O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Parque Bondinho Pão de Açúcar, segue com as ações de conscientização de combate ao racismo em locais de alta circulação de pessoas no Rio. Nesta segunda-feira (27), a campanha “Não dê passagem ao racismo” aconteceu no ponto de embarque do teleférico com a presença de militantes do movimento de mulheres pretas. A proposta foi mostrar que o Estado não tolera o racismo, está atento aos casos para atender possíveis vítimas e também atua na divulgação de canais de atendimento e acolhimento.
“A Secretaria possui o Disque Cidadania e Direitos Humanos 0800 023 4567 e também a Superintendência de Promoção da Igualdade racial, com atendimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial para acolhimento e denúncia de casos de racismo. O Governo do Estado está trabalhando nesta campanha de conscientização para que a vítima se sinta acolhida, e para que toda a sociedade entenda a importância de se combater práticas racistas que seguem enraizadas no dia a dia”, destacou Rosangela Gomes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre agosto e setembro deste ano, 245 indivíduos foram vítimas de discriminação racial no estado do Rio de Janeiro. A média é de quatro novos casos de racismo a cada 24 horas.
“Estamos sempre em busca de melhorias, para fazer com que todos se sintam, cada vez mais, acolhidos e felizes em seu passeio. O esforço para encantar não está somente na atração em si, mas em toda a infraestrutura, no atendimento, na entrada, nos restaurantes, e em todos os cantinhos de um dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa. Nossos colaboradores estão sempre prontos para auxiliar, a qualquer momento, todos os cariocas e turistas que visitam o Parque Bondinho“, comenta Fernanda Odete Pereira, líder de Diversidade e Inclusão do Parque Bondinho.
Agenda