Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 23, em São Paulo (SP), a WTM Latin American anunciou o tema da próxima feira, que será realizada de 15 a 17 de abril de 2024 na capital paulista: The future is open, be the change (o futuro está aberto, seja a mudança, em tradução do inglês).
“Queremos ressaltar o protagonismo de cada um de nós, que cada um seja a mudança no futuro que queremos construir no Turismo”, explicou Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.
Ainda sem divulgar números da próxima edição, Bianca ressaltou os bons resultados da WTM Latin America 2023, que recebeu mais de 5 mil expositores e teve um aumento de 8% em sua área vendida, além de contar com a participação de mais de 27 mil profissionais de viagem. “Estamos vendo o crescimento de visitantes e expositores nessa retomada pós pandemia”, explicou a executiva. “Acreditamos muito na solidez de nosso portfólio e do nosso trabalho. Temos uma rede consolidada, que nos ajuda a trazer novas soluções para a América Latina. E estar em São Paulo é um ponto importante de nosso posicionamento estratégico como marca”, completou.
Na ocasião, Bianca também anunciou a nova configuração do conselho consultivo da WTM Latin America, que irá acompanhar o evento nos próximos dois anos. Mariana Aldrigui, gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados da Embratur, assume como presidente do conselho consultivo. Os demais componentes são: Ana Biselli (Resorts Brasil), Bruno Reis (Embratur), Danielle Roman (Interamerican), Estela Farina (NCL), Fábio Godinho (CVC Corp), Fabrício Amaral (Fornatur), Luis Ferrinho (Omnibees), Mariella Volppe (Ministério do Turismo do Uruguai), Natália Pisoni (Inprotur), Paola Gómez (Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil) e Patrick Yvars (Travel Industry Sales Director Latin America at Visit Orlando). Com exceção de Mariana Aldrigui e Danielle Roman, todos os demais executivos são novos no conselho.
“Tenho muito orgulho de ter acompanhado o crescimento do evento. Nosso grande desafio é transformar a WTM realmente em uma feira latino-americana”, afirmou Mariana Aldrigui.
Tendências mundiais
Entre as tendências mundiais apresentadas, um destaque foi a entrada estratégica da Arábia Saudita na região latino-americana a partir da WTM Latin America. A notícia foi divulgada por Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBMT, ao anunciar a parceria global confirmada durante a WTM Londres. “Temos o prazer de dar as boas-vindas à Arábia Saudita como o primeiro parceiro global de viagens da WTM. O destino tem metas ambiciosas para expandir seu setor de turismo e nossos shows oferecem uma oportunidade incomparável para a Arábia Saudita partilhar a sua diversificada gama de ofertas turísticas e oportunidades de investimento com os principais compradores comerciais e meios de comunicação de todo o mundo, conta o executivo.
O executivo também destacou a importância dos dados do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas globais realizado e apresentado na WTM Londres, que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.
Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, o relatório utiliza um extenso banco de dados de empresas atuantes na indústria do turismo de 185 diferentes países para fornecer as análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.
O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.
Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico, comparado à 2019.
Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.
O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. Entre os destaques positivos, dois países figuram com projeções que os colocam em segundo e terceiro lugar no ranking das Américas: o México, com perspectiva de crescer 128% em relação a 2019; e o Canadá, com projeção de subir 107%. O Brasil deve registrar 112% de aumento no inbound, o que o coloca na sétima posição em 2023.
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