Porto de Galinhas/PE – Nesta segunda-feira (4), teve início a 5ª edição do Visit Pernambuco Travel Show, no Convention Center do Armação Resort, localizado em Porto de Galinhas. O evento tem como foco o fomento de negócios e divulgação dos atrativos do estado e região.
Com o tema “Conectando Mercados”, a edição estima receber mais de 130 profissionais do setor da América Latina e Europa – dentre compradores e fornecedores – e a expectativa é que sejam gerados cerca de R$ 100 milhões em negócios.
Estiveram presente na solenidade de abertura do Visit PE Travel Show 2023 Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB; Eduardo Tiburtius, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas; Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); Mário Pilar, secretário de Turismo do Ipojuca; Marcos Teixeira, presidente da Abav-PE; Alexandre Rodrigues Alves, gerente regional da Zona da Mata do Sebrae/PE além do trade turístico.
Alexandre Rodrigues Alves, do Sebrae-PE, pontuou sobre a presença da entidade em um evento que vê o Turismo como forma de desenvolver também os pequenos negócios. “O papel do Sebrae tem muita conexão com eventos como este aqui. Participamos desde a primeira edição com o objetivo de integrar uma ação que coloca o Turismo como oportunidade de gerar emprego e renda”, falou.
Eduardo Tiburtius, presidente da associação de hotéis, contou que o evento segue no calendário anual da região devido a sua importância. “Sempre temos novidades, os hotéis estão sempre inovando. Em 2020, conseguimos captar a participação de operadores internacionais e, como resultado, no segundo semestre de 2021, a rede hoteleira foi completamente ocupada – superando já os números de 2019. Esse fato comprova a relevância deste evento e mostra que temos um trade turístico muito fortalecido”, destacou.
Ressaltando a participação de países internacionais no evento, Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB, pontuou que o objetivo é sempre melhorar o destino. “Nosso intuito é sempre trazer o mercado para conversar. Queremos crescer em conjunto, melhorar nossos atrativos e nos colocarmos como um player presente em outros países. Aqui, vamos fazer negócios, network e ter capacitações.”
Em sua fala, Mário Pilar, secretário de Turismo de Ipojuca, agradeceu aos agentes de viagens. “É impossível se falar de Turismo no Brasil sem tocar no nome de Porto de Galinhas. Esta vitória e coroação não se deve apenas a hotelaria maravilhosa que temos, mas também a todos que colaboram para que o nosso trabalho possa ser visto.
Trilhando o mesmo caminho, Marcos Teixeira, presidente da Abav-PE, conversou com os agentes presentes no evento e pontuou a relevância do profissional. “Cerca de 80% dos pacotes de viagens vendidos no Brasil são via agente de viagens. Esse número é muito importante, para que a gente consiga, cada vez mais, ter leis e direitos garantidos nos assegurando”, disse.
Ao longo do ano, a Empetur realizou roadshows internacionais destacando atrativos turísticos de Pernambuco. Eduardo Loyo, presidente da Empetur, e a participação de agentes e operadores internacionais é um dos frutos destas ações. “Estivemos em diversos países da América Latina ao longo do ano e trazer vocês hoje é uma satisfação muito grande, pois mostraremos que tudo aquilo que vendemos nos roadshows é a verdade que vivemos em Porto.”
Ainda agradecendo a presença dos agentes e trade turístico no Visit PE Travel Show, Loyo falou sobre o turismo praticado em Porto de Galinhas. “Estamos felizes em recebê-los. Porto é um dos principais destinos turísticos do País e ele cresce a cada ano devido a união daqueles que fazem o Turismo. O destino possui projetos de requalificação de corais na região, proteção de cavalos marinhos, dentre outros, pois entendemos que destino só é bom para o turista quando é bom para o morador”, frisou.
Agenda