BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Japão: Airbus A350 pega fogo após colisão com avião da Guarda Costeira

Em Tóquio, um Airbus A350 da Japan Airlines (JAL) pegou fogo na pista de pouso e decolagem do aeroporto internacional de Haneda após colidir em solo com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão (JCG). O acidente aconteceu no final da tarde desta terça-feira (2), às 17h47 no horário local, 5h47 no horário de Brasília, deixando cinco mortos e 17 pessoas com ferimentos leves.

O voo 516 da JAL vinha do norte do país e colidiu com a aeronave da guarda costeira japonesa ao pousar. O Ministério dos Transportes japonês está investigando as causas do acidente.

De acordo com a emissora pública japonesa NHK, os 367 passageiros, incluindo oito crianças menores de dois anos, e 12 tripulantes a bordo do Airbus foram evacuados em segurança antes das chamas espalharem-se pelo avião, incluindo as 17 pessoas com ferimentos leves. Enquanto cinco, das seis pessoas a bordo do avião da Guarda Costeira, faleceram. O piloto conseguiu sair do avião e foi socorrido e está internado com ferimentos graves.

A aeronave levaria suprimentos para a província de Niigata, com a missão de ajudar pessoas da área afetada pelo terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do Japão nesta segunda-feira (1).

As câmeras do aeroporto registraram o momento da colisão e o avião em chamas, assim como a chegada dos bombeiros e a luta contra o incêndio que já havia envolvido quase totalmente a aeronave por volta das 18h30, no horário do Japão. Segundo a emissora pública japonesa NHK, foram enviados mais de 100 caminhões dos bombeiros.

Nas redes sociais, alguns passageiros do Airbus compartilharam vídeos da turbina em chamas. Neste outro vídeo compartilhado é possível ver a fumaça no interior da cabine.

Até o momento ainda não há informações sobre o que aconteceu para que os dois aviões estivessem na mesma pista, ao mesmo tempo. A Japan Airlines informou à imprensa que o piloto seguiu as instruções da torre de comando para o pouso. O capitão, de acordo com a companhia, recebeu permissão para pousar, mas “provavelmente” não conseguiu ver o avião da Guarda Costeira.

O aeroporto de Haneda, um dos dois aeroportos internacionais de Tóquio e um dos mais movimentados do Japão, informou que todos os pousos e decolagem foram cancelados após a colisão. Alguns voos estavam sendo desviados para o aeroporto de Narita, na província de Chiba.

Fontes: NHK, GloboNews, G1, Uol e Metropoles

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS