Marina Figueiredo, atual presidente executiva da Braztoa, desempenhou um papel fundamental como vice-presidente do Conselho de Administração da Braztoa durante os biênios de 2019-2021 e 2021-2023. Durante esses quatro anos, contribuiu significativamente para projetos importantes como o Anuário Braztoa e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, além de diversas outras ações que fortaleceram o desenvolvimento e a competitividade das operadoras de turismo. Sua atuação no Grupo de Trabalho de Comunicação foi essencial para a valorização e reposicionamento da Braztoa e seus associados, com foco na coleta e compartilhamento de dados e na retomada do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, Marina destaca os 35 anos comemorados pela Braztoa, relembrando a importância da associação para o desenvolvimento turístico e para o fortalecimento do setor, ressaltando o poder de adaptação das empresas nos últimos anos e a tradição da entidade em ser referência em dados e em informações deste mercado. Confira!

A Braztoa comemora 35 anos. O que essas mais de três décadas representam para o Turismo e principalmente para as operadoras? 

Ao longo desses 35 anos, uma palavra se fez presente na atuação das operadoras: adaptabilidade. O mundo está em constante transformação, e as últimas três décadas trouxeram uma evolução significativa na maneira de viajar. As operadoras enfrentaram todas essas mudanças, adaptando-se às demandas de cada momento, recalculando rotas, descobrindo novos caminhos e inovando em suas formas de atuação para se manterem ativas e fortes no mercado.

Apesar de todas as transformações, alguns princípios fundamentais sempre guiaram nosso trabalho: excelência no atendimento, alta customização e um profundo conhecimento sobre destinos e produtos. Esses elementos nos permitem oferecer insights valiosos, segurança no pós-venda e acesso facilitado às viagens através de múltiplas opções de parcelamento. Esses sempre foram e sempre serão os grandes diferenciais das operadoras e do setor de agenciamento.

No período pré-pandemia, a força das operadoras foi questionada, mas foram precisamente os momentos críticos da humanidade que provaram sua importância. Em tempos de crises econômicas e humanitárias, guerras, pandemia e variações cambiais, o atendimento humanizado, personalizado e especializado, oferecendo segurança e suporte antes, durante e depois da viagem, fez toda a diferença.

Quais os principais marcos da história da Braztoa? Em quais momentos a presença da Braztoa também fez a diferença? 

Nossa história está repleta de superações: planos econômicos, disparada do dólar, queda das Torres Gêmeas, uma inimaginável pandemia, entre tantas outras. Temos construído uma reputação sólida graças à nossa dedicação ao desenvolvimento do Turismo.

Atualmente, por exemplo, estamos empenhados em apoiar diversas iniciativas, incluindo a recuperação do desempenho turístico do Rio Grande do Sul, além de contribuir de forma consistente para a sua reconstrução. Atuamos, também, em Brasília para que leis e projetos focados na melhoria do Turismo ganhem força e sejam aprovados. Trabalhamos para que a Reforma Tributária seja justa para o setor. Lutamos pelo Perse.

Fomos pioneiros no tema da sustentabilidade, trazendo essa pauta para nossos associados e para o mercado há mais de uma década. Somos a primeira associação a obter um Prêmio de Sustentabilidade chancelado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo e, recentemente, nos tornamos uma entidade Carbono Neutro.

Nossas ações focam no desenvolvimento dos nossos associados. A Sessão de Inteligência, realizada mensalmente, aborda tendências e novidades para nossos membros. O Olhar Braztoa, publicado anualmente, destaca comportamentos e tendências dos turistas. Iniciativas como a imersão do Life At Campus e o Turistech Hub, do qual somos fundadores, além do Anuário Inteligente (AI) lançado este ano, são exemplos do nosso compromisso com a inovação.

Toda essa atuação resultou no crescimento da nossa representatividade, com a adesão de 18 novos associados só em 2023. Isso fortalece nosso coletivo e enriquece a troca de conhecimento, a geração de negócios e o networking dentro da associação.

Por que se viu a necessidade de trabalhar em uma nova identidade visual? Qual a futura ideia dessa nova identidade? 

Toda mudança de ciclo nos traz reflexões e a necessidade de evoluir. Comemorar 35 anos é um marco significativo e, diante de tantas transformações, acreditamos que este é o momento ideal para atualizar nossa identidade. Acreditamos no poder da marca e na importância de um visual que reflita nossos conceitos, promessas, atuações e valores.

A Braztoa evolui continuamente, amadurecendo e buscando representar nosso setor de forma cada vez mais forte. Queremos que nossa identidade esteja completamente alinhada com este momento de crescimento e evolução.

Como avalia os resultados apresentados no último anuário? O resultado era o esperado ou poderia ser melhor? Quais fatores poderiam auxiliar em um resultado ainda melhor? 

Apesar dos inúmeros desafios, 2023 foi marcado por um crescimento contínuo no setor de Turismo, com avanços tanto nas viagens nacionais quanto internacionais. Os números são impressionantes, especialmente no faturamento dos embarques para destinos dentro do Brasil, que aumentou em 122%. Alcançamos recordes, atingindo R$ 19,24 bilhões em faturamento e 11,80 milhões de passageiros embarcados.

Esses dados revelam que as viagens de lazer comercializadas pelas associadas da Braztoa estão em plena expansão, refletindo não apenas crescimento, mas também a capacidade de desenvolvimento, diversificação e ampliação da nossa cartela de produtos.

Além disso, mostram que nossas operadoras continuam cumprindo sua missão de conectar os viajantes a experiências únicas e autênticas em todo o mundo, revelando novas possibilidades, criando novos desejos e oferecendo um mundo a ser descoberto. Isso acontece mesmo em meio a inúmeros desafios, que vão desde um mercado com margens de lucratividade reduzidas até a necessidade de lidar com leis e regulamentações que nem sempre favorecem um ambiente de negócios saudável e competitivo.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade já é tradicional. Quais as novidades para esta próxima edição? 

Agora em sua 12ª edição, o prêmio acumula mais de cem iniciativas premiadas e quase mil inscritas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Ele continua buscando cases que valorizem as experiências dos turistas e a gestão dos negócios com foco na sustentabilidade.

Em 2024, serão reconhecidas até dez iniciativas que atendam aos requisitos estabelecidos, com possibilidade de Menção Honrosa e Destaque. Nosso processo seletivo é objetivo e simplificado, consistindo em três fases, incluindo um pitch na fase final, onde as iniciativas podem se apresentar diretamente aos jurados.

Podem participar Parceiros de Negócios: como Agências de Viagens, Meios de Hospedagem, Meios de Transporte, Locadoras de Veículos, ou outros negócios relacionados ao Turismo, com fins comerciais; ou Parceiros Institucionais, como Fundações, Associações e Organizações da Sociedade Civil, bem como as Instituições Governamentais. Ambas as categorias são abertas a todo setor, além, é claro, de contar com uma categoria exclusiva para as Operadoras associadas à Braztoa.

É importante salientar que não trata-se apenas uma competição, mas sim um mecanismo para destacar e inspirar as boas práticas do Turismo brasileiro. É uma jornada que se torna vital em um mundo onde os viajantes estão cada vez mais conscientes e preocupados com os impactos de suas experiências, desejando se conectar com marcas que façam a diferença e que tenham propósito, além de ansiar por viagens responsáveis, autênticas e que agreguem valor ao mundo. As inscrições estão abertas até 24 de junho no site da Braztoa. 

Comparado com pré-pandemia, qual o cenário das operadoras e como a associação vem trabalhando neste novo momento? Há uma tendência a ser trabalhada com as associadas?

Vivemos um momento de crescimento, apesar dos inúmeros obstáculos. Esse cenário reflete o reconhecimento do valor que nossos associados oferecem aos seus clientes. Celebramos a Braztoa como uma entidade cada vez mais representativa, contando com as principais operadoras de lazer do Brasil entre nossos membros.

Nos últimos 12 meses, focamos em reestruturar nossa organização. Implementamos uma nova gestão, uma nova governança, uma presidência executiva inédita, da qual estou à frente, um novo conselho e novos integrantes na equipe. Essas mudanças trouxeram frescor e inovação.

As gestões da Braztoa também evoluíram devido ao nosso DNA, que nos impulsiona a sempre buscar o correto entendimento das novas tendências para superar os desafios atuais e nos preparar para o futuro. Estamos orgulhosos de nossos associados e do nosso progresso, sempre empenhados em continuar fortalecendo o Turismo.

Quais os próximos passos da Braztoa a curto, médio e longo prazo? 

Continuaremos focados em fornecer inteligência de dados para que as tomadas de decisão possam ser feitas com mais segurança, promovendo capacitações, informando, fomentando o mercado de viagens e, principalmente, defendendo nossos interesses junto ao governo. Sempre buscamos apoios que alavanquem os negócios e auxiliem na recuperação e crescimento de todos.

Seguiremos dando passos cada vez mais largos e robustos em nossa trajetória de quase duas décadas de compromisso ativo com a sustentabilidade. Agora, como uma entidade carbono neutro, consolidamos nossa posição de liderança em práticas sustentáveis no setor. O mais importante é que nos sentimos preparados e unidos para lidar com os desafios que uma trajetória de crescimento apresenta.