A Secretaria de Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) reuniu jornalistas e autoridades em seu estande na 11ª World Travel Market Latin America (WTM LA 2024) – feira de Turismo que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) – para divulgar as novidades do destino. Na ocasião, a Setur-SP anunciou uma série de ações, como as campanhas em parceria com a operadora espanhola Viajes El Corte Inglés e com a Unesco World Heritage. A secretaria também revelou a nova assistente digital do turismo do Estado de SP, além de roteiros voltados para o afroturismo e um guia de Turismo sobre a cultura italiana. 

“A WTM é uma grande vitrine para um estado como São Paulo, em que o turismo já representa 9,3% do PIB do estado e cresce a cada ano, gerando desenvolvimento sustentável e empregos para o litoral, interior e capital”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, que participou da abertura da feira. “Hoje, o nosso estande de São Paulo vem trazer boas notícias do Turismo de São Paulo para mundo, incluindo o recente lançamento do voo entre o Rio de Janeiro e São José dos Campos e a partir do Galeão para outros 12 destinos nacionais”, conta.

Mariana Silvério Duque, diretora geral de Parcerias Institucionais do Grupo Viajes El Corte Inglés, também estava presente para destacar que o objetivo da parceria é, além de ampliar o portfólio, incrementar o fluxo de turistas espanhóis para o Brasil. “A parceria, que inclui um plano de Marketing com ações online e offline para divulgar a marca, é apenas o início de uma longa colaboração com o estado de São Paulo”, explica a executiva.

Toni Sando, secretário executivo da Visite São Paulo, reforçou o esforço da entidade para colocar o Turismo do estado de São Paulo em evidência em âmbito regional, nacional e internacional. “Nos últimos quatro anos, estivemos realizando uma série de ações, em especial em relação aos roadshows, levando parceiros, receptivos e todos que tem produtos a oferecer. Além do El Corte Inglés, a Visite São Paulo e Setur-SP tem um projeto muito interessante com a Unesco, uma ação social com a divulgação com o que existe de melhor de sustentabilidade e meio ambiente nas terras paulistas”, acrescenta. 

Já Eduardo Madeira, consultor da Investe SP, aproveitou para reiterar a notícia que o programa CrediturSP acaba de completar seis meses em abril, atingindo a marca de R$ 1 bilhão em investimentos para o setor. “São mais de R$ 600 milhões por meio das prefeituras turísticas em investimentos em infraestrutura, R$ 400 milhões de investimentos privados. O programa, que é o maior de todos do País, vem funcionando e dando muito certo, servindo como um hub de facilitação e humanização do acesso ao crédito, congregando 17 parceiros responsáveis por colocar esses recursos a disposição do Turismo para micro e pequenas empresas”, complementa.

O estande de São Paulo também foi palco para a apresentação da nova inteligência artificial, fruto de uma parceria da Setur-SP com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB) e a empresa de tecnologia RCB. A ferramenta ajuda o usuário a decidir sobre os destinos de viagem em português, inglês, espanhol, francês e alemão.  “A assistente virtual inaugura uma nova etapa no turismo de SP, ampliando a experiência do turista. Com ela, é possível interagir e descobrir novos destinos, uma vez que compreende o perfil do usuário”, completa Lucena.