O Rio de Janeiro será palco de um dos maiores eventos internacionais de empreendimentos imobiliários voltados à hotelaria no próximo ano. O Sahic Latin America & The Caribbean, que retorna ao Brasil após 15 anos, será realizado nos dias 24 e 25 de março na capital fluminense. O anúncio foi feito durante a edição atual da conferência, realizada em Lima (Peru) esta semana, com a participação do Ministério do Turismo.
O Sahic, que há 18 anos percorre diferentes capitais da região, reúne investidores, corretores e dirigentes de bancos para apresentar perspectivas do segmento e promover sessões de networking sobre o desenvolvimento da indústria hoteleira. O evento visa fortalecer o setor por meio da interação entre autoridades, empreendedores privados e executivos de grandes redes estrangeiras.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemora a escolha do Brasil como sede da conferência, destacando que isso reforça as perspectivas positivas do país. “Este é mais um reconhecimento da nova imagem do Brasil no exterior, de um país compromissado com a sustentabilidade econômica, ambiental, social e, também, do turismo”, afirmou.
Durante a edição do Sahic no Peru deste ano, o Ministério do Turismo, patrocinador do evento, expôs projetos do seu Portal de Investimentos, buscando firmar parcerias estratégicas. A plataforma digital lista oportunidades de negócios no segmento hoteleiro e procura aproximar empreendedores do poder público.
A diretora do Departamento de Investimento, Crédito, Parcerias e Concessões no Turismo do MTur, Viviane de Faria, que participou do encontro em Lima, celebra o interesse de grupos internacionais pelo Brasil. “Isso resulta da intensa articulação do MTur com todos os atores do turismo. O Ministério é parceiro do setor privado, e o momento ímpar do nosso turismo é muito propício para alavancarmos novos negócios”, ressaltou.
Dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) de 2023 indicam um horizonte promissor para o setor hoteleiro nacional. O levantamento aponta a construção de 108 novos hotéis no país, com abertura programada até 2027, representando um investimento de R$ 5,7 bilhões. Ao todo, serão quase 18 mil leitos de hospedagem espalhados por 93 destinos brasileiros.
Agenda