A Gol Linhas Aéreas, em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul afetado pela situação de calamidade pública no estado, uniu forças com diversas entidades e parceiros para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas na região. Desde o início das ações, a empresa já transportou 250 toneladas de doações, incluindo alimentos não perecíveis, roupas, água e medicamentos.

Todos os materiais arrecadados são geridos pela GOLLOG, unidade de soluções logísticas da Gol, até serem enviados ao Rio Grande do Sul. As doações vieram de várias regiões do país: a região Norte arrecadou 33 toneladas, o Centro-Oeste contribuiu com 55 toneladas, o Nordeste com 236 toneladas e o Sudeste com 235 toneladas.

No dia 6 de maio, a Gol realizou seu primeiro voo humanitário, transportando 4,5 toneladas de materiais enviados pela Defesa Civil de São Paulo. O voo partiu de São Paulo/Congonhas (CGH) para o aeroporto de Caxias do Sul (CXJ), na Serra Gaúcha. Na mesma semana, em 9 de maio, a Gol operou sua aeronave cargueira em parceria com o Mercado Livre, enviando 20 toneladas de doações para a base aérea de Canoas (QNS), também no RS.

No último dia 19 de maio, domingo, as companhias aéreas do grupo Abra, Gol e Avianca, se uniram para operacionalizar mais um voo repleto de doações. Um cargueiro da Avianca partiu de Viracopos (VCP) com destino à base aérea de Canoas (QNS), transportando 50 toneladas de insumos, sendo a maior parte medicamentos destinados a uma instituição local e outras doações para a Defesa Civil.

“Há 23 anos, a Gol atua com o propósito de Ser a Primeira Para Todos. Num momento difícil como este, é fundamental mantermos essa máxima para não medir esforços em ajudar quem mais precisa. Contar com o Mercado Livre e a Avianca para operacionalizar os envios, além da CUFA, CVC, Legião da Boa Vontade e outros parceiros para ajudar a arrecadar as doações, tem sido fundamental,” comenta André Cruz, vice-presidente de Operações da Gol.

Desde o início de maio, o Instituto Gol, braço gestor de inclusão social e desenvolvimento socioeconômico da Gol Linhas Aéreas, fechou parcerias com a CUFA (Central Única das Favelas), G10 Favelas, CVC e Legião da Boa Vontade, além da VRR, Eurofarma e Solistica, para arrecadação de doações e distribuição no Rio Grande do Sul. No momento, o recebimento dos materiais está pausado. A Gol agradece imensamente pelos insumos recebidos de todo o Brasil desde o dia 3 de maio e reforça que o foco principal é fazer com que essa onda de solidariedade chegue ao povo do Rio Grande do Sul.

Os voos humanitários não seguem um cronograma linear, sendo realizados frequentemente pela Gol para escoar todas as doações recebidas, operando nas rotas logísticas para os aeroportos de Florianópolis (FLN) e Caxias do Sul (CXJ). A base da GOLLOG em Guarulhos (GRU) ainda possui 94 toneladas de doações para serem destinadas ao estado afetado. Em Congonhas (CGH), a sede da GOLLOG contabiliza 40 toneladas a serem embarcadas em breve.