O Rio de Janeiro segue em alta no cenário turístico latino-americano. Na noite da última quarta-feira (8), a Setur-RJ e a TurisRio realizaram o encontro comercial “Rio Continua Lindo Y Cerca de Ti”, em Santiago, no Chile. O evento, que reuniu operadores, agências de viagens e companhias aéreas, teve como objetivo fortalecer a presença do Rio de Janeiro no mercado chileno e impulsionar o fluxo de visitantes ao estado.
Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, apresentou dados e resultados do turismo do Rio de Janeiro aos agentes e operadores. Os turistas latinos são os maiores visitantes do RJ. Juntos, Argentina (397.763) e Chile (215.409) representam mais da metade dos quase 1,2 milhão de turistas internacionais que estiveram no RJ em 2023. As empresas aéreas Latam, Sky e JetSmart, que operam os voos de Santiago para o Rio, oferecem, juntas, 33 voos semanais. Na alta temporada, em julho, estão previstos 54 voos semanais ligando as duas cidades.
“O Chile é o segundo maior emissor de turistas ao Rio de Janeiro, atrás apenas da Argentina. Em 2023, recebemos 215 mil chilenos no Rio, o equivalente a 18% do fluxo total de turistas estrangeiros que estiveram aqui. É um número bom, mas com potencial imenso para crescimento. É justamente isso que estamos buscando com esse evento de promoção do Rio de Janeiro aqui no Chile” explicou Tutuca.
Além disso, o executivo também apresentou o impacto positivo na economia fluminense após o show da Madonna, já que mais de 1,6 milhão de pessoas assistiram ao show, atraindo cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais. No período, a ocupação hoteleira do Rio de Janeiro chegou a 96% durante o evenro, gerando um retorno de mais de R$ 300 milhões.
“O Rio é uma cidade espetacular e única, além da beleza das praias e da paisagem carioca, a cidade oferece uma grande variedade de gastronomia, teatros, centro histórico, museus, cultura, música, artes e muito mais: uma maravilha de cidade, uma espetáculo do homem e da natureza”, Paulo Pacheco, embaixador da Embaixada do Brasil no Chile.
Agenda