Ao planejar a viagem, muitos turistas optam pelos hotéis com as marcas mais conhecidas. No entanto, há uma joia escondida no mundo da hospitalidade que merece ser explorada: os hotéis independentes. Estes estabelecimentos únicos oferecem uma experiência de hospedagem que viabiliza serviço personalizado e maior conexão com a cultura do destino.
Mesmo depois do grande boom das redes hoteleiras internacionais de alto padrão, com o advento dos grandes eventos esportivos da última década, os hotéis independentes ainda oferecem um diferencial para sociedade atual. Um dos aspectos mais marcantes dos hotéis independentes é a sua individualidade. Longe da uniformidade dos grandes grupos hoteleiros, esses estabelecimentos muitas vezes refletem a personalidade do proprietário e da comunidade local.
Cada um tem sua própria história para contar e os hóspedes têm a oportunidade de vivenciar um ambiente que não pode ser replicado em nenhum outro lugar. Além disso, muitos de nós, proprietários de hotéis independentes são membros ativos de suas comunidades. Dos pequenos gestos de cortesia aos conselhos locais personalizados, cada interação é uma oportunidade de criar uma conexão genuína com os viajantes. Este tratamento em geral resulta na fidelização do hóspede que acaba mantendo um relacionamento de gerações entre a família e o empreendimento.
É possível perceber uma mecanização e robotização de pessoas e processos em nosso mercado. Isso nos dá uma grande oportunidade de destacar pela nossa pessoalidade na estrutura física e na equipe. Nossa gestão encara o fato de ser um hotel independente como uma grande força. Outra característica comum neste segmento, que é um desafio que pode ser encarado como oportunidade, é a gestão familiar. Empresas familiares são um desafio em suas transições de gerações. Mais de 90% das empresas vai à falência da segunda para terceira geração. Sabendo disso, nos planejamos e preparamos gestores e equipe. Iniciamos a estruturação do conselho familiar e conselho corporativo, sempre colocando o negócio no foco, independente dos desejos dos sucessores familiares. Esse sonho, iniciado pelos meus avós, continua vívido em mim, com o objetivo de construir nossa rede de resorts All Inclusive – com o DNA da nossa hospitalidade.
Nos hotéis independentes, os hóspedes não são apenas um número em um sistema de reservas. A falta de burocracia e hierarquia muitas vezes permite uma maior flexibilidade em termos de políticas de reserva, proporcionando aos hóspedes uma experiência mais personalizada. No âmbito comercial, esta é também uma vantagem ao empreendedor. Longe das restrições das estruturas corporativas das grandes cadeias hoteleiras, os proprietários de hotéis independentes têm autonomia para adaptar suas operações de acordo com as demandas do mercado e do perfil de público que querem atrair. Isso permite uma resposta ágil a tendências emergentes, eventos locais e mudanças sazonais, garantindo uma vantagem competitiva significativa nas estratégias comerciais e de marketing. Para além disso, a falta de taxas de franquia e royalties permite uma margem de lucro mais alta em comparação com os hotéis de grandes bandeiras que viabiliza investimentos recorrentes em infraestrutura e novos serviços.
Da próxima vez que você estiver planejando uma viagem, por que não optar por um hotel independente e descobrir o charme e a autenticidade que ele tem a oferecer?
Sobre o autor
João Mello é diretor geral dos Hotéis Vilarejo, Presidente da Associação das Pousadas e Hotéis de Rio das Ostras e integra o Conselho da Associação de Hotéis do Estado. O executivo é neto do fundador do grupo hoteleiro e hoje está à frente da gestão dos dois hotéis Vilarejo: Fazenda Vilarejo, em Conservatória, no sul do Estado do Rio, e Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, no litoral fluminense.
Agenda