostrar ao turista que vem à capital por pouco tempo as inúmeras possibilidades de lugares próximos. É uma união de esforços que gerará ótimos resultados”.
Lucena aproveitou ainda para reiterar que os destinos não concorrem entre si e que há um fôlego no turismo regional. “É importante reconhecer que os destinos são únicos, complementares e fazem sentido para os turistas, que hoje são muito diferentes de antes da pandemia. O impulsionamento do mercado de Turismo regional e rodoviário é uma grande oportunidade e temos um enorme potencial para isso. Por isso, estamos trabalhando ações de promoção, infraestrutura, logística e, principalmente, conectividade”, complementa.
Na ocasião, Fábio Montanheiro, coordenador de Informação e Inteligência em Dados da Embratur, revelou a nova plataforma de dados da agência de promoção: dados.embratur.com.br. “A ferramenta ajudará empresas, prefeituras e o estado a planejarem melhor suas ações e tomarem decisões fundamentadas em dados. Logo lançaremos novos painéis de dados, com informações da malha doméstica e previsão de compra de turistas internacionais”, revela.
Por fim, Carlos Henrique Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo apresentou uma variedade de dados sobre o setor. De janeiro a agosto, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de estrangeiros no País, ultrapassando o resultado total de 2022 (3,6 milhões). No mesmo período, o setor movimentou mais de R$ 22,2 bilhões na economia brasileira, 7,6% acima de 2019 e 38,7% acima de 2022.
“Agosto foi um mês excepcional, em que 8,2 milhões de passageiros voaram no país- melhor mês desde o ano 2000, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente nesse mês, estrangeiros deixaram R$ 3,2 bilhões no Brasil, o maior valor para o mês nos últimos 25 anos”, revela Sobral, que destacou outros dados sobre viagens corporativas, temporada de cruzeiros e hotelaria.
Sobral ainda apresentou novidades do governo para o setor de Turismo, como o lançamento do aplicativo de turísmo náutico Navseg, por meio de parceria entre a Marinha do Brasil e o Ministério do Turismo (MTur). Reiterou a importância do cadastro no Mapa do Turismo Brasileiro, além de salientar o lançamento de um novo painel de consulta da ferramenta. Por fim, Sobral destacou os novos cursos disponíveis na plataforma do MTur.
Agenda