Aposta em um mercado potencial. Este é o objetivo de Pernambuco, segundo Eduardo Loyo, presidente da Empetur, durante participação no Festival de Turismo de Gramado – Festuris. O profissional destacou que a presença do destino na feira foi estratégica, sobretudo para alinhar com parceiros os resultados do ano e iniciar o planejamento para 2024 com base na avaliação de 2023, além de estreitar relacionamento com o mercado que vem trabalhando com capacitações e treinamentos.

“Neste ano, focamos em capacitação. Até outubro, chegamos a capacitar 2 mil agentes de viagens por meio de roadhsows na América do Sul. Passamos por Uruguai e Paraguai duas vezes, na Argentina três vezes e na FIT, que aconteceu em Buenos Aires pela quarta vez. Queremos, no próximo ano, levar os profissionais a visitar Pernambuco para que possam conhecer as nossas regiões e montar roteiros diferenciados para oferecer aos viajantes”, conta Loyo.

Dentre as regiões que ganham destaque está o norte de Pernmabuco, que contempla cidades como Goiana e Igarassu. “É um destino para o turismo náutico e que tem muita história. Conseguimos trazer parte do circuito de kitesurf para cá. Além disso, o Governo já anunciou dez obras de infraestrutura voltadas para o Turismo, incluindo a estrada do Muro Alto, que foi muito solicitada pelo trade. Itamaracá, por sua vez, também está na mira para uma revitalização. Temos que levar também o desenvolvimento de infraestrutura para fazer com que os visitantes cheguem com facilidade aos destinos”, diz o presidente da Empetur.

Atualmente, São Paulo é o principal mercado de Pernambuco, sendo o interior paulista o protagonista no que se diz respeito á origem dos viajantes. Por isso, o estado nordestino apostou grande parte da campanha de verão no mercado paulista, além de realizar ativações em táxis e aplicativos de transporte durante a Abav e iniciativas no mercado internacional, sobretudo na Argentina e Uruguai.

“O sudeste é um mercado já consolidado e agora queremos passar essas fronteiras, como o Norte do País. Queremos estar na mira desse viajantes e queremos ampliar nossa participação. Este é o nosso foco: ampliação”, declara Silvia Fragoso, diretora de Comunicação da Empetur. Loyo complementa que, também na mira da expansão está a Flórida, nos Estados Unidos. “Estamos promovendo algumas ações de capacitação, pois vemos que se trata ainda de uma rota emissora e queremos mostrar as praias, a gastronomia, a cultura e a tradição que Pernambuco possui”, completa o presidente da Empetur.

Fluxo aéreo em Pernambuco

Loyo se orgulha em apresentar dados que mostram o contínuo crescimento no fluxo turístico de Pernambuco. Segundo ele, o aeroporto de Recife bate recordes todos os meses desde maio. “Saiu pelo IBGE que a receita de janeiro a agosto superou em 14% o mesmo período de 2022 e em 27,8%, de 2019. O número de movimentação vai crescer muito, porque estamos com novas rotas chegando”, conta o executivo.

Para a próxima temporada de verão, estão previstos 23 voos semanais dedicados ao ínterim de dezembro a janeiro. A expectativa é receber 30 mil turistas. “O aeroporto de Recife, operado pela Aena, terá a partir de dezembro um novo terminal, com seis portas de embarque, além do aumento de 30% no número de cabines de raio-x e 40 novas operações de alimentos e bebidas. Houve também investimento na área de embarque remoto, que quadruplicou e chega a 2 mil metros quadrados. O aeroporto vai estar pronto para receber nossos visitantes”, detalha.

No âmbito internacional, Loyo conta que Pernmabuco já conta com cinco frequências para a Flórida, sendo três para Orlando e dois para Fort Lauderdale. Além disso, destacou a ampliação por parte da Tap Portugal, que oferecer dez voos semanais entre Pernambuco e Lisboa, uma ampliação de três frequências na alta temporada. “Portugal é a porta de entrada para a Europa”, ressalta.