O Paraná lançou um programa de residência técnica voltado exclusivamente para o setor de Turismo, tornando-se o primeiro e único estado do Brasil a oferecer essa modalidade. Com 40 vagas disponíveis para profissionais recém-formados em até dois anos em oito diferentes áreas do conhecimento, o programa oferece uma combinação única de pós-graduação na Unicentro e uma bolsa-salário de R$ 2.375,00.

A residência técnica permite aos selecionados trabalhar dentro da cadeia produtiva do Turismo e participar de projetos desenvolvidos pelo Governo do Paraná. As áreas contempladas incluem Turismo, Administração, Comunicação, Design, Direito, Economia, Engenharia Ambiental e Gestão Pública. Além da remuneração, os residentes têm direito a vale-transporte e férias remuneradas, podendo permanecer no programa por até dois anos.

As vagas estão distribuídas entre a sede da Secretaria de Estado do Turismo, em Curitiba, e outros 11 municípios do Paraná. As inscrições estão abertas de 5 a 25 de junho e o edital completo pode ser acessado aqui.

“O turismo paranaense cresceu sete vezes mais que a média nacional no primeiro trimestre, segundo o IBGE, e isso é resultado do investimento que estamos fazendo não apenas na promoção, mas na qualificação. O programa de residência é uma oportunidade única para profissionais de todo o Brasil ingressarem nessa promissora carreira”, destaca Marcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná.

Desde a sua instituição pela Lei n° 20.086 em 2019, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Programa de Residência Técnica (Restec) já formou 517 profissionais em diversas áreas. Para a turismóloga Jaqueline Ferreira, ex-residente técnica, a experiência foi transformadora e proporcionou uma oportunidade de carreira dentro do setor público, culminando em sua contratação pela Secretaria.

Confira vagas e municípios contemplados

Do total de vagas ofertadas, 21 são direcionadas para formados no curso de Turismo; 8 para Gestão Pública; 2 para Administração; 2 para Comunicação; 1 para Engenharia Ambiental; e 1 para Economia.

Além de Curitiba, as vagas se dividem aos seguintes municípios: Dois Vizinhos, no Sudoeste; Foz do Iguaçu; Ivaiporã, região central paranaense; Jacarezinho, Nordeste do Paraná; Loanda, região de Maringá; Londrina, na região Norte; Maringá, Noroeste do Estado; Paranaguá, no Litoral: vagas para Turismo; Pato Branco, também no Sudoeste; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e Umuarama, no Oeste paranaense.