Porto de Galinhas/PE – Em paralelo ao Visit Pernambuco Travel Show, nos dias 4 e 5 de dezembro também está sendo realizada a 7ª edição do Summit Visit Pernambuco. O evento tem como foco promover palestras de temáticas que abrangem o segmento turístico como Criatividade, Futuro do Turismo, Gestão, Marketing e Vendas. Todas as palestras são realizadas no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas.
Confira, abaixo, alguns dos destaques do primeiro dia do Summit Visit PE.
Abrindo a programação do Summit, Danielly Aguiar, gerente de Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), conversou com agentes de viagens e apresentou atrativos turístico do estado. Dentre os destaques, Danielly frisou a conectividade aérea. “São seis aeroportos distribuídos pelos 187km de extensão de Pernambuco, criando uma malha aérea completa e facilitando o deslocamento interno”, informou.
Carnaval, igrejas históricas, gastronomia e arquitetura estão dentre os atrativos de Olinda, cidade-irmã do Recife, capital de Pernambuco. “Fora da época de Carnaval os proprietários de casas no sítio histórico de Olinda abrem as portas de suas casas para receber visitantes. Alceu Valença, grande cantor e representante de nossa cultura, tem uma casa na cidade que também está disponível para visitação”, explicou a gestora.
Dentre as praias, Aguiar destacou a Baía do Sancho, no Arquipélago de Fernando de Noronha, que já foi eleita algumas vezes como uma das praias mais bonitas do mundo pelo Trip Advisor.
Baseada em experiências e no sensação de pertencimento gerada aos turistas, a Prefeitura Municipal do Recife apresentou a campanha “Recife é para ficar”. Sara Oliveira, gestora de Promoção Turística do Recife, pontuou as festividades de fim de ano e Carnaval como datas que podem estimular a venda do destino. “O Réveillon é um grande evento que vem ganhando força e promete ser revolucionário. Nesta edição serão três dias de festas. E o Carnaval, que é tradicionalmente nosso carro chefe, terá 98% das atrações formado por artistas locais”, contou.
Comunicação e Vendas
Focado em desenvolver a habilidade da comunicação no público, o consultor Lúcio Oliveira, da Capacitar, conversou com o trade sobre a necessidade de ser humano e um agente de solução.
“Estamos crescendo muito na tecnologia mas eu entendo que quanto mais tecnológicos, mais psicológicos teremos que ser. Marketing, Comunicação e Vendas andam juntos. Mas, para isso, eu preciso usar da comunicação assertiva para que o cliente se sinta engajado”, explicou.
Sustentabilidade
O destino turístico anfitrião do Summit Visit PE foi também tema de um painel. Abordando as experiências e projetos sustentáveis desenvolvidos em Porto de Galinhas, André Reis, mestre em Gestão de Turismo, moderou uma conversa entre Rudã Fernandes, gestor da Biofábrica de Corais; Alberto Guedes, da Gaitero Ecoturismo; Vivian Chimendes, da Ecoassociados; e Brian Alves, do Trilhas Porto de Galinhas.
“Apesar da nossa incrível rede hoteleira, este é um destino que foi feito para ser explorado e ter esse contato com a natureza, disparou Reis. E para garantir que o turismo continue sendo uma das maiores fontes de renda do destino é preciso criar estratégias sustentáveis para que o meio ambiente não sofra com as intervenções humanas.
Um exemplo de ação é da Gaiteiro Ecoturismo, cujo principal produto é a trilha ecológica no manguezal de Maracaípe com plantio de árvores de mangue. A agência foi certificada pela segunda vez com o selo CO2 free, que simboliza o compromisso da agência com a preservação ambiental. “A trilha finaliza em grande estilo, com uma flutuação no rio, e é uma experiência que fica na memória”, pontuou Alberto Guedes, da Gaiteiro Ecoturismo.
Porto de Galinhas tem passeios famosos pelas piscinas naturais e um dos motivos para esta fama é a presença de recife de corais que atraem diversas espécies de peixes e vidas marinhas. Para manter o cenário e preservar o meio ambiente, foi criada a startup de Biotecnologia e Restauração de Ecossistema Recifais.
Em 2022 a startup lançou o programa de Biofábrica de Corais, que resgata, cuida e faz o replantio de corais em Porto de Galinhas e Tamandaré, ambos destinos localizados no litoral sul de Pernambuco. A iniciativa adere a dez objetivos da ODS e já recebeu cinco prêmios de relevância nacional.
“A nossa perspectiva é criar uma engrenagem que parte de pesquisas realizadas por acadêmicos, atinja os turistas por meio de passeios e mergulhos, e que consiga deixar nestes turistas um legado de cuidado com os ecossistemas. Este é um turismo regenerativo que é exclusividade no Brasil”, explicou Rudã Fernandes, que completou afirmando que uma experiência como está só é possível no Caribe ou Mediterrâneo.
Agenda