Nesta quarta-feira (15), a Câmara de Comércio e Turismo LGBT e o Visite São Paulo lançaram a primeira edição do Circuito SP de Cores. O evento, realizado no Expo Fórum Capital, marca o início de uma celebração vibrante e inclusiva que promete transformar a capital paulista em um destino ainda mais acolhedor durante o mês de junho, em comemoração ao Orgulho LGBT.
Inspirado no sucesso do Circuito Rio de Cores, lançado em 2021 pela Câmara LGBT e Visit Rio, o Circuito SP de Cores tem como objetivo engajar os associados do trade turístico para oferecer experiências exclusivas e benefícios especiais à comunidade LGBT, consolidando São Paulo como um destino inclusivo.
O Circuito SP de Cores não se limita a promover a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que já é reconhecida como a maior do mundo. Ele propõe um mês inteiro de celebração, promovendo tolerância, respeito e inclusão em todos os cantos da cidade. Os participantes do circuito oferecerão descontos, brindes, produtos e serviços exclusivos, criando uma atmosfera festiva e acolhedora para turistas LGBT do Brasil e do mundo.
“Que São Paulo é diversa e é uma das principais capitais do País quando falamos de atração de turistas da comunidade LGBTI+, todos sabemos. Sabemos também que temos a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, no entanto, o Circuito SP de Cores visa atrair mais turistas para São Paulo no mês do Orgulho. Queremos a cidade colorida o mês todo e o trade turístico da Capital oferecendo descontos, condições especiais, mimos além da criação de produtos e serviços exclusivos para o Circuito. Se o mês do orgulho pode ser considerado como o mês de aniversário da nossa comunidade, vamos festejar o mês inteiro e vamos convidar os LGBTs do Brasil e do mundo para participar desta festa paulistana”, declarou Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.
A cidade de São Paulo já é considerada o destino nacional mais inclusivo, segundo uma pesquisa da Booking de 2023. Com o Circuito SP de Cores, a expectativa é impulsionar ainda mais essa imagem, reforçando São Paulo como a capital da diversidade do País.
Para Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau – Visite São Paulo, a iniciativa é uma oportunidade de união do trade turístico. “Estamos orgulhosos de fazer parte do lançamento do Circuito SP de Cores, um projeto que não só celebra a diversidade e a inclusão, mas também fortalece o posicionamento de São Paulo como um destino acolhedor e vibrante para todos. Este circuito é uma oportunidade para o trade turístico se unir e oferecer experiências para a comunidade LGBTI+, mostrando que São Paulo é uma cidade de cores e respeito. Essa ação faz parte da estratégia do Visite São Paulo de ter ações integradas de hospitalidade”, afirmou.
Para identificar os estabelecimentos participantes do circuito, o artista visual Mena criou um azulejo especial que será exibido em local visível. Além do azulejo, haverá um display com QR Code que direcionará para uma lista das empresas participantes e os diferenciais oferecidos para a comunidade LGBT durante o mês de junho.
Mena explicou a inspiração por trás de sua arte. “Minha missão através da arte é semear mensagem de união e da liberdade de sermos quem somos. Quando recebi o convite para criar a arte do azulejo 2024, logo abracei com muito carinho. O arco-íris anuncia a chegada do Sol, da boa nova. É um símbolo de renovação e inclusão de todos os seres. Me sinto honrado em expressar as 7 cores, que são a fragmentação da Luz, e na Luz não há diferença, apenas amor. O Circuito SP de Cores celebra a diversidade e a união através da arte e da cor, representando não apenas a beleza vibrante de São Paulo, mas também o espírito inclusivo da comunidade LGBTI+. Nessa jornada colorida de amor e aceitação, apresentamos a Flor da Vida, um símbolo sagrado de antigas tradições, que emerge como um portal para compreender a interconexão universal e a harmonia da existência. Sua simetria e complexidade inspiram contemplação e reflexão, ecoando a importância de despertarmos para a unidade”, declarou Mena.
Para maximizar o alcance e a visibilidade do Circuito SP de Cores, haverá uma sinergia com o Circuito Rio de Cores. Ambas as cidades promoverão os participantes do circuito reciprocamente, fortalecendo a conexão entre São Paulo e Rio de Janeiro como destinos inclusivos e celebratórios.
Agenda