A partir de julho, o Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, terá um aumento de 33% nas vagas destinadas a carros de aplicativos, passando das atuais 39 para 52. Esta iniciativa faz parte de um projeto maior para melhorar o fluxo viário e aumentar o conforto dos usuários do terminal.
A expansão das vagas será possível graças à redistribuição das vagas no piso inferior do aeroporto, onde o número de vagas para ônibus será reduzido de 7 para 2, liberando espaço para 13 novas vagas para carros de aplicativos. Além disso, a Aena irá aprimorar a sinalização e orientação, instalando setores de embarque identificados por números e cores. Essa mudança vai facilitar o encontro entre motoristas e passageiros, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência do embarque.
Também serão reforçadas as equipes de apoio nas áreas de embarque, com a contratação de 23 profissionais para auxiliar passageiros e motoristas. Já em treinamento, essa equipe estará preparada para oferecer orientação e suporte, garantindo uma transição suave para as novas mudanças.
Para melhorar o conforto dos passageiros durante a espera por carros de aplicativos, a Aena criará um lounge externo com assentos e pontos de energia para carregamento de dispositivos eletrônicos. Os passageiros também poderão se conectar gratuitamente à internet na rede Wi-Fi da Aena, tornando a espera mais agradável.
Futuras Melhorias e Praça de Integração
Em julho, será inaugurado um novo bolsão de espera para motoristas de aplicativos, com 4.000 m² e capacidade para 145 veículos. Localizado na entrada do sítio aeroportuário, próximo ao atual bolsão de táxis credenciados, este espaço permitirá que os motoristas aguardem chamadas sem precisar circular pelas vias internas e externas do aeroporto, melhorando significativamente o trânsito local.
A Aena também planeja concentrar as vagas de táxi no piso superior do aeroporto. Das atuais oito posições no piso inferior de Congonhas, sete seriam dedicadas a carros de aplicativos, mantendo uma vaga para táxi adaptado para passageiros com necessidades especiais. Esta medida ainda está sujeita à aprovação da Prefeitura de São Paulo, e, se aprovada, aumentará o número total de vagas para carros de aplicativos no piso inferior para 59.
Para 2025, a Aena planeja criar uma praça de integração para embarque de passageiros em carros de aplicativos, com cerca de 70 vagas, na cobertura do atual edifício garagem. A entrada e saída dos veículos serão feitas por dois novos viadutos de acesso, desvinculando esses veículos do tráfego principal do aeroporto. As obras estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano.
Vale destacar, ainda, que os estudos e implementações destas melhorias estão sendo feitos em colaboração com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, e a Aena mantém contato constante com órgãos públicos, empresas de transporte por aplicativo e cooperativas de táxi para garantir uma implementação eficiente e benéfica para todos os usuários do Aeroporto de Congonhas.
Agenda