O turismo brasileiro tem encontrado na tecnologia e na inovação valiosas aliadas para impulsionar seu desenvolvimento. Uma das estratégias que têm se destacado nesse sentido é a implantação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo desde 2021, que tem como objetivo ampliar a visibilidade dos atrativos das cidades brasileiras e torná-las mais acessíveis e sustentáveis por meio da adoção de tecnologias inovadoras.
Adaptada da experiência espanhola em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, a estratégia DTI Brasil visa fortalecer a competitividade turística das localidades, promover sua internacionalização e atrair investimentos externos. Angela Baltazar, coordenadora de Inovação e Transformação de Destinos Turísticos do MTur, destaca que o DTI Brasil estimula a busca pela excelência, promovendo um processo contínuo de aprimoramento: “Uma vez que se adquire o selo DTI em Transformação, o município deve monitorar constantemente seus resultados, corrigindo o que for preciso para se tornar mais acessível, sustentável, tecnológico, seguro, criativo e inovador. Esses esforços tornam o local mais competitivo e com uma melhor reputação”.
Para obter o selo DTI, as cidades brasileiras devem cumprir pelo menos 80% dos requisitos contidos no Plano de Transformação, comprometendo-se com pilares que impactam positivamente tanto a qualidade de vida dos residentes quanto a experiência dos visitantes.
No último Salão Nacional do Turismo, realizado no final do ano passado, dez novas cidades brasileiras foram certificadas como DTI em Transformação, incluindo destinos como Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Santos (SP) e Fortaleza (CE). Além disso, a capital Belo Horizonte (MG) foi reconhecida pelo esforço em aplicar a metodologia de forma independente e bem-sucedida. Outros 10 municípios continuaram a ostentar o selo DTI, emitido em edições anteriores.
Essa iniciativa reflete o compromisso do Brasil em promover o desenvolvimento turístico sustentável, proporcionando experiências de alta qualidade tanto para os visitantes quanto para as comunidades locais, e posicionando o país como um destino cada vez mais atrativo e inovador no cenário global do turismo.
Agenda