O programa Avião Solidário da Latam acaba de completar um mês de embarques para o Rio Grande do Sul (RS), alcançando a marca de 147 toneladas de doações entre cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores e outros itens, e 126 voluntários incluindo médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros transportados gratuitamente para a região desde o último dia 4 de maio.
Os transportes humanitários foram realizados tanto em voos comerciais da empresa para aeroportos da região quanto em voos especiais inéditos para a Base Aérea de Canoas (RS), inclusive com doações provenientes de países como Portugal e EUA.
Somente na última semana, o programa da Latam levou gratuitamente para a Base Aérea de Canoas (RS) um total de 3 toneladas de itens doados pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e destinados à construção de abrigos emergenciais, além de 18 voluntários que vão auxiliar a população local.
Esse grupo de 18 voluntários é formado por 14 profissionais de saúde da ONG Amazone-se – são médicos de família, enfermeiros, dentistas, pediatras, ginecologistas obstetras e psiquiatras que atenderão gratuitamente a população em situação de abrigo temporário -, além de 4 especialistas em resgate da associação sem fins lucrativos HUMUS, que vão atuar em missões de busca pelos desaparecidos no Rio Grande do Sul.
Já os itens doados pela ACNUR incluem lonas, mochilas, cantis, mantas térmicas, kits de cozinha e telas de proteção contra insetos para os abrigos temporários. Anteriormente, a agência da ONU doou ao Rio Grande do Sul um total de 100 casas modulares, também transportadas gratuitamente pelo Avião Solidário da Latam.
Para enfrentar os impactos da calamidade, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil (Movimento União BR, CVC, HUMUS e Fraport Fortaleza), contando ainda com parceria logística com o Governo
do Estado de Santa Catarina para levar doações do aeroporto de Florianópolis (SC) ao Rio Grande do Sul.
Agenda