A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o Visite São Paulo, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Unesco e o Google lançaram a campanha “Reservas da Mata Atlântica do Sudeste, Brasil”, com imagens da região e dicas de atrativos de 25 áreas protegidas que compõem uma das maiores biodiversidades do planeta. Com 60% da Mata Atlântica remanescente do país, o Vale do Ribeira é uma região estratégica para o turismo de São Paulo pela grande diversidade de atrativos ligados ao turismo de natureza.

Entre os destaques da campanha, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado em Cananeia, no litoral sul de São Paulo, que abriga espécies raras de animais, como o jacaré-do-papo-amarelo e o papagaio-da-cara-roxa. Em Eldorado (SP), o Parque Estadual Caverna do Diabo oferece uma das maiores cavernas do estado de SP abertas à visitação, com infraestrutura para receber os visitantes. A Trilha Betari, em Iporanga (SP); as cachoeiras e cavernas de Apiaí (SP), entre outros localidades, também fazem parte da campanha. O local ainda conta com enorme riqueza cultural, incluindo comunidades quilombolas, vilas caiçaras e tribos indígenas.

“É uma conquista importante para o turismo de SP, pois a campanha ‘Reservas da Mata Atlântica do Sudeste, Brasil’ será divulgada em diversos países e idiomas. Ao apresentar os atrativos de natureza e aventura do Estado, como cachoeiras, trilhas, cavernas e parques, bem como o turismo rural, a campanha trará mais visibilidade a uma região estratégica, com promoção internacional”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP.

“A presença do Vale do Ribeira no projeto Arts & Culture do Google com a UNESCO demonstra a importância do destino SP, que passa a estar ao lado de pontos turísticos e patrimônios mundiais da plataforma. É uma vitrine global que dá luz à força do destino, com potencial de liderar novas visitas de viajantes do Brasil e do mundo. A ação está alinhada aos nossos objetivos e estratégias de promoção do Visite São Paulo”, afirma Toni Sando, presidente-executivo do Visite São Paulo.

A campanha “Reservas da Mata Atlântica do Sudeste, Brasil” já está disponível e mais informações estão disponíveis por meio do link. Os dados são da página da Mata Atlântica na Unesco World Heritage, publicação online da Unesco sobre patrimônio mundial, que firmou parceria com a Setur-SP.