Conforme divulgado anteriormente na WTM LAtin America 2024, a Europamundo acaba de anunciar 120 roteiros fluviais para a temporada 2024-2025 que percorrem os principais rios europeus, combinando conforto e exclusividade. Isso porque a viagem acontece em hotéis cinco estrelas flutuantes e o desembarque é realizado nas áreas centrais das cidades, o que facilita a visitação aos principais atrativos de cada destino.

“Em seu primeiro ano de operação, os roteiros europeus em cruzeiros fluviais já é sucesso de vendas na América Latina, o que nos permitiu lançar saídas promocionais para alguns roteiros”, afirma Clayton Araújo, gerente comercial Brasil da Europamundo.

O executivo alerta que quase todas as saídas foram vendidas 72 horas após a disponibilização da oferta, mas ainda resta uma oferta limitada de cabines para um roteiro pelos rios alemães com valores especiais. A bordo do quatro-estrelas Dutch Grace, o cruzeiro “Encantos da Alemanha” tem duração de oito dias, saída em 22 de junho, e tarifas a partir de 905 euros – por pessoa para acomodação em cabine dupla standard – e desde 1.114 euros – em cabine superior dupla.

O embarque acontece no porto de Mainz, a cerca de 30 minutos do aeroporto de Frankfurt, e o navio passa por outras dez cidades alemãs antes de chegar a Passau para o desembarque, oito dias depois do início da navegação. Entre os destaques estão as visitas a Würzburg, cidade barroca que tem uma das maiores igrejas românicas do país, a navegação pelo canal Reno-Meno, uma obra de engenharia com 16 eclusas, e o tour pela histórica Nuremberg.

Outro destaque na oferta da Europamundo é o “Grande Cruzeiro Croácia e Montenegro”, itinerário de oito noites a bordo do cinco-estrelas Belle De L’Adriatique. “A última saída deste navio está programada para 11 de julho”, alerta Araújo. O embarque acontece em Dubrovnik e há escalas em Mljet, Korcula, Sibenik, Trogir, Split, Hvar, Vis e Kotor, com ancoragem garantida nos portos centrais o que é impossível aos navios maiores em muitos dessas locais.

Com valores promocionais para hospadegem em cabine dupla, o roteiro inclui visita guiada a Dubrovnik, cidade croata murada que ficou famosa na série Game of Thrones, com direito a visita a um convento dominicano construído em 1225 e outros atrativos de interesse arquitetônico e cultural, como o museu de arte sacra e as muralhas com vista para a cidade velha.

O grupo também participa de uma excursão à ilha Mljet, uma das mais belas paisagens do Adriático, com 72% do território coberto por florestas. Diz a lenda que foi nesta ilha que o herói grego Ulisses ficou preso por sete anos. Há visita a um mosteiro beneditino do século 12 que fica em meio a um pitoresco lago e tour pela ilha de Korkula com arquitetura medieval.

Em Sibenic, os viajantes caminham por um labirinto de becos dos séculos 15 e 16 para chegar à Catedral de Saint Jacques, construída entre os anos de 1443 e 1477 e considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Na icônica Split, o itinerário inclui observação da reserva da muralha romana e visita ao Templo de Júpiter. Já em Hvar, os destaques são o acervo do Mosteiro Franciscano e a renascentista Catedral de San Esteban. O penúltimo dia é dedicado às belezas de Kotor, destino com paisagens semelhantes à dos fiordes noruegueses.

Os pacotes fluviais comercializados pela Europamundo incluem acomodação, taxas portuárias e impostos, pensão completa a bordo, além de uma estação de café e chá disponível 24 horas, carregadores de mala no embarque e desembarque, programas diários e tours guiados pelas cidades que compõem o roteiro. A bordo do Belle De L’Adriatique, o cruzeiro pelo Adriático também inclui pacote premium de bebidas. “O valor torna o produto bastante competitivo, já que um único pernoite em um hotel de quatro ou cinco estrelas no centro das grandes cidades europeias é superior ao preço fixado para o cruzeiro que oferece um pacote de luxo completo”, pontua Araújo.

O layout dos navios conta exclusivamente com cabines externas, o que se torna outro diferencial da viagem, já que a velocidade da embarcação é um convite à contemplação dos atrativos de cada região percorrida pela varanda. Outro benefício é a exclusividade de viver essa experiência em grupos limitados e sem aglomerações nos deques ou durante as refeições, já que a capacidade a bordo é reduzida. O Dutch Grace acomoda 144 passageiros e o Belle De L’Adriatique recebe até 196 passageiros.

Os roteiros são construídos de forma a possibilitar a combinação dos cruzeiros com outros circuitos terrestres operados pela Europamundo em todo o Velho Continente, que podem ser adicionados antes do embarque ou após o desembarque dos navios. Além dos destinos tradicionais, a empresa destaca novos produtos no País Basco (Espanha), Alsácia Francesa, Ilhas Eólias e na região de Puglia (Itália), Polônia e fiordes da Noruega.