O título define a mais recente edição do Festival de Turismo de Gramado – Festuris, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro na cidade gaúcha. A feira foi pautada no tema “Capital Humano: a Chave da Transformação” e contou com números significativos, com expectativa de que tenha superado os R$ 400 milhões em negócios em seus dois dias de acontecimento.
Os números prévios já demonstravam que o evento bateria recordes, com crescimento de 23% em relação ao ano passado. Ao todo, foram 27 mil metros quadrados de área construída, onde estavam localizados os 400 estandes, as mais de 2,7 mil marcas, sete palcos de conteúdo, 40 destinos internacionais, 15 mil participantes inscritos e mais de cem hosted buyers advindos de diferentes mercados, incluindo Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks. Juntos, construímos o melhor evento de turismo focado no mercado B2B das Américas. A edição é um evento de 15 mil vozes. Os protagonistas são vocês. O Festuris é o palco que dá voz a todos e queremos registrar aqui nosso agradecimento”, se orgulha Marta Rossi, uma das CEOs do Festuris.
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, destaca os números da edição e relembra os valores morais passados pela sua mãe, Silvia Zorzanello. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas. Somos agentes transformadores de nós mesmos e me sinto privilegiado em fazer parte desse grandioso evento, que já foi um sonho, um projeto e, hoje, é um fato”, celebra o profissional.
O executivo também já antecipou o convite para a próxima edição do Festuris, que está marcada para acontecer entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024.
Solenidade de abertura
Seguindo a tradição, o Festuris realizou sua solenidade de abertura no Palácio dos Festivais e reuniu líderes do mercado tanto regional quanto nacional. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, aproveitou a oportunidade para destacar o notável trabalho realizado pelo Festuris e parabenizou Marta Rossi pela sua atuação. “Você vale por muitas mulheres e acredito que esta bancada deveria ter mais presença feminina”, observou.
Freixo também mencionou como Gramado se torna exemplo para demais destinos que querem se desenvolver no mercado turístico. “Parabéns ao prefeito por colocar o Turismo no eixo. O Turismo representa 8% do PIB do Brasil. É significativo, mas pode crescer. Setembro deste ano foi o melhor mês ínterim de todos os tempos, marcando a injeção de R$ 2,3 bilhões, superando o ano da Copa do Mundo. De janeiro a setembro, são R$ 25 bilhões. Qual o setor que gerou essa quantia com sustentabilidade e grandeza? Que a gente possa aprender como modelo de geração de emprego e renda e os números de Gramado”, incentivou.
Celso Sabino, ministro do Turismo, abordou o contínuo trabalho para o desenvolvimento do mercado nacional, destacando a união entre poderes público e privado. “O ministério e o Governo Federal estão fazendo a sua parte e investindo em divulgação nacional e internacional com participação em feiras e vamos retomar o Salão Nacional do Turismo”, afirmou. O ministro também ressaltou a importância do evento: “O Festuris reúne players de toda a cadeia da América do Sul neste grande evento”.
Tabaré Viera, ministro de Turismo do Uruguai, exaltou a jornada do Festuris ao longo de suas 35 edições e compartilhou os esforços dos ministérios para impulsionar o setor na região latino-americana. “Estamos aqui faz 35 anos e vimos crescer esta feira se tornar em um evento internacional, como os números demonstram. Nossa relação é histórica e cada vez mais estreita. Queremos mostrar o que a América do Sul tem a oferecer”, contou o ministro, enfatizando que, nesta edição, a federação uruguaia conta com 120 profissionais.
Luiz Fernando Rodrigues Junior, secretário de Turismo de Gramado, elogiou a união entre os países para promover o Turismo e destacou a força da cidade como polo fortalecedor do mercado. “Temos diversas regiões e precisamos crescer e dobrar a porcentagem do Turismo ao PIB do estado. Rio Grande do Sul está se qualificando e se preparando para continuar focando neste setor que passou a ser um importante motor econômico”, comentou.
Nestor Tissot, prefeito da cidade de Gramado, avaliou com gratidão o desenvolvimento do Festuris e ressaltou a importância do contínuo fortalecimento do setor. “Construímos com muitas mãos o movimento do Turismo e essa ação foi abraçada pelos empresários. Estamos preparando mão de obra para manter a imagem profissional da cidade. O Turismo cativa e nos incentiva”, afirmou o executivo, entregando uma placa de reconhecimento aos CEOs do Festuris.
Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo, reconheceu o profissionalismo na gestão e no desenvolvimento turístico de Gramado. “Parabéns ao prefeito e ao povo da cidade. Os cidadãos já nascem trabalhadores. A comissão está disponível para ajudar e vamos levar na mente e no coração este evento cuja abertura já foi um espetáculo”, expressou.
A solenidade também foi momento para homenagear importantes parceiros da feira e, neste ano, os homenageados foram:
- Emerson Bittencourt Monteiro, gestor de Projetos no Sebrae RS
- Gabriela Schwan, CEO da Rede Swan Hotéis Brasil e Portugal
- Marcelo Zingali, sócio gerente na Travel Mix Turismo
- Marcus Rossi, CEO e fundador da Gramado Summit
- Paulo Queiroz, diretor Comercial Vernett Tours – GTA RS
- Rogério Linguanotti, sócio proprietário da Hello Brazil
- Romeu Dutra, primeiro secretário de Turismo de Gramado
- Roque Baudean, diretor nacional de Turismo do Uruguai
- Victor Hugo Almeida, CEO da Victor Travel
De pessoa para pessoa
O Meeting Festuris, um dos eventos paralelos que ocorrem na parte da manhã do período da feira, deu destaque para o papel central do ser humano no desenvolvimento e transformação do mercado turístico durante o primeiro dia do evento. Luiz Fernando Reginato, escritor e mestre em sociologia, ressaltou a importância da reconexão entre o homem e os negócios. “Os protagonistas somos nós, por isso é primordial a reconexão entre o homem e os negócios”, enfatizou, situando o ser humano como elemento fundamental para o sucesso das empreitadas empresariais.
O escritor também chamou atenção para o fato de essas conexões serem responsáveis por gerar valor econômico e social, ativados pela razão e emoção. “As empresas devem ser comunidades de lucro e felicidades, através dos valores éticos”, acrescentou. Reginato salientou que é a convergência desses elementos que pode transformar a realidade e impulsionar o setor.
Adrian Ursilli, presidente da MSC Cruzeiros, apresentou uma visão de futuro, destacando a relevância do compromisso com a sustentabilidade. “Não há como pensar o futuro do setor sem olhar com especial atenção para o cuidado do meio ambiente”, advertiu Ursilli, lembrando que 71% do planeta é água.
Para discutir a integração das redes sociais com o trade turístico, subiram ao palco Ana Mudalen, Luciano Palumbo e Caio Mudalen. O trio abordou o tema “Autenticidade na Internet – como criar, promover, segmentar e converter nas plataformas digitais”. “Pessoal, entrem nas redes, não importa qual a nomenclatura, se influenciador, blogueiro ou criador de conteúdo, o que interessa é estar e atuar nas redes”, defendeu Palumbo.
Baseado em sua trajetória de vida, o presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, trouxe à tona o tópico “Uma Jornada de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial”. Argenta destacou características imprescindíveis para o sucesso empresarial, como força de trabalho, foco, entusiasmo e dedicação, enaltecendo essas qualidades como essenciais para o bom desempenho do futuro empreendedor.
No segundo dia, a presença feminina mostrou força e se tornou o destaque da manhã do dia 11 de novembro. A série de apresentações femininas começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni e seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, e com a apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone, encerrando com a fundadora da Iara Turismo, conhecida como Tia Iara.
Sob o tema “Liderança Positiva: Novo Líder Para Uma Nova Era”, Tiziana mencionou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Ela destacou que o estudo se baseia em três pilares: emoções, engajamento e relacionamentos. “A ideia é buscar a felicidade através do bem-estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e vale a pena”, ressaltou.
Patty Leone, por sua vez, compartilhou sua jornada como produtora de conteúdo. Ela enfatizou a importância de compartilhar informações e investir na qualificação. “Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática e persistir”, enfatizou.
Seguindo a linha de experiência, Simone Pereira relembrou seus 19 anos liderando o turismo na Ilha do Marajó, no extremo norte do Brasil, no painel “Mulheres Fortes do Norte”. “Entrei no setor de Turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. Simone reforçou a importância da transformação como uma decisão e um ato de coragem, citando Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está.”
Para finalizar a série de apresentações femininas, Tia Iara abordou o tema “Aos 80 Sem Parar: Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade”. Aos 83 anos, a pioneira do turismo no Rio Grande do Sul compartilhou suas experiências, mostrando que o futuro está sempre próximo.
Mercado ativo
Conforme citado, diversas empresas e marcas estiveram presentes na feira e aproveitaram o momento para estreitar relacionamentos e reforçar presença no mercado Sul. O Brasilturis Jornal conversou com algumas delas para descobrir as principais novidades e alguns balanços prévios deste ano. Confira!
Abav-SP | Aviesp
Edmar Bull, vice-presidente de Relações Internacionais da associação, anunciou o início do Papo com o Presidente, promovendo reuniões presenciais mensais entre Bruno Waltrick, presidente da entidade, com associados para entender suas necessidades. Além disso, a Abav-SP|Aviesp se prepara para dois importantes eventos: o 2º MeetingSP, que ocorre neste mês, visando uma imersão aos donos de agências de viagens; e a Abav Travel SP, que ocorrerá em abril de 2024, enfatizando a importância da feira para agentes de viagens. Com 528 associados, a entidade enfatiza a qualidade de conteúdo em vez de estabelecer metas de crescimento, buscando entregar o necessário aos agentes. Bull reconhece a referência da entidade e ressalta a importância de compartilhar conhecimentos para o progresso coletivo do mercado.
Abav-RS
Responsável pela curadoria do Meeting Festuris e Espaço Luxury, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) realizou todo o processo de planejamento, organização e curadoria de ambas programações. No Espaço Luxury, a associação fez todo o processo seletivo, de forma criteriosa, das agências que teriam acesso ao espaço. “O retorno está muito satisfatório. Foi um trabalho feito a várias mãos, de verificar cada agência que mostrou interesse em participar do espaço e aprovar um por um de acordo com os filtros aplicados”, explicou João Augusto Machado, presidente da Abav-RS.
Abreu
A Abreu delineou suas estratégias para 2024, baseando-se nas experiências deste ano. A operadora planeja priorizar treinamentos, capacitações e famtrips, com foco no aprimoramento profissional e na oferta de novas vivências. Adrian Boeckh, gerente de Marketing da empresa, destacou que a intenção de concentrar esforços em investimentos mais substanciais nessas ações reconhece a importância dessas atividades para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A Abreu também ressaltou o sucesso de ações realizadas em 2023, como a Arena Abreu, e almeja ampliar esse evento no próximo ano, incluindo uma participação internacional e programando-o para ocorrer entre os dias 4 e 7 de agosto, com local a ser divulgado em breve.
Alagev
A Alagev, representada por Luana Nogueira, diretora executiva, anunciou os planos da 19ª edição do Lacte. O evento, programado para acontecer nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024, no WTC, São Paulo, busca registrar 1,5 mil visitantes. Luana enfatiza o foco em parcerias para o evento, oferecendo oportunidades de patrocínio, exposição de marca e atividades durante o encontro. Além disso, a executiva destaca a adaptação do Lacte às expectativas dos participantes, investindo em sessões mais longas e na melhoria das experiências de exposição e ressalta que a pandemia alterou o cenário do segmento corporativo, evidenciando a necessidade de cuidados com os colaboradores e a gestão de riscos, tornando esses pontos essenciais para a retomada segura do bleisure, uma tendência anterior à pandemia. Luana está focada em manter o crescimento da Alagev, consolidando resultados e buscando representatividade global no mercado, incluindo a possibilidade de expandir o Lacte pela América Latina.
Alagoas
O estado de Alagoas encerra o ano de 2023 otimista e com a expectativa de que a próxima temporada seja ainda melhor. “Temos muitas conquistas a celebrar neste ano, como é o caso do aumento da malha aérea e cruzeiro marítimos”, destacou Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas. Dentre os investimentos, há a Escola do Turismo, que nesta primeira etapa irá formar mais de 11 mil alagoanos em cursos específicos do setor turístico. Outro destaque é a entrega dos Planos de Desenvolvimento Integrados do Turismo Sustentável (PDITS), que contém um diagnóstico acerca das necessidades e melhorias para o turismo da região. “Com um investimento de R$ 6 milhões, o projeto confere todo um alinhamento estratégico a curto, médio e longo prazo para regiões da Costa dos Corais, Caminho das Águas e Cânions do São Francisco”, salientou Bárbara.
Azul Viagens
Próxima de alcançar a meta estabelecida no início do ano, dentro do plano de expansão da marca, a Azul Viagens deve fechar o ano com cem lojas no país. O número representa mais que o dobro do que a empresa tinha no início do ano – 48 unidades físicas. Para 2024, Ricardo Bezerra, gerente comercial da operadora, adiantou que a expectativa é investir no turismo de nicho como ecoturismo, luxo e de experiências. “Somos uma empresa que cresce cerca de 40% ano a ano, então eu só posso esperar que o próximo ano vai ser ainda melhor que este”, conclui
Bestbuy Travel
A Bestbuy continua celebrando seu décimo aniversário por meio de uma série de ações especiais, incluindo a oferta de hotéis com pontos em dobro. Além disso, a operadora reforça a importância estratégica do Sul do Brasil, com Gramado se destacando como um mercado essencial, representando 80% das vendas no Rio Grande do Sul e 45% na região Sul, devido à qualidade dos serviços oferecidos e à gama diversificada de experiências disponíveis, além de permanência média de 6,3 dias e um tíquete médio mais elevado. O sucesso da operadora neste ano, com a conquista de metas e a confiança do mercado, aliado ao planejamento estratégico para 2024, enfatiza a expansão para novos mercados, produtos e serviços, mantendo um compromisso sólido com a responsabilidade financeira e a qualidade do atendimento, aspectos fundamentais para os agentes de viagens.
Castelo Saint Andrews
Procurado por quem deseja ter a experiência de se hospedar em um castelo e ter ao seu dispor serviços como mordomia, concierge e transfer privativo, o Castelo Saint Andrews é uma experiência de hospedagem. “O perfil de quem nos procura é de uma pessoa que busca conforto durante a hospedagem”, contou Pâmela Silveira, gerente de contas. Na visão da marca, luxo é um atendimento personalizado onde o hóspede é chamado pelo sobrenome e tem as preferências respeitadas.
Coris
A participação da Coris no Festival de Turismo de Gramado – Festuris ressaltou a importância estratégica dessa feira, como destacado por Claudia Brito, diretora geral da empresa. Durante o evento, a marca enfatizou seus diferenciais, como atendimento próprio e cobertura por evento, realçando sua relevância para segurados e agências de viagens. Com planos de inovação nos estandes para o próximo ano, Carlos Giubine, coordenador de Trade Marketing, indicou uma abordagem mais aberta e integrada, com nova paleta de cores e menos barreiras físicas, enquanto a Coris promove campanhas de desconto para produtos específicos, alinhadas à Black Friday, e oferece incentivos para os melhores vendedores. Com uma equipe regional forte no Sul do País, representando 15% do market share da empresa, a expectativa nacional de crescimento em torno de 6% em relação ao ano anterior demonstra a confiança no mercado e destaca a gratidão aos agentes de viagens pelo sucesso da empresa.
Discover Cruises
Com o faturamento da temporada 24/25 50% acima da meta prevista, a Discover Cruises encerra o ano otimista. Presente no espaço Luxury do Festuris, a empresa conversou com agentes de viagens e apresentou as novidades para a próxima temporada. “O ano de 2023 não foi tão bom como já está sendo o nosso 2024. Estamos indo muito bem, cerca de 50% acima da meta prevista, e tudo isso porque este ano nos trouxe uma segurança e tranquilidade que em 2022 não tínhamos”, explicou Pablo Zaballa, country manager Brasil da Discover Cruises, referindo-se à questões de segurança sanitária no período pós-pandemia.
EHTL Viagens
Celebrando as conquistas alcançadas ao longo do ano, a EHTL Viagens chegou ao 35º Festuris tendo como destaque a expansão no segmento de lazer, com um faturamento 40% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Flávio Louro, CEO da EHTL, comentou sobre as mudanças no comportamento do mercado. “Este foi um ano muito especial. Após a pandemia, vimos que as pessoas passaram a ver o segmento de viagens como uma necessidade”, frisou. Acompanhando este movimento, a EHTL está investindo cada vez mais no segmento de luxo, de olho em ocupar mais espaço no setor.
Enotel Porto de Galinhas
O complexo apresentou oficialmente Eduardo Santana como o novo gerente geral do Enotel Porto de Galinhas, marcando uma nova era para o complexo hoteleiro. Sua chegada visa um redirecionamento estratégico, concentrando esforços na integração das operações no Brasil e em Portugal, alavancando sinergias e captando mais negócios entre os dois países. O foco principal está na evolução do empreendimento, que, após 17 anos, busca ampliar sua capacidade, aprimorar serviços e estruturas. Atualmente, o empreendimento mantém uma média de ocupação de 80% e uma diária média de R$ 1,5 mil. O Enotel planeja investir em retrofits, melhorias estruturais e, sobretudo, em iniciativas de longo prazo visando a perpetuação do empreendimento, inclusive com um olhar mais aprofundado nos pilares de ESG (Ambiental, Social e Governança). Essa visão integrada e de aprimoramento constante busca não apenas a expansão física, mas também a consolidação como um empreendimento mais sustentável e alinhado às demandas atuais do mercado.
Europamundo
Gerusa Pastuch, consultora comercial da Europamundo, revelou o crescimento da empresa neste ano, destacando um aumento de 15% no número de passageiros em relação ao período pré-pandemia de 2019. Com gratidão aos operadores brasileiros por essa conquista, Gerusa vislumbra um desafio para superar esses números em 2024, planejando um crescimento constante de cerca de 10% em comparação a este ano. A empresa está investindo em flexibilidade, projetando roteiros mais curtos de dois a três dias, direcionados especialmente para o público jovem, além de expandir suas ofertas para o sul da Itália, explorando a região de Apúlia, considerada um destino em ascensão para os próximos anos. Com confiança nos operadores e na constante adaptação de seus produtos e serviços, Gerusa expressa otimismo em superar os desafios e alcançar o sucesso em 2024, agradecendo a todos que fazem parte dessa jornada junto à Europamundo.
FRT Exclusive
Divisão da FRT Operadora voltada para o segmento de alto padrão, a FRT Exclusive opera há quatro anos e denomina o luxo como a autenticidade das experiências vivenciadas. “O luxo é peculiar para cada um mas, para a FRT, ele está nos detalhes. É poder viajar e não ter a experiência turística comum, vivenciando a cultura e dinâmica de determinado destino de maneira autêntica. É poder aumentar a sua cultura por meio das experiências vividas, sendo único naquele destino”, explicou Danielle Meirelles, CEO da FRT Exclusive.
Grupo BRT
O Grupo BRT encerra o ano otimista. Em 2022 o grupo faturou cerca de R$1,45 bilhão. Para este ano, foi projetada a meta de R$2 bilhões e, segundo Eraldo Palmeirini, presidente do grupo, o número está bem próximo de ser alcançado. “Não tenho certeza se vamos conseguir ainda neste ano, mas estamos lutando para isso. Estamos muito felizes com relação ao trabalho que realizamos e tenho a certeza de que nosso 2024 será ainda melhor”, afirmou Palmeirini.
Jurema Águas Quentes
Diego Garcia, diretor de Vendas e Marketing do Jurema Águas Quentes, compartilhou atualizações sobre as melhorias em andamento no resort, destacando um retrofit completo com piscinas planejadas. Ele enfatizou que cerca de 40 apartamentos reformados e a revitalização de áreas de lazer e piscinas serão entregues em janeiro de 2024. Além das inovações em infraestrutura, o Jurema Águas Quentes lançou a Black Friday, oferecendo descontos de até 40% e permitindo parcelamento em até 18 vezes. Com mais de 15 mil pré-cadastros, estima uma receita de cerca de R$ 5 milhões para este ano.
Latam
A Latam Airlines e a Delta Air Lines reforçaram sua parceria estratégica. Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing, ressaltou que o joint venture entre as empresas resulta em rotas-chave entre Brasil e Estados Unidos, prevendo um aumento de 25% na oferta para 2024. Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta, mencionou o lançamento conjunto das rotas do Rio de Janeiro para Nova York e Atlanta como resultado dessa colaboração. Aline também destacou a rota para Johannesburgo, atendendo a uma demanda antes necessitada de conexões, alcançando atualmente mais de 50 destinos. A diretora enfatizou os pilares fundamentais da empresa: rentabilidade, participação de mercado e sustentabilidade, celebrando resultados saudáveis de crescimento no terceiro quadrimestre e a fatia de 39% da oferta brasileira conquistada pela companhia. Ela ressaltou o compromisso com a sustentabilidade, revelando a redução de 93% no plástico de uso único a bordo e o esforço contínuo para atingir a total eliminação em dois meses, além do compromisso da empresa em apoiar crises, como a distribuição de vacinas e assistência a regiões afetadas por desastres naturais, reconhecendo este como um dos melhores momentos da Latam.
Los Cabos
A maior parte dos brasileiros recebidos pelo destino turístico de Los Cabos, no México, é do Sul do País. Durante o evento, Diana Pomar, representante de Los Cabos no Brasil, aproveitou o momento para estreitar relacionamento com as operadoras de viagens com as quais já têm parcerias, além de ampliar a área de atuação. “As cidades das quais mais recebemos viajantes são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Portanto, participar do Festuris é uma forma de reforçar o compromisso de Los Cabos em manter esse contato próximo com os agentes de viagens daqui”, explicou Diana Pomar, representante do destino.
Maranhão
Socorro Araújo, secretária de Turismo do Maranhão, convida os visitantes do Festuris a explorarem o estado, destacando sua rica cultura, patrimônio histórico e beleza natural, além da rica gastronomia baseada em frutos do mar. Com ênfase nas próximas celebrações de Réveillon e Carnaval, ela revela planos para a queima de fogos e shows nas praias durante a virada do ano, bem como o Carnaval de rua e suas marchinhas. Além disso, destaca o compromisso do governo em fortalecer a cultura local, dando voz e proporcionando mais oportunidade para os artistas maranhenses mostrarem toda sua musicalidade, danças e ritmos.
Minas Gerais
Promovendo a cultura regional, o estado de Minas Gerais levou a culinária mineira clássica para a 35ª edição do Festuris. Mas o destaque do estande foi mesmo a participação de Mateus Simões, governador em exercício do estado, que preparou para o público um dos pratos típicos mais clássicos do estado: o pão de queijo. “Minas Gerais é uma experiência. Além das cidades históricas e museus contemporâneos, o jeito do mineiro receber também é um atrativo e a gastronomia é um dos fatores que faz os visitantes retornarem a Minas”, contou Simões.
Norwegian Cruise Line
A Norwegian Cruise Line Holding (NCLH) fortaleceu sua presença no mercado, estabelecendo um relacionamento próximo com os participantes da feira e realizando reuniões exclusivas. Estela Farina, diretora geral da NCL no Brasil, destacou a promoção de eventos paralelos focados nos serviços e bem-estar das marcas Norwegian, Regent Seven Seas e Oceania. A presença inédita de Frank Medina, vice-presidente de Vendas da NCLH para América Latina e Brasil, ressalta a importância desse contato direto com os profissionais. Medina mencionou o aumento das vendas na América Latina e Brasil, com um recorde de reservas antecipadas para 2024, atribuindo isso à mudança de comportamento dos viajantes, que agora buscam reservar cabines com antecedência. Ele enfatizou a diversidade de ofertas da NCLH e as vantagens oferecidas a bordo de cada navio, como excursões e reservas antecipadas em restaurantes temáticos. O grupo está otimista com o lançamento do Norwegian Aqua, programado para 2025, e com o recente batismo do Viva, além do lançamento do Seven Seas Gradeur, projetos que marcam a história da empresa.
Omint
A Omint Seguros marca presença com destaque no estande do Brasilturis Jornal, reforçando seu foco no mercado do Sul do Brasil. Tiago Godinho, gerente de Vendas de Seguro Viagem, enfatiza a intenção da empresa em fortalecer vínculos com agências locais, ampliar sua presença internacional e valorizar a qualidade do atendimento. A Omint ofereceu uma ativação exclusiva no estande, premiando agentes de viagens com itens como óculos, fones de ouvido e Alexa, por meio de uma brincadeira interativa. Godinho ressalta a busca por parcerias estratégicas e a intenção de expandir a marca nacionalmente, revelando planos de distribuir o seguro viagem em todo o País por meio de uma grande parceria, prevista para ser anunciada em breve.
Pernambuco
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, enfatizou a estratégia de Pernambuco em consolidar parcerias, avaliar os resultados de 2023 e planejar 2024. A ênfase foi na capacitação de agentes de viagens na América do Sul para promover visitas ao estado e criar roteiros únicos, especialmente nas regiões menos exploradas. O investimento em infraestrutura, como o desenvolvimento do turismo náutico e histórico no norte de Pernambuco, foi ressaltado como uma prioridade para atrair turistas. Além disso, a intenção de expandir o mercado turístico de Pernambuco, incluindo a Flórida nos Estados Unidos, foi destacada como parte dos esforços para alcançar novos segmentos de viajantes, ampliando assim o mercado tradicional de São Paulo.
Sofistic
Beto Brunet, recém-ingressado como diretor de Vendas do Sofistic Hotel, marca sua estreia no Festuris em Gramado, buscando inovação no mercado B2B ao fortalecer as relações com agências e operadoras de viagens. Com planos ambiciosos de crescimento de 30% nas vendas do hotel no próximo ano, seu objetivo é abrir novos horizontes comerciais, especialmente ao evidenciar a qualidade e prestígio do Sofistic. Para tal expansão, está sendo implementada uma estratégia com duas empresas: a Indigo para representação comercial e a Business Factory para marketing digital, almejando uma nova parceria com agências e operadoras, um terreno ainda inexplorado pelo hotel. Entre as novidades anunciadas está a criação de um departamento receptivo, oferecendo traslados e experiências turísticas, além do preparo de acomodações pet friendly, atendendo a crescente demanda dos hóspedes, majoritariamente famílias e casais. Brunet, com vasta experiência no setor de Turismo, planeja fortalecer a presença do Sofistic em outras feiras e eventos no Brasil, a fim de consolidar sua atuação comercial que, até então, era inexistente.
Taag
Rebecca Meadows, diretora geral da TAAG no Brasil, ressaltou a aposta da empresa na crescente visibilidade da África como um próximo grande destino. A Taag pretende divulgar seus destinos, com foco em locais menos explorados, como Angola, Moçambique, Congo e África do Sul, mostrando aos brasileiros uma África mais aventureira e menos conhecida. Com uma frota de 20 aeronaves, a TAAG realiza aproximadamente 300 voos domésticos e 250 voos internacionais por mês, desempenhando um papel crucial na representação de Angola nos céus internacionais e promovendo a cultura e hospitalidade do país.
Uruguai
Colonia, cidade histórica do Uruguai, se destacou como representante do país no Festuris 2023. Localizada a 180 km de Montevidéu, Colonia foi apresentada com entusiasmo por uma equipe diversificada no estande uruguaio. Martín de Freitas, diretor de Turismo da Intendência de Colonia, ressaltou a importância do Festuris para fortalecer o destino no mercado brasileiro, destacando o interesse em estabelecer parcerias com companhias aéreas e a cidade de Buenos Aires, como uma de suas principais parceiras. A participação de Colonia no evento incluiu uma apresentação no espaço Food & Drinks, onde os visitantes puderam degustar vinhos, queijos e os famosos doces de leite.
Velle Representações
A Velle Representações assumiu uma mesa no Espaço Luxury, área que reúne marcas e fornecedores de viagens de alto padrão, onde pode conversar com agentes de viagens e apresentar as novidades de seu portfólio. Como destaque, Ricardo Alves, diretor geral da Velle Representações, apresentou o navio AmaMagna, que terá roteiro passando pelo Rio Magdalena, na Colômbia, em 2024; e o super iate Emerald Sakara, que terá roteiro passando pelo Caribe ainda neste ano, com paradas em locais que fogem da rota usualmente feita por cruzeiros e que oferecem exclusividade aos viajantes.
Vital Card
A Vital Card demonstra otimismo e foco em parcerias com agentes de viagens, conforme enfatiza Luciano Bonfim, gerente de Vendas nacional. Bonfim destaca os diferenciais da empresa, como sua garantia de 35 anos e a seguradora exclusiva, a América Live, que se destacam no mercado. Ele ressalta ainda a redução média de até 20% nos serviços, tornando-os mais acessíveis e atrativos aos clientes. O gerente realça a forte presença da empresa na região Sul do Brasil, descrevendo-a como uma área onde mantém parcerias sólidas, embora continuem atendendo em todo o território nacional. Em relação ao desempenho, ele afirma que a Vital Card está superando os desafios da pandemia e projeta um crescimento de 20% em 2023 em comparação ao ano anterior. Para encerrar o ano, a empresa está promovendo ações de Black Friday com ofertas especiais de câmbio reduzido.
Wyndham
A rede Wyndham anunciou Alejandro Geis como o novo gerente geral do Wyndham Gramado. Localizado estrategicamente a menos de seis quilômetros do centro da cidade, o hotel se destaca como um refúgio cercado por vales e montanhas, proporcionando serenidade pela proximidade com a natureza. Alejandro Geis e sua equipe aproveitaram a oportunidade para fortalecer os laços com os agentes e apresentar os atrativos das unidades Wyndham, expressando o desejo de intensificar a relação com os visitantes e impulsionar a ocupação em todos os hotéis da rede.
Xcaret
O grupo Xcaret estreou nesta edição um estande somente seu. Atualmente, o Brasil é responsável por cerca de 45% dos ingressos vendidos em toda a América Latina. Com a presença no Festuris, o objetivo é melhorar este resultado e ampliar a área de atuação no País. “Já recebemos um bom número de turistas vindos de São Paulo e outras cidades mais ao sul do país. Agora, desejamos também buscar mais representatividade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mostrando que somos uma rede completamente diferente e que atende tudo o que os brasileiros procuram”, frisou Diana Pomar, também representante da rede hoteleira.
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