Para aumentar a segurança e a eficiêncioa de suas operações, a Aeroméxico está utilizando o IBM Environmental Intelligence Suite. A ferramenta monitora, antecipa, planeja e responde a possíveis impactos de eventos climáticos extremos nas operações aéreas. A tecnologia foi implementada pela Xatrix, uma empresa de consultoria mexicana e parceiro de negócios IBM.

Impulsionada pela inteligência artificial, a tecnologia permite que a companhia aérea realize análises de risco climático e forneça informações meteorológicas e dados geoespaciais para as mais de 100 rotas que opera no México e em todo o mundo. O sistema também emite alertas que permitem considerar condições atuais e previstas como vento, chuva e relâmpago, entre outros fenômenos, para ajudar a melhorar as decisões operacionais no planejamento de voos.

As condições meteorológicas adversas que afetam os negócios estão em crescimento, e o 2023 Global Risks Report do Global Economic Forum já sugere que eventos climáticos extremos e desastres naturais são vistos como o segundo risco global mais grave dos próximos anos.

“O futuro dos negócios e do meio ambiente estão profundamente conectados, e a tecnologia está permitindo obter maior compreensão sobre o clima e como ele pode impactar os negócios”, afirma Manuel Gonzalez del Yerro, líder de Software de Sustentabilidade da IBM América Latina. “Para nós, a confiança da Aeroméxico nas tecnologias IBM para ajudar a empresa a gerenciar o risco climático é motivo de orgulho, colocando medidas de segurança e eficiência acima de tudo e antecipando eventos atmosféricos adversos”.

Diego Convalia, vice-presidente de Operações Técnicas de Voo da Aeromexico, disse: “Esta tecnologia complementa as aeronaves mais modernas, como as que temos, com a experiência de nossas equipes e à tecnologia de controle de tráfego aéreo e serviços dos países onde operamos”. E completa: “a tecnologia nos ajuda a tomar decisões em decolagens, pousos, rotas de voo e operações em terra, o que contribui para elevar o voo a uma experiência extraordinária”.