BRL - Moeda brasileira
EUR
6,51
USD
5,56

Paraná lança residência técnica em Turismo com bolsa-salário

O Paraná lançou um programa de residência técnica voltado exclusivamente para o setor de Turismo, tornando-se o primeiro e único estado do Brasil a oferecer essa modalidade. Com 40 vagas disponíveis para profissionais recém-formados em até dois anos em oito diferentes áreas do conhecimento, o programa oferece uma combinação única de pós-graduação na Unicentro e uma bolsa-salário de R$ 2.375,00.

A residência técnica permite aos selecionados trabalhar dentro da cadeia produtiva do Turismo e participar de projetos desenvolvidos pelo Governo do Paraná. As áreas contempladas incluem Turismo, Administração, Comunicação, Design, Direito, Economia, Engenharia Ambiental e Gestão Pública. Além da remuneração, os residentes têm direito a vale-transporte e férias remuneradas, podendo permanecer no programa por até dois anos.

As vagas estão distribuídas entre a sede da Secretaria de Estado do Turismo, em Curitiba, e outros 11 municípios do Paraná. As inscrições estão abertas de 5 a 25 de junho e o edital completo pode ser acessado aqui.

“O turismo paranaense cresceu sete vezes mais que a média nacional no primeiro trimestre, segundo o IBGE, e isso é resultado do investimento que estamos fazendo não apenas na promoção, mas na qualificação. O programa de residência é uma oportunidade única para profissionais de todo o Brasil ingressarem nessa promissora carreira”, destaca Marcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná.

Desde a sua instituição pela Lei n° 20.086 em 2019, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Programa de Residência Técnica (Restec) já formou 517 profissionais em diversas áreas. Para a turismóloga Jaqueline Ferreira, ex-residente técnica, a experiência foi transformadora e proporcionou uma oportunidade de carreira dentro do setor público, culminando em sua contratação pela Secretaria.

Confira vagas e municípios contemplados

Do total de vagas ofertadas, 21 são direcionadas para formados no curso de Turismo; 8 para Gestão Pública; 2 para Administração; 2 para Comunicação; 1 para Engenharia Ambiental; e 1 para Economia.

Além de Curitiba, as vagas se dividem aos seguintes municípios: Dois Vizinhos, no Sudoeste; Foz do Iguaçu; Ivaiporã, região central paranaense; Jacarezinho, Nordeste do Paraná; Loanda, região de Maringá; Londrina, na região Norte; Maringá, Noroeste do Estado; Paranaguá, no Litoral: vagas para Turismo; Pato Branco, também no Sudoeste; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e Umuarama, no Oeste paranaense.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS