A gastronomia também foi um dos temas abordados na 2ª edição da Conferência Internacional de Turismo (Confetur) – que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC. O painel “São Paulo de todos os sabores” debateu diferentes iniciativas de fomento ao setor gastronômico e contou com a mediação de Daniela Filomeno, jornalista e apresentadora da CNN.
Entre os palestrantes, estava Filipe Pereira Tosta, diretor de Operações do Comida di Buteco. “Nosso concurso, além de fomentar o turismo e a gastronomia nas cidades, apoiamos muitos outros elos da cadeia. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem e conheçam o que há de melhor na cidade”, explica.
“Este ano, geramos mais de oito mil empregos diretos, além de injetar mais de R$ 300 milhões na economia brasileira. A próxima edição contará com mais de 150 botecos só em São Paulo, mas estaremos presentes em todas as cinco regiões do País”, conta Tosta, que destaca ainda que 42% dos participantes são proprietárias femininas e a maior parte da clientela também são mulheres.
Também presente, Fernando Reis, sócio-diretor da Restaurant Week Brasil, revelou resultados e expectativas do festival gastronômico. “Estamos batendo vários recordes, não só em números de participantes, mas na quantidade de estabelecimentos integrantes. Nossa expectativa é que este ano o evento movimente em torno de 3 a 4 milhões de participantes, movimentando mais de R$ 400 milhões”.
“Nosso objetivo foi fomentar o segmento aos nossos participantes e democratizar a boa gastronomia. A boa e não a alta gastronomia, pois inúmeros tesouros em que não são considerados de alto padrão”, ressalta Reis. “Tudo isso com cunho social, com todas as compras gerando uma parcela de doação. Todas as 16 edições da Restaurant Week contribuíram com diversas ONGs” acrescenta.
Edward Jose Pimenta Junior, diretor de Branded Content da GLAB – Grupo Globo, também marcou presença, explicando o trabalho de publicação de conteúdo em todos os veículos do portfólio da editora Globo. “Todos os anos fazemos mais de 150 eventos e um dos principais é o Rio Gastronomia, que na última edição conseguimos atrair em torno de 80 mil pessoas em dois finais de semana”, conta o executivo.
“Foi pensando nesse sucesso que decidimos exportar para São Paulo, criando o SP Gastronomia. A primeira edição desse evento reuniu mais de 25 mil pessoas durante quatro dias de evento com 26 pequenos produtores e empreendedores de diversas regiões do estado”, revela Pimenta. “Com gasto médio de R$ 1,4 mil por turistas, conquistamos a marca de R$ 2,2 milhões de reais de impacto na economia paulista e percebemos também que muitas pessoas de cidades próximas fizeram bate-volta para aproveitar o evento”, acrescenta.
Arnaldo Lorençato, jornalista e editor da Veja São Paulo, por sua vez, apresentou um pouco da edição Comer & Beber. “Na Veja São Paulo, temos uma preocupação muito grande em estar em todos os cantos da cidade. Embora seja difícil, pela fama da revista, tentamos o anonimato, pagamos tudo e avaliamos todos os restaurantes e premiamos os melhores. A revista logo se tornou um evento, como o Feirão dos Campeões, que consegue garantir pratos no D.O.M e outros ótimos restaurantes por apenas R$ 45”, completa.
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