Diante da suspensão das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), até o dia 30 de maio, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado, a Latam definiu uma malha aérea emergencial para manter a região conectada ao restante do país. A partir desta sexta-feira (10), a companhia aérea adicionará 46 voos extras semanais entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS).
A rota Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos terá 14 voos diários, um aumento de quatro voos em relação à operação normal, Guarulhos-Jaguaruna-Guarulhos passará de dois para quatro voos diários, enquanto a operação na Serra Gaúcha receberá mais quatro voos semanais na rota Guarulhos-Caxias do Sul-Guarulhos, somadas às dez já existentes na rota Congonhas-Caxias do Sul-Congonhas. Adicionalmente, a Latam aguarda da Anac a suspensão da medida cautelar que limita o número de voos no aeroporto de Caxias do Sul (RS), o que permitirá adicionar outros 10 voos extras semanais na localidade.
Além disso, nesta quinta-feira (9) a companhia realizou um voo especial em parceria com o Ministério da Defesa do Brasil para transportar gratuitamente de Guarulhos (São Paulo) para a Base Aérea de Canoas (RS) mais de sete toneladas de ajuda humanitária em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Um Airbus A321 da empresa foi escalado para embarcar cestas básicas, colchões, medicamentos, fraldas descartáveis e água que foram arrecadados por empresas, cidadãos e instituições do terceiro setor.
A Latam também está transportando gratuitamente para as Bases Aéreas de Guarulhos (SP) e Brasília (DF) demais doações que o Governo Federal está coletando até 20 de maio nos quarteis das Forças Armadas, unidades dos Bombeiros e agências dos Correios. A partir de Guarulhos e Brasília, o Ministério da Defesa realizará outros voos humanitários para levar as doações à Base Aérea de Canoas.
Ainda, a companhia participa de uma campanha conjunta com a CVC na qual as pessoas podem levar suas doações de roupas, calçados e cobertas diretamente até uma das mais de mil lojas da operadora no Brasil. A arrecadação está sendo realizada entre 6 e 19 de maio, e parte das doações será depois transportada pelo programa Avião Solidário da Latam para o Estado do Rio Grande do Sul.
Agenda