A Latam realizou um marco histórico ao fazer o primeiro voo comercial na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. O voo inaugural, a bordo de um Airbus A320, transportou 173 passageiros provenientes do aeroporto de São Paulo/Congonhas na manhã desta segunda-feira (27). A companhia aérea terá 24 pousos e decolagens comerciais por semana em Canoas.
O voo LA9210 partiu de São Paulo/Congonhas às 6h40 e teve uma duração de 1 hora e 20 minutos, oferecendo uma redução de até 87% no tempo de deslocamento em comparação com o modal terrestre entre São Paulo e Canoas.
Além dessa operação pioneira, a Latam programou 282 voos extras para atender o Rio Grande do Sul durante todo o mês de junho. Esta medida visa manter Porto Alegre e sua região metropolitana conectadas com o restante do Brasil, especialmente durante a suspensão das operações no aeroporto da capital gaúcha devido aos impactos das enchentes.
Os voos extras incluem 102 novos voos entre São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos) e a Base Aérea de Canoas, 120 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Florianópolis, e 60 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Caxias do Sul.
Vale ressaltar que a operação comercial na Base Aérea de Canoas é temporária e excepcional, resultante das enchentes no Rio Grande do Sul. Por este motivo, a Latam solicita a compreensão dos passageiros em relação às características atípicas dessa operação em comparação com um aeroporto comercial.
Os embarques e desembarques serão realizados por ônibus de forma remota, e o atendimento ocorrerá diariamente das 6h às 18h no andar térreo do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545). O check-in será encerrado uma hora antes da decolagem. A companhia recomenda que os clientes se apresentem com 2 horas de antecedência do voo e deem preferência ao check-in automático pelo site e aplicativo da companhia. O ParkShopping Canoas funcionará das 10h às 22h.
Os voos diários de São Paulo/Guarulhos para a Base Aérea de Canoas decolam às 12h00, com retorno de Canoas às 15h15. Os voos de São Paulo/Congonhas para Canoas operam todos os dias, exceto quartas e sábados, partindo às 6h20 e retornando às 9h20 nos mesmos dias.
Ajuda Humanitária e Responsabilidade Social
A Latam continua desempenhando um papel crucial na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Desde o início das operações de auxílio, a companhia arrecadou e transportou mais de 2.600 toneladas de doações, com quase 2.000 toneladas já entregues por via aérea, rodoviária e marítima. A companhia também criou um Fundo Social Humanitário para apoiar as comunidades afetadas e futuras crises, aceitando doações via transação bancária (Banco Itaú, Ag. 0910, C/C 0099704-8, Associação Voar, CNPJ 35094152/0001-85).
Agenda