A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os dados sobre a demanda global de passageiros de janeiro de 2024, que indicam um forte início de ano. A demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs), aumentou 16,6%; a capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 14,1%; e a taxa de ocupação foi de 79,9% (+1,7 pontos percentuais). A demanda internacional cresceu 20,8%; a capacidade subiu 20,9% e a taxa de ocupação permaneceu em 79,7% (+0,0 ponto percentual). A demanda doméstica aumentou 10,4%; a capacidade subiu 4,6% e a taxa de ocupação foi de 80,2% (+4,2 pontos percentuais).
“O ano de 2024 teve um início forte, apesar das incertezas econômicas e geopolíticas. Enquanto os governos procuram gerar prosperidade em suas economias no ano eleitoral mais movimentado de todos os tempos, é fundamental que eles vejam a aviação como um catalisador do crescimento. O aumento de impostos e a regulamentação onerosa são um contrapeso à prosperidade. Esperamos que os governos adotem políticas que ajudem a aviação a reduzir custos, melhorar a eficiência e atingir o objetivo de zero emissão líquida de CO2 até 2050”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.
Demanda de passageiros: recorte regional
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 45,4% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com janeiro de 2023, dando continuidade à rápida recuperação da região após a remoção das restrições relacionadas à pandemia. A capacidade aumentou 48,1% e a taxa de ocupação caiu 1,5 pontos percentuais, atingindo 82,6%. A taxa de crescimento excepcionalmente forte se deve em grande parte à China, que estava nas fases iniciais de relaxamento das restrições de viagem devido à Covid-19 em janeiro de 2023. A recuperação nas principais rotas internacionais de/para a Ásia-Pacífico ainda está atrasada, mas rotas como a Ásia-Oriente Médio ultrapassaram os níveis pré-pandemia.
As companhias aéreas da Europa apresentaram crescimento de 10,8% na demanda de passageiros de janeiro de 2024 em relação a janeiro de 2023. A capacidade aumentou 10,7% e a taxa de ocupação subiu 0,1 ponto percentual, atingindo 77,3%. As rotas entre a Europa e a América do Norte se recuperaram da pandemia de forma particularmente forte e estão 6,5% acima das taxas registradas em janeiro de 2020.
As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 16,2% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o ano anterior. A capacidade cresceu 15,7% e a taxa de ocupação subiu 0,4 ponto percentual, atingindo 79,9%.
As companhias aéreas da América do Norte apresentaram crescimento de 12,3% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. A capacidade aumentou 13,7% e a taxa de ocupação caiu 1,0 ponto percentual, atingindo 79,4%.
As companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 17,9% no tráfego de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 13,2%, elevando a taxa de ocupação em 3,4 pontos percentuais e atingindo 86%, a maior entre as regiões.
As companhias aéreas da África registraram aumento de 18,5% no tráfego de janeiro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade cresceu 19,2%, resultando em queda de 0,4 ponto percentual da taxa de ocupação, que atingiu 73,3%, a menor entre as regiões.
O aumento da demanda doméstica continua liderado pela China, que registrou forte demanda no período do Ano Novo Lunar. É provável que esse evento também tenha impulsionado o tráfego em fevereiro. As transportadoras chinesas responderam aumentando a capacidade, implementando principalmente jatos wide-body.
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