BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Paraná lança residência técnica em Turismo com bolsa-salário

O Paraná lançou um programa de residência técnica voltado exclusivamente para o setor de Turismo, tornando-se o primeiro e único estado do Brasil a oferecer essa modalidade. Com 40 vagas disponíveis para profissionais recém-formados em até dois anos em oito diferentes áreas do conhecimento, o programa oferece uma combinação única de pós-graduação na Unicentro e uma bolsa-salário de R$ 2.375,00.

A residência técnica permite aos selecionados trabalhar dentro da cadeia produtiva do Turismo e participar de projetos desenvolvidos pelo Governo do Paraná. As áreas contempladas incluem Turismo, Administração, Comunicação, Design, Direito, Economia, Engenharia Ambiental e Gestão Pública. Além da remuneração, os residentes têm direito a vale-transporte e férias remuneradas, podendo permanecer no programa por até dois anos.

As vagas estão distribuídas entre a sede da Secretaria de Estado do Turismo, em Curitiba, e outros 11 municípios do Paraná. As inscrições estão abertas de 5 a 25 de junho e o edital completo pode ser acessado aqui.

“O turismo paranaense cresceu sete vezes mais que a média nacional no primeiro trimestre, segundo o IBGE, e isso é resultado do investimento que estamos fazendo não apenas na promoção, mas na qualificação. O programa de residência é uma oportunidade única para profissionais de todo o Brasil ingressarem nessa promissora carreira”, destaca Marcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná.

Desde a sua instituição pela Lei n° 20.086 em 2019, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Programa de Residência Técnica (Restec) já formou 517 profissionais em diversas áreas. Para a turismóloga Jaqueline Ferreira, ex-residente técnica, a experiência foi transformadora e proporcionou uma oportunidade de carreira dentro do setor público, culminando em sua contratação pela Secretaria.

Confira vagas e municípios contemplados

Do total de vagas ofertadas, 21 são direcionadas para formados no curso de Turismo; 8 para Gestão Pública; 2 para Administração; 2 para Comunicação; 1 para Engenharia Ambiental; e 1 para Economia.

Além de Curitiba, as vagas se dividem aos seguintes municípios: Dois Vizinhos, no Sudoeste; Foz do Iguaçu; Ivaiporã, região central paranaense; Jacarezinho, Nordeste do Paraná; Loanda, região de Maringá; Londrina, na região Norte; Maringá, Noroeste do Estado; Paranaguá, no Litoral: vagas para Turismo; Pato Branco, também no Sudoeste; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e Umuarama, no Oeste paranaense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Funcionários denunciam esvaziamento de hangar da...

Aérea responde que operação visa apenas limpeza e organização; dívida declarada passa de R$ 400 milhões

Serra Gaúcha se prepara para o...

A chegada de uma intensa massa de ar polar...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Joinville ganha destaque nacional como polo...

Cidade catarinense atrai birdwatchers com trilhas acessíveis, espécies raras e projetos voltados ao turismo de natureza

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS