A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira (21), que iniciará operações com voos regulares na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul (RS), a partir de 1º de junho, com a possibilidade de antecipação. Esta decisão surge em resposta ao alagamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que suspendeu suas operações por tempo indeterminado.
Os voos diários conectarão Canoas ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A partir de Viracopos, os passageiros poderão se conectar a centenas de destinos nacionais e internacionais operados pela Azul. Os voos partirão de Viracopos às 08h15, chegando em Canoas às 10h. O retorno de Canoas será às 11h30, com chegada em Campinas prevista para às 13h15. As operações serão realizadas com aeronaves Embraer E1-195.
Para essas operações, o local de embarque e desembarque será o ParkCanoas Shopping, que servirá como base para atendimento dos clientes. Com isso, a Azul orienta que os clientes se apresentem no local com antecedência de 3 horas ao horário da decolagem, já que o check-in será encerrado 90 minutos antes das partidas dos voos. Mais informações podem ser encontradas neste link.
Desde o mês passado, a Azul já havia reforçado suas operações com voos extras para aeroportos alternativos no estado do Rio Grande do Sul, incluindo Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, com saídas de Viracopos e Curitiba.
“Com uma frota diversificada e flexível, a Azul é capaz de adaptar suas operações em situações complexas, como a que estamos vivendo atualmente na Região Sul. Atualmente, o foco está em estabelecer soluções de conectividade que garantam o acesso ao transporte aéreo para os clientes no Rio Grande do Sul. Queremos minimizar os transtornos e assegurar que as necessidades de viagem dos gaúchos sejam atendidas de alguma forma”, comentou Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul.
Ajuda humanitária e compromisso social
Além de ajustar voos e sua malha aérea, a Azul desempenhou um papel crucial na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A companhia organizou um movimento de arrecadação que resultou na coleta e transporte de mais de 2.600 toneladas de doações. Quase 2.000 toneladas já foram enviadas através de sua malha aérea, rodovias e pelo mar, com o apoio de parceiros e da Marinha do Brasil, para garantir que os donativos chegassem rapidamente aos necessitados.
Para continuar o suporte às comunidades afetadas, a Azul criou um Fundo Social Humanitário, destinado a prestar apoio às pessoas impactadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul e para futuras crises. As doações podem ser feitas via transação bancária (Banco Itaú, Ag. 0910, C/C 0099704-8, Associação Voar, CNPJ 35094152/0001-85).
Com a suspensão das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Azul também anunciou 110 operações extras para o mês de junho de 2024, realocando aeronaves para novas rotas no Brasil. “A malha aérea da Azul é robusta e versátil, permitindo-nos responder rapidamente a situações adversas e garantir a continuidade dos serviços. Nosso compromisso é sempre oferecer conectividade e suporte aos nossos clientes, especialmente em momentos críticos como este,” avaliou Campos.
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