A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) acaba de anunciar o lançamento do Anuário Braztoa 2024. A novidade foi apresentada na tarde desta segunda-feira (20) durante evento no Auditório do Centro de Treinamento da Gol, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Entre as informações reveladas pelo estudo, está o faturamento recorde de R$ 19,24 bilhões em vendas pelas operadoras associadas em 2023, com destaque para o crescimento de 122% do mercado doméstico, além de São Paulo ter ficado em primeiro lugar entre as cidades nacionais.
Realizado em parceria com a Sprint Dados e com uso de inteligência artificial em trabalho conjunto com a Gol Labs, o Anuário Braztoa 2024 reúne dados dos mais variados segmentos, locais de operação, focos e perfis de público atendidos pelas operadoras de Turismo associadas. O documento revela um crescimento de 66,58% no faturamento das operadoras em 2023 (R$ 19,26 bilhões) frente a 2022 (R$ 11,55 bilhões) e de 39% em comparação com ao resultado do mesmo ano, mas reajustado para incluir os novos integrantes (R$ 14,16 bilhões).
No recorte nacional e internacional, o mercado doméstico ganha destaque ainda que viagens para o exterior também estejam em alta e ambos tenham batido recordes. O resultado, segundo Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, revelam que as viagens de lazer estão em expansão, não só refletindo crescimento, mas também a capacidade de desenvolvimento diversificação e ampliação da cartela de produtos. Confira a seguir a tabela com os resultados de faturamento, crescimento e volume de embarques:
Internacional | Nacional | |
---|---|---|
Faturamento (R$ bi) | 7,69 | 11,55 |
% do total de faturamento | 40% | 60% |
Crescimento faturamento em relação a 2022 | 22% | 122% |
Volume de Embarques (milhões) | 3,09 | 8,71 |
% do total de embarques | 26% | 74% |
Região principal | Europa | Nordeste |
Destinos principais | Orlando, Buenos Aires, Lisboa, Roma, Punta Cana (destaque para EUA, Italia, Argentina) | São Paulo, Maceió, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Recife |
Atrações | Disney e Universal | Beto Carreto (SC), Beach Park (CE), Cataratas do Iguaçi (PR) |
Duração principal das viagens | + 10 dias | 5 a 9 dias |
Ticket Médio (por viajante) | US$ 2,564 | R$ 2,190 |
“É a primeira vez da história do anuário em que não é uma cidade do litoral nordestino que está liderando entre os principais destinos nacionais. Quando pensamos em São Paulo sempre o definimos como um destino corporativo, mas agora podemos ver claramente o resultado dos longos e árduos trabalhos das entidades públicas e privadas de fomento ao Turismo em reposicionar o destino como de lazer. Vale lembrar que os grandes eventos também fomentam muito o turismo paulista, pois visitantes de outros estados e países acabam aproveitando para conhecer tudo que a cidade e seus atrativos tem a oferecer”, aponta Marina.
Quanto ao mercado internacional, Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa, revela que apesar do pódium continuar sendo Europa, América do Norte e América do Sul, os resultados apresentaram certa diversificação. “Houve uma abertura da Oceania, que costumava ser insignificante anteriormente, além da Ásia e a África também terem crescido consideravelmente, o que reflete uma considerável ampliação da malha aérea internacional”, afirma.
Vale dizer também que a Braztoa alterou sua metologia para calcular o ticket médio por viajante. “Até as últimas edições, calculavamos a partir do faturamento total das operadoras, divido pelo total de embarques. Esse calcula contava com uma pequena fragilidade pois muitos dos embarques eram realizados em anos diferentes da data de compra, o que gera uma distorção que se ficou ainda mais expressiva na pandemia. Agora perguntamos diretamente para os operadores qual é o ticket médio das vendas de produtos nacionais e internacionais, o que também não representa exatamente o gasto total dos compradores, pois podem comprar produtos à parte”, explica Marina.
Quanto à forma de comercialização, o Anuário Braztoa 2024 revela que as vendas totalmente online estão em clara expansão, representando 65% do total. As vendas híbridas, cujo processo inclui etapas online e presenciais, contabilizam 21%, enquanto as vendas totalmente presenciais respondem por 14% do total. “É um dado bem alto para o online, mas é a tendência que estamos vendo no universo de viagem, onde a experiência ja começa no online, pois além de facilitar a compra, conecta viagens aos viajantes por meio de tecnologia. Entretanto, há ainda aquele importante cliente que quer um bate papo, realizar a compra a partir de um olho no olho com um especialista de viagens”, explica Marina.
Confira a seguir outros dados relevados pelo Anuário Braztoa 2024, como duração de viagens, canal de vendas, tipos de produtos, método e prazo de pagamento das viagens ofertadas pelas operadoras associadas.
Canal de vendas
Canal de Vendas | Porcentagem |
---|---|
Agências de Viagens | 70% |
Consumidor Final | 20% |
Agentes Freelancers | 5% |
Outros | 5% |
Produtos
Produto | Porcentagem |
---|---|
Experiência Completa (aéreo, hotel, serviços, passeios, etc.) | 28,44% |
Só Hospedagem | 24,03% |
Experiência Terrestre (hotel, serviços e passeios) | 17,22% |
Cruzeiros | 13,78% |
Outros (só passagem, só seguro, só passaporte, etc.) | 16,53% |
Forma de pagamento
Método de Pagamento | Porcentagem |
---|---|
Crédito (à vista ou parcelado) | 65,52% |
Transferência ou Pix | 18,46% |
Boleto | 8,31% |
Outros | 7,71% |
Prazo de pagamento
Parcelas | Porcentagem |
---|---|
5x a 10x | 49% |
Venda à vista | 29% |
Até 4x | 14% |
Mais de 11x | 8% |
Duração | Viagens Internacionais | Viagens Nacionais |
---|---|---|
Até 4 dias | 16% | 35% |
Entre 05 e 09 dias | 36% | 55% |
+10 dias | 40% | 10% |
+25 dias | 8% | – |
“Com 40% das viagens internacionais durando mais de 10 dias, fica evidente que o brasileiro está buscando lazer, se programando e colocando o Turismo no seu orçamento pessoal. É um resultado que não víamos tão expressivo em pesquisas anteriores, ainda em função da pandemia. As viagens nacionais são claramente mais curtas que as internacionais, com força nas viagens de oportunidade, fenômeno inclusive ampliado por conta do home office. Ainda assim, precisamos estudar estratégias para manter os viajantes brasileiros por mais tempo nos destinos nacionais”, avalia Marina.
O Anuário Braztoa 2024 revela ainda um considerável aumento na antecedência de compra de viagens, sejam nacionais ou internacionais. “Esse dado é extremamente importante para determinar o planejamento estratégico de marketing. Nos últimos anos, estivemos nos preparando para compras imediatas em função da pandemia, enquanto agora já estamos retornando a considerar compras com maior antecedência. As internacionais contam com maior antecedência, como de costume, mas as nacionais ainda contam com bastante compras em cima da hora, o que dificulta o planejamento das empresas”, explica Camargo.
“São números que nos deixam muito felizes, pois mostra a resiliência dos operadores, a busca por diversificar cada vez mais nossos produtos e trazer novas atrações para os holofotes. Apesar das lideranças se manterem, os restante dos destinos estão extremamente diluídos e com uma enorme variedade, que atendem diversos tipos de público”, finaliza Marina, durante o evento que contou com a participação de Toni Sando, presidente da Unedestinos, Kelly Kajihara, consultora da Investe SP, e outras autoridades e lideranças do trade turístico.
Importante dizer que esses dados são um pequeno recorte do Anuário Braztoa 2024, que conta com mais de 70 páginas de informação, panoramas econômicos e turísticos do Brasil e do mundo. Para acessar o documento completo, basta acessar o site oficial da Braztoa.
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