A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia Aérea do Brasil, terá um novo destino internacional no Caribe a partir de dezembro deste ano. Aruba (AUA) será atendida pela GOL com operações próprias e sem escalas saindo de São Paulo (SP), pelo Aeroporto de Guarulhos (GRU). A novidade atende ao propósito da GOL de integrar cada vez mais os países da região, fomentando o turismo nas Américas e as viagens a negócios.
Joia do turismo caribenho e atualmente um destino sem ligação com o Brasil, Aruba será contemplada com voos diretos para São Paulo a partir de 18 de dezembro, com saída do aeroporto de Guarulhos às 15h30 e chegada no Caribe às 21h00 (horário local) – duas horas a menos do que o horário de Brasília. A volta tem decolagem prevista do aeroporto Reina Beatrix, em Aruba, às 22h30, com pouso na Grande São Paulo às 05h50. Serão até três frequências semanais na alta temporada de verão, com saídas às segundas, quartas e sábados.
Aruba é uma das ilhas caribenhas mais queridas do público brasileiro, com calor o ano todo, pouca chuva e fora das rotas dos furacões. Além das famosas praias de areias claras e águas transparentes, a ilha também oferece roteiros para os mais aventureiros, como safári em jipes 4×4 e kitesurf no mar cristalino. Os cassinos também são uma atração à parte, e junto às amplas opções de roteiros de compras, transformam o destino em um dos mais completos para viagens em famílias, em grupos de amigos ou casais em busca de um refúgio romântico.
“A GOL hoje atende 12 destinos internacionais distribuídos em todas as Américas e está aumentando sua presença fora do País. A entrada de Aruba em nossa malha aérea, em dezembro de 2024, reforça o foco da Companhia na contínua expansão internacional. Aruba será um destino exclusivo, operado com voos sem escalas a partir do Brasil unicamente pela GOL. O objetivo é aproximar cada vez mais nossos povos e contribuir para o desenvolvimento do turismo e das viagens a negócios em toda a região”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente de Estratégia da GOL, que já transportou 250 toneladas em doações ao Rio Grande do Sul.
A nova rota também cria oportunidades para que os mais de 100 mil habitantes de Aruba viajem com mais facilidades entre a ilha e o Brasil, fomentando os negócios, o turismo e a logística dos arubenhos não só para São Paulo, mas para toda a rede de voos nacionais da GOL.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, “a nova rota é importante para integrar cada vez mais os países do Caribe, aumentando o turismo nas Américas, além de movimentar negócios e gerar mais empregos”.
“É sempre muito positivo ampliarmos a conectividade da malha aérea do Brasil com outros países. Isso reforça nossas relações e ajuda a trazermos cada vez mais estrangeiros para conhecer o país e suas belezas. No Ministério do Turismo estamos trabalhando para isso. Para que o nosso país seja o destino escolhido por cada vez mais pessoas”, diz Celso Sabino, ministro do Turismo.
“Em nome do Ministério do Turismo, é um grande prazer dar as boas-vindas calorosas e sinceras à GOL no início de seus voos inaugurais para a nossa bela ilha de Aruba. Estamos entusiasmados por ter a GOL se juntando à nossa vibrante comunidade, oferecendo novas oportunidades de viagens e intercâmbio cultural entre o Brasil e Aruba. Com até três voos por semana, estamos confiantes de que esta parceria fortalecerá a nossa indústria do turismo, trazendo mais visitantes para experimentar o calor, a beleza e a hospitalidade pelos quais Aruba é conhecida. Bem-vinda, GOL, à sua nova casa no Caribe!”, saúda Danguillaume Oduber, ministro do Turismo e Saúde Pública de Aruba
“Aruba estreou no mercado brasileiro em 1985, e desde então tem mantido uma presença constante, superando vários desafios nos últimos 39 anos que antecederam 2024. Em 2014, atingimos um marco significativo, pois marcou um ano recorde para viajantes brasileiros visitando Aruba: 24.733 turistas embarcando em viagem para Aruba. Nesse período, a GOL oferecia voos para Aruba com conexões por Caracas, que surgiu como opção preferida dos brasileiros que se aventuravam em nossa ilha”, conta Ronella Croes, CEO da Aruba Tourism Authority.
“Temos o prazer de anunciar a introdução de voos diretos com a GOL, programados para operar até três vezes por semana, com vendas de passagens a partir de 3 de junho de 2024 e voos a partir de 18 de dezembro de 2024. Com este novo serviço emocionante, a Aruba Tourism Authority prevê um aumento de aproximadamente 50% de visitantes brasileiros para 2025, em comparação com o desempenho projetado para 2023”, complementa Ronella.
“Esta nova rota representa o culminar de anos de estratégia e colaboração dedicadas com a GOL, uma das três principais companhias aéreas do Brasil, o governo de Aruba, o GRU Airport e as partes interessadas do setor. Nossa parceria com a GOL se baseia na visão compartilhada de restaurar a conexão entre São Paulo e Aruba, oferecendo voos diretos até três vezes por semana durante a alta temporada e expandindo ainda mais a malha internacional da GOL!, diz Jo-Anne Meaux-Arends, executiva de Desenvolvimento de Negócios de Aviação do Aeroporto de Aruba
“Além disso, este novo serviço direto entre Aruba e São Paulo oferecerá conexões para Buenos Aires, Argentina, sendo a Aerolíneas Argentinas um dos nossos principais mercados feeder. Este novo serviço ressalta o objetivo do Aeroporto de Aruba de oferecer aos viajantes locais e internacionais diversas opções de viagem e acesso conveniente, refletindo nosso compromisso em melhorar o papel do nosso aeroporto como um hub importante na região e garantir o crescimento sustentado”, continua Jo-Anne.
“A ligação direta para Aruba está alinhada à estratégia de GRU de aumentar o número de destinos com voos diretos, sejam eles de negócios ou de lazer. Aruba é um destino muito querido dos paulistas e dos brasileiros que usam a malha da GOL em GRU para se conectarem com a região. Esse destino diversifica ainda mais as ofertas internacionais que partem do Aeroporto de Guarulhos, consolidado como o principal hub da América Latina ou do Sul”, diz João Pita, diretor Comercial e Cargas da GRU Airport.
Todos os voos para Aruba serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, aeronave mais sustentável da frota da GOL, que em configuração internacional tem capacidade para 176 passageiros.
Aos viajantes brasileiros, não é necessário visto para a permanência de até 90 dias em Aruba. Mas é necessário apresentar o certificado internacional de febre amarela, com vacina administrada ao menos 10 dias antes da data do embarque.
Agenda