Todas as aeronaves do modelo Boeing 737 Max-9 estão saindo de circulação e o motivo é porque precisarão passar por uma inspeção após a explosão em voo comercial que arrancou parte da fuselagem e forçou os pilotos a fazer um pouso de emergência na última sexta-feira (05), em Oregon (EUA).
Na ocasião um avião da Alaska Airlines sofreu uma explosão em uma janela, perdendo parte de sua fuselagem logo após a decolagem, numa altura em torno de três milhas acima de Oregon. O buraco despressurizou a cabine e o pouso de emergência foi realizado enquanto os 171 passageiros e seis tripulantes usavam máscaras de oxigênio. Ninguém ficou gravemente ferido e o avião retornou em segurança ao Aeroporto Internacional de Portland cerca de 20 minutos após sua partida.
Como prevenção de novos incidentes, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA ordenou no sábado (07) o pouso temporário de 171 jatos Boeing 737 Max-9 instalados com o mesmo painel, que pesa cerca de 27 kg e cobre uma porta de saída opcional usada principalmente por companhias aéreas de baixo custo. Além da Alaska Airlines, a United Airlines tem o modelo de avião em sua frota e também foi atingida pela determinação.
Dos 171 aviões abrangidos pela determinação, 144 estão em operação nos EUA, conforme dados da empresa de análise de aviação Cirium. Turkish Airlines, Copa Airlines do Panamá e Aeromexico afirmaram que estão paralisando os jatos afetados.
Voos cancelados
Apesar da recomendação, a Alaska Airlines colocou 18 de suas 65 aeronaves 737 Max 9 de volta em serviço no sábado, menos de 24 horas depois do incidente. Logo em seguida, recebeu um aviso da FAA sobre a necessidade de um trabalho adicional nessas unidades.
“Essas aeronaves também foram retiradas de serviço até que detalhes sobre possíveis trabalhos de manutenção adicionais sejam confirmados com a FAA”, disse a companhia aérea em um comunicado. “Estamos em contato com a FAA para determinar qual trabalho adicional será necessário, se for o caso.”
Somente no domingo (07), a Alaska Airlines já havia cancelado 170 voos até o meio da tarde, o que representa mais de um quinto de sua programação. Já a United Airlines cancelou cerca de 180 voos enquanto salvava outros ao encontrar aviões não cobertos pela paralisação.
A United disse estar esperando que a Boeing emita um boletim de serviço que é chamado de ‘mensagem multioperador’, usado quando várias companhias aéreas precisam realizar um trabalho semelhante em um tipo específico de avião.
Segundo fonte anônima, a Boeing está trabalhando nesse boletim mas ainda não o enviou à FAA. Ainda de acordo com a fonte, a produção de um boletim técnico detalhado geralmente leva alguns dias. A pessoa falou sob condição de anonimato porque a empresa e os órgãos reguladores não discutiram publicamente o processo.
Porta do Boeing 737 Max-9 já foi encontrada
A porta do Boeing 737 Max-9, perdida após a explosão, foi recuperada neste domingo, em Cedar Hills (EUA). Um professor de Portland, identificado apenas como ‘Bob’, encontrou no quintal de sua casa. Jennifer Homendy, presidente do NTSB, disse estar muito aliviada pela peça ter sido encontrada.
Ela havia dito anteriormente aos repórteres que a peça da aeronave era um “componente chave que faltava” para determinar por que o acidente ocorreu. “Nossa equipe de estruturas vai querer examinar todos os componentes da porta para ver, observar marcas, analisar qualquer transferência de tinta, qual era a condição da porta quando foi encontrada. Isso pode fornecer muitas informações sobre o que aconteceu,” afirmou ela.
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