BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Hotelaria nacional registra alta de 16,8% em setembro

A 194ª edição do InFohb apresenta os dados de desempenho da hotelaria nacional de setembro de 2023 em comparação ao mesmo mês de 2022. O estudo, que contou com a participação de 597 hotéis de rede associados (de 15 cidades brasileiras), registrou alta de 16,8% na taxa de ocupação de setembro deste ano, 0,1% na diária média e 17% no RevPar (receita por quarto disponível). 

Na performance por região, a taxa de ocupação aponta decréscimo apenas na região Norte, de -4%. Nas demais regiões, houve acréscimo no Centro-Oeste (0,4%), Nordeste (1,8%), Sudeste (27,6%) e Sul (1,1%).

A diária média também apontou percentual positivo no Centro-Oeste (21,3%), Nordeste (15,7%), Norte (25,8%) e Sul (16,8%). Já a região Sudeste aponta queda de -9,1% em relação ao ano anterior. No RevPar, alta de 21,7% no Centro-Oeste; 17,7% no Nordeste; 20,8% no Norte; 16% no Sudeste e 18% no Sul.

Na análise de desempenho por categoria hoteleira, a taxa de ocupação registrou baixa apenas na categoria upscale, sendo de -1,4%. Já a categoria Econômico apontou acréscimo de 33,6% e Midscale 2%. Na diária média, decréscimo de 13,8% no Econômico em relação ao ano anterior; e acréscimo de 16,3% no Midscale e 18,5% no Upscale. No RevPar, acréscimo no Econômico de 15,2%, Midscale 18,7% e Upscale 16,9%.

Já no acumulado do ano (janeiro a setembro de 223), o InFohb considera para o estudo 538 hotéis de redes associadas, responsáveis por 84.692 unidades habitacionais (UHs). Em comparação com 2022, houve alta de 42% na taxa de ocupação, 23,7% na diária média e 28,9% no RevPar.

Quanto à análise por região, a taxa de ocupação apresentou desempenhos negativos nas regiões Nordeste (-1%) e Norte (-1,4%). As demais localidades apontam variações positivas entre 3,3% no Sul e 5,9% no Sudeste. A diária média apontou percentuais positivos em todas as regiões, 29,1% no Centro-Oeste; 18,9% no Nordeste; 23,4% no Norte; 24,5% no Sudeste e 19,9% no Sul. Para o indicador de RevPar, os percentuais positivos variam entre 17,8% no Nordeste e 34,2% no Centro-Oeste. 

Na análise por categoria hoteleira, apenas acréscimos foram registrados na taxa de ocupação: 6,6% no Econômico; 1,9% no Midscale; e 1,4% no Upscale. Na diária média acréscimos na categoria Econômico de 20,5%; Midscale 27,4% e Upscale 27%. No RevPar percentuais positivos de 28,4% no Econômico; 29,9% no Midscale e 28,8% no Upscale. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS