As rotas aéreas são fundamentais para a integração global, permitindo que pessoas e mercadorias se desloquem rapidamente pelos céus. Seja em voos curtos entre cidades vizinhas ou em trajetos ultralongos que cruzam continentes, elas são essenciais para o funcionamento da economia global e para o encurtamento das distâncias em um mundo cada vez mais interconectado.
Com o aumento da demanda por viagens e pelo envio de produtos dos mais diversos lugares, certas rotas aéreas se destacam por seu tráfego intenso. Já outras são relevantes por sua extensão, seja ela longa ou não. Ao entender melhor a complexidade e diversidade das rotas aéreas, conseguimos reconhecer a importância da aviação como catalisador de progresso e desenvolvimento em escala global.
As maiores rotas aéreas do mundo
Sabendo que o planeta Terra possui 12.756,2 km de diâmetro, conforme o comprimento da Linha do Equador, ao viajar para alguns lugares do mundo, é necessário encarar longos percursos e muitas horas dentro de um avião.
Quando se trata de distância, os maiores trajetos geralmente conectam continentes diferentes. A rota mais longa atualmente é entre Singapura e Nova York, nos Estados Unidos, com cerca de 9.537 milhas náuticas e duração de 18 horas e 50 minutos.
Outros exemplos são os voos entre Singapura e Newark, com 9.523 milhas percorridas em 18 horas e 45 minutos; Perth e Londres, com 9.010 milhas em 17h15min; Melbourne e Dallas, com 8.992 milhas em 17h35min; entre outros.
As menores rotas aéreas do planeta
Por outro lado, existem rotas aéreas que se destacam por sua pequena extensão. Um exemplo é o voo entre Brazzaville e Kinshasa, com duração de 40 minutos e feito entre duas cidades africanas separadas pelo Rio Congo. De carro, o percurso levaria 1h30min.
Algumas outras também são surpreendentemente rápidas, como Windhoek Eros (Namibia) e Windhoek Hosea (Namibia), com 42,6 quilômetros; Petersburg (EUA) e Wrangell (EUA), com 48,1 quilômetros; entre outras.
As rotas aéreas mais movimentadas do mundo
As rotas aéreas mais movimentadas do mundo estão concentradas principalmente na Ásia e no Oriente Médio. Elas possuem um grande número de voos disponíveis e maior volume de passagens aéreas vendidas.
A rota doméstica mais movimentada é entre Jeju e Seul, na Coreia do Sul, com cerca de 13,7 milhões de assentos disponíveis em 2023, de acordo com a Official Aviation Guide (OAG).
Outras rotas de destaque incluem Kuala Lumpur e Singapura, com quase 403 mil passagens aéreas vendidas mensalmente e um voo de uma hora; Cairo e Jeddah; Tóquio e Sapporo, com cerca de 1.076.317 assentos; entre outras.
No Brasil e na América Latina, a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro é a mais agitada. A conexão entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont realizou 18.768 voos em 2023, segundo a Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).
Agenda