Na noite do último sábado (25), um dos mais importantes reconhecimentos ambientais do setor turístico foi entregue para 10 vencedores, em uma cerimônia em Vitória (ES). A operadora paranaense BWT, com sede em Curitiba (PR), levantou o troféu Braztoa de Sustentabilidade pela 5ª vez. Neste ano, venceu na categoria gestão e governança por suas estratégias para diminuir os impactos no meio ambiente durante os eventos anuais da empresa.
“O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade vem para nos motivar a continuar nossos esforços para trazer mais práticas sociais, ambientais e econômicas em nossas atividades do dia a dia. Não é fácil, mas é possível”, afirma Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora, que celebrou aniversário de 12 anos recentemente. Ele relembra que a empresa já foi reconhecida pelo prêmio nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2019.
Cordeiro conta que a Convenção BWT 2023, iniciativa vencedora deste ano, reuniu mais de 350 pessoas, entre agentes de viagens e fornecedores. “Nosso desafio foi organizar um evento carbono neutro e compensar os gases emitidos por atividades como transporte dos convidados e outras”, explicou.
Um pitch vencedor
Dos 98 inscritos, foram selecionados 25 para a etapa final. Camila Fumaco, gerente de Marketing da BWT, foi quem representou a operadora paranaense no pitch vencedor. “O ponto forte da apresentação foi ter deixado bem claro que nosso projeto cobria todos os critérios do regulamento. A Convenção BWT 2023 foi abrangente, relevante, inovadora, coerente, com iniciativas replicáveis e contribuiu de maneira eficaz para os efeitos negativos das mudanças climáticas”, afirmou Camila.
“A BWT vinha em um processo crescente com a questão da sustentabilidade em suas convenções. Mas no evento deste ano tivemos uma grande evolução, que foi a compensação de carbono e a destinação dos resíduos sólidos do evento”, explicou.
De acordo com a gerente, ao final da Convenção BWT 2023, foi feito um inventário de gases efeito estufa emitidos, considerando: trechos aéreos e terrestres de todos os participantes, número de diárias no hotel e operação da empresa montadora do evento. “Foram 130,34 tCO2e neutralizadas com a aposentadoria de 104 créditos de carbono certificados, de acordo com a certificadora VERRA”, revelou.
Além da neutralização de carbono, a empresa recolheu todos os resíduos sólidos que restaram do evento, como itens de comunicação visual e impressos em geral, que foram transformados em um banco de praça pela ONG Eco Local e que está sendo utilizado na sede da BWT, em Curitiba.
Camila finalizou dizendo que os eventos sustentáveis são só uma das iniciativas da BWT. “Estamos sempre buscando melhorar nosso engajamento com o tema, conscientizando a equipe, reduzindo ao máximo o uso de papel e outros poluentes. Entramos em 2024 focados em trazer ainda mais sustentabilidade para o dia a dia das nossas operações”, completou.
Agenda