A Organização Mundial do Turismo (OMT) assume uma nova marca e posicionamento: agora é a Onu Turismo. O rebranding foi anunciado nesta quarta-feira (24), durante participação da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri. Com a nova marca, a organização reafirma o seu estatuto de organismo especializado das Nações Unidas para o turismo.
A responsável pelas mudanças é a Interbrand, agência de criação de marcas, que traduziu a visão renovada para o turismo da organização numa nova identidade visual e narrativa. A nova marca não se limita a palavras e mensagens, mas também se expande para um discurso visual reinventado. A Onu Turismo tem uma nova linguagem de design que começa com o seu símbolo. “Aproximar o mundo” é o novo slogan que inspira o conceito de uma Pangeia que molda uma figura humana em movimento. Este distanciamento radical dos antigos símbolos mundiais traduz a ênfase da organização na natureza dinâmica do turismo e em conceder prioridade às pessoas.
“Ao se afastar de acrônimos” como o da OMT, a “ONU Turismo adota uma postura mais acessível”, afirmou a instituição fundada em 1974, projetada para promover o turismo no mundo. Sob a liderança do georgiano Zurab Pololikashvili desde 2018, a agência reúne 160 Estados membros e possui escritórios regionais no Brasil, Japão, Arábia Saudita e Marrocos, além de sua sede na capital espanhola.
Zurab Pololikashvili, secretário geral da Onu Turismo, sublinha: “À medida que a sociedade evolui, o setor turístico, tal como muitos outros setores, necessita de se transformar para converter-se num catalisador de prosperidade à escala universal. Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular os progressos económicos e fomentar a harmonia internacional são objetivos chave que constituem a essência fundamental da Onu Turismo. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que agora é central para muitas economias”.
Com um novo nome, Onu Turismo, cria-se também uma narrativa de marca alinhando-se com a missão central e as suas prioridades. Esta narrativa gira em torno de três mensagens principais: as Nações Unidas como organização altruísta mundial, a noção de conectar as pessoas em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento.
Confira o vídeo de apresentação da nova marca:
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