Ao olharmos para frente em 2024, a demanda por viagens permanece inabalada. No entanto, o que está evoluindo são as expectativas dos viajantes. As demandas pela tecnologia utilizada por turistas e viajantes a negócios estão acelerando, enquanto as experiências personalizadas que os viajantes buscam continuam avançando. No ano passado, os temas em destaque na mente da hospitalidade global incluíam o “acúmulo de viagens”, com muitos compensando as viagens negadas durante a pandemia, e a contínua digitalização da experiência hoteleira – com muitas das previsões do Grupo HBX para o ano passado se concretizando.
“Este é um ano de otimismo para o turismo global, o primeiro ano totalmente ‘normal’ de viagens desde o início da década”, disse Nicolas Huss, CEO do Grupo HBX. “Embora diversos temas permaneçam sempre atuais, incluindo o foco na personalização e sustentabilidade, o Grupo HBX também prevê uma mudança em direção ao bem-estar e uma maior demanda por novas opções de pagamento por parte dos viajantes. No Grupo HBX, reconfiguramos nossa organização para atender às esperanças em transformação dos viajantes, e antecipamos plenamente que 2024 será o ano em que as expectativas de longa data serão realizadas.”
Novos números da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) destacam o recente crescimento nas viagens, revelando que destinos ao redor do mundo receberam 22% mais turistas internacionais no terceiro trimestre de 2023 do que no mesmo período de 2022, refletindo uma forte temporada de verão no hemisfério norte. De fato, as receitas do turismo internacional poderiam atingir US$ 1,4 trilhão em 2023, de acordo com a organização.
À medida que o setor global de turismo é projetado para gerar impressionantes 110 milhões de novos empregos na próxima década, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Grupo HBX revela as tendências que moldarão a indústria de viagens em 2024.
Confira a seguir as principais tendências:
Viagens Experenciais: De esportes a compras, a reserva de viagens em torno do seu passatempo favorito aumentará em 2024. Com as Olimpíadas neste verão, espera-se um aumento nas viagens para Paris, enquanto a Euro 2024 verá fãs de futebol se dirigirem à Alemanha e fãs de críquete irão para os EUA e Caribe para a Copa do Mundo T20. O “Retailtainment” também deverá atingir o pico este ano, à medida que os consumidores reservam suas férias em torno de destinos de compras imperdíveis. Londres, especialmente para os viajantes chineses, e os EUA sempre foram populares, mas novos destinos também podem surgir, incluindo a Itália, à medida que os consumidores investem em seus designers locais.
Viagens de Luxo: As viagens de luxo, incluindo o setor de turismo de bem-estar, estão experimentando um aumento à medida que os viajantes priorizam cada vez mais alcançar um equilíbrio harmônico interno e externo em suas vidas. Os viajantes buscarão experiências mais exclusivas este ano, construídas em torno de experiências gastronômicas. Com muitos retiros oferecendo uma combinação de tudo isso, pode ser a maneira ideal de desligar enquanto cuida do corpo e da mente.
Recuperação da Ásia-Pacífico: 2024 será o primeiro ano completo de viagens para a Ásia-Pacífico desde 2019. Isso significa que há muito para os turistas explorarem dentro e fora da região. Enquanto a China liderará o caminho, o Vietnã verá um aumento significativo em popularidade.
Personalização e Automação: Pesquisas entre os parceiros agentes de viagens do Grupo HBX revelam que até 90% dos viajantes agora buscam soluções personalizadas, atendendo a uma crescente demanda por viagens personalizadas e sem complicações. A transformação do Grupo HBX em um jogador global no ecossistema de viagens, introduzindo novas linhas de produtos para atender às necessidades do consumidor final, que busca uma experiência de viagem perfeita do início ao fim, é projetada para atender a essas ambições. Os parceiros relatam que os clientes não buscam apenas serviços essenciais, como seguros e provisões financeiras, mas também procuram pacotes de viagens abrangentes que ofereçam suporte ao cliente 24/7 e assistência em idiomas locais.
Daycations: Com dificuldade para encontrar tempo para tirar férias de uma semana? 2024 verá o aumento do “daycation”. Um dia na praia ou uma caminhada nas montanhas pode ser o remédio ideal para uma reinicialização no trabalho. Tirar um “daycation” – ou dois – também pode ser bom para o planeta e para o seu bolso, explorando novos lugares com um orçamento limitado.
Ascensão das Viagens Sustentáveis: Reciclagem, carros híbridos, redução de plástico – todas são maneiras como os consumidores estão reduzindo seu impacto ambiental. As viagens não são diferentes. Em 2024, mais pessoas estão procurando informações tangíveis e acionáveis que lhes permitam tomar decisões mais verdes ao escolher um provedor ou destino de viagem. Métricas como emissões de gases de efeito estufa, uso de energia e composição, uso de água doce, poluição do ar e uso de recursos são vitais para entender o impacto de uma viagem e como os viajantes podem reduzi-lo.
Foco em Fintech: A demanda por viagens está aumentando, mas cancelamentos, atrasos e falta de pessoal continuaram a prejudicar as operações de viagens em 2023. Isso pode criar atrito e estresse para os viajantes, prejudicando as marcas e exigindo resolução. Para as empresas de viagens que buscam recuperar e expandir sua participação de mercado no ambiente caótico atual, a Fintech de viagens oferece soluções convincentes, congelando preços, alterando ou cancelando reservas e reprogramando voos interrompidos facilmente, pagando com os métodos que acharem mais convenientes.
Agenda