Localizado em Boca del Toro, no Panamá, o hotel La Coralina Island House irá realizar um retiro apenas para mulheres, o Elemental Goddes. O evento durará quatro dias, entre 29 de fevereiro e 03 de março, e será voltado para a saúde da mulher, em todos os sentidos.
O La Coralina é um hotel completamente focado em bem-estar. Além dos vários retiros que realiza ao longo do ano, que inclui ritual do cacau, constelação familiar e astrologia, tem um spa com tratamentos holísticos, que visam cuidar da mente e do corpo de cada hóspede.
O retiro Elemental Goddess será realizado por duas terapeutas que atuam no Panamá há mais de 10 anos, e que se dedicam à círculos com mulheres, Aura Bermudez e Aurora Brenes. Ambas trabalham com ioga, alimentação ayurvédica, tantra e natureza cíclica da mulher. Será um encontro para quem deseja desde curar algo físico até para quem busca viver melhor com seu próprio corpo ou encontrar paz em suas relações.
Uma reportagem da Agência Brasil, de agosto de 2023, apresentou um relatório da ONG Think Olga, chamado “Esgotadas: empobrecimento, a sobrecarga de cuidado e o sofrimento psíquico das mulheres”, mostrando que 45% das brasileiras têm um diagnóstico de ansiedade, depressão ou outros tipos de transtornos mentais neste momento de pós-pandemia – o que representa 6 em cada 10 mulheres.
“Queremos mostrar que em cada fase da nossa vida temos uma versão de nossa deusa interior e que podemos encontrar um equilíbrio em todas as etapas”, conta Aurora, professora de ioga que trabalha com o feminino desde 2017. Ela começou com ensinamentos do tantra e do prazer da mulher em um momento que pouco se falava sobre o assunto. Hoje, acompanha grávidas ou mulheres que estão no puerpério, e faz um trabalho de limpeza do útero, que está cada vez mais presente nestes círculos. “O útero detém toda a informação do corpo, sejam experiências traumáticas ou felizes. Se não curamos ou limpamos o nosso útero, não processamos tudo o que nos acontece, ficamos desconectadas com o nosso corpo”, explica.
Para esse retiro, já estão confirmadas mulheres na casa dos 30 anos, outras que já têm filhos entre 0 e 10 anos, e também as que passaram dos 50 e que estão navegando por um ciclo que aos poucos está sendo discutido mais abertamente, a menopausa.
“Estamos vivendo em um momento de despertar da energia feminina. Acredito que a pandemia mudou muito, mostrou outras maneiras de viver. Cada vez mais mulheres desejam estar em espaços com outras mulheres, espaços de empoderamento. Somos seres de manadas, queremos estar juntas e conectar”, afirma Aurora Brenes, terapeuta.
A escolha do La Coralina Island House veio por meio da conexão de Aura e Aurora com Gustavo Villamor, argentino e fundador da Aanu Editorial, uma comunidade global de terapeutas que busca aprofundar a consciência por meio de terapias, e que também é diretor do spa do hotel. No destino, as participantes do retiro estarão expostas a todos os elementos da natureza e poderão desfrutar desde uma terapia na água, AguaFlow, a uma cerimônia do fogo em plena mata tropical de Bocas.
Inspirado na decoração balinesa, o hotel possui 23 suítes e oito vilas, algumas com até 150 metros quadrados e piscinas privativas, todas com vistas para o mar azul do Caribe panamenho. Está localizado em Paunch Beach, praia conhecida por surfistas do mundo todo, que desembarcam por ali às centenas durante os meses de dezembro a março, época das melhores ondas na região. Ao longo do ano, o destino é um oásis de tranquilidade.
Agenda