BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A partir da próxima quarta-feira (10), volta a vigorar a exigência de visto para turistas provenientes do Canadá, Austrália e Estados Unidos (EUA) ao entrar no Brasil. A exigência foi derrubada no governo de Jair Bolsonaro (PL) e estava prevista para retornar em outubro de 2023, mas acabou sendo adiada.

A obrigatoriedade, que antes também se aplicava a turistas japoneses, foi prorrogada após um acordo entre Brasil e Japão que estabeleceu a isenção mútua de visto para estadias até 90 dias – consideradas de curta duração.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a medida leva em consideração a data de chegada ao solo brasileiro. Dessa forma, os turistas desses três países que chegarem ao Brasil até 9 de janeiro estão dispensados da obrigatoriedade de apresentar o visto.

Em nota, a pasta reforçou que a atual gestão está aberta a negociações. “É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, informa o ministério.

Como solicitar o visto para turistas

O processo de solicitação e emissão do visto será conduzido de forma totalmente digital, com o requerente apresentando a documentação necessária por meios eletrônicos. O visto também será enviado ao solicitante por e-mail. Ao entrar no Brasil, os turistas precisarão apenas do passaporte válido e de uma cópia impressa do visto, tornando o processo mais eficiente e conveniente.

O custo do visto eletrônico será de US$ 80,90, permitindo múltiplas entradas e seguindo os prazos de validade padrão: dez anos para norte-americanos, cinco anos para canadenses e australianos. Apesar da reintrodução da obrigatoriedade do visto, o governo brasileiro está empenhado em tornar o processo ágil e prático, evitando a necessidade de deslocamento do turista até a Embaixada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS