A Mobility, empresa brasileira especializada no segmento de locação de veículos no Brasil e no exterior, celebra 24 anos de existência. Fundada em março de 2000, a Mobility firmou-se como referência no mercado, oferecendo comparações de tarifas e condições em mais de 150 países, sempre garantindo as melhores opções do setor. 

Com contratos com as principais locadoras do mundo, a empresa se destacou pela sua missão de ser a melhor opção para agências de viagens e empresas no processo de reservas de locação de veículos.

Para marcar esta importante data, o Brasilturis Jornal traz uma entrevista exclusiva com Oskar Kedor, CEO da Mobility, onde ele detalha mais sobre a trajetória, os desafios e as inovações que tornaram a empresa uma líder de mercado. Confira!

Como a Mobility nasceu e se destacou entre os concorrentes?

A empresa teve início a partir de uma representação da Sixt em 1998, facilitando reservas de carros para clientes da Lufthansa no Brasil. Essa parceria permitiu o lançamento da marca Sixt no Brasil, por meio de um forte relacionamento com a companhia aérea alemã e uma estratégia de regionalização muito bem-sucedida. No entanto, em 2000, a política de preços da Sixt mudou drasticamente, resultando no aumento repentino das tarifas, o que me levou a perceber a vulnerabilidade de depender exclusivamente de uma única marca. Após tentativas mal sucedidas de negociar com a empresa, percebemos que as alternativas eram reinventar-se ou fechar o negócio. 

Foi então que eu tive a ideia de desenvolver um sistema de comparação de preços entre várias locadoras. Após fazer um estudo sobre a viabilidade do projeto, batendo pessoalmente na porta de várias locadoras, me aliei a AGI Sistemas e conseguimos desenvolver o sistema em menos de trinta dias. O produto foi muito bem recebido pelos clientes, pois tornava muito fácil a comparação de ofertas das marcas consolidadas. A Mobility também introduziu no mercado brasileiro a cultura de pré-pagamento de locação de carros em reais, que não apenas simplificou o processo para os clientes, mas também permitiu que os agentes de viagens recebessem comissões de forma mais direta e transparente, ampliando suas oportunidades de ganho.

Entre os diversos valores para fornecer um serviço de alta qualidade, destaco também a importância da exatidão de dados no sistema da Mobility, garantindo que todas as informações fornecidas aos clientes sejam precisas. Nos comprometemos em investigar e corrigir quaisquer discrepâncias, contestar despesas adicionais cobradas pelas locadoras e até reembolsar valores caso o equívoco seja nosso, garantindo assim uma experiência transparente e confiável para os clientes. Além disso, também prestamos um papel consultivo, orientando o cliente sobre quando alugar, como evitar taxas adicionais e maximizar o valor da locação. A ideia é que a empresa ajude os clientes a tomar decisões informadas, inclusive oferecendo oportunidades para reservas de hotel e outros serviços complementares.

Como a Mobility têm se adaptado aos desafios enfrentados ao longo desses 24 anos?

Durante todos esses anos, a principal mudança foi na tecnologia de distribuição, que agora permite acesso em tempo real às informações sobre a disponibilidade de carros nas locadoras consolidadas, com precisão de milissegundos. Também temos o compromisso de fornecer autonomia aos agentes de viagens, permitindo que eles escolham as melhores opções para seus clientes em nosso portal, desde a reserva do carro até o pagamento e emissão de vouchers. Neste esforço, introduzimos algumas inovações, como a possibilidade dos agentes cobrarem uma taxa de serviço, proporcionando flexibilidade e empoderamento ao profissional de viagens.

Fora isso, nossa plataforma oferece uma gama de funcionalidades, desde parcelamento até alterações de reserva, tudo em português e de forma simplificada. No geral, estamos sempre em busca de atualizações e melhorias, investindo em tecnologia e inovação, para acompanhar a evolução do mercado, garantindo que nossos parceiros estejam sempre à frente. Estamos cientes das tendências emergentes, como inteligências artificiais e eletrificação, e estamos trabalhando para integrá-las em nossos serviços. O mundo não é mais o mesmo que era um ano atrás, são muitas novidades que fazem muita diferença em nossas vidas. Será muito empolgante ver como elas mudarão nossas rotinas e negócios na prática.

Nosso maior desafio, no entanto, é a falta de informação e a desinformação. Nesse sentido, reconhecemos o papel crucial dos agentes de viagens como fonte de informações e aliados para os clientes. Portanto, estamos comprometidos em apoiá-los com tecnologia e recursos para que possam  reforçar sua relevância e oferecer o melhor serviço possível. Afinal, se o agente de viagens ficar obsoleto, um dos meus mais importantes canais de vendas ficará obsoleto. 

Nas últimas feiras de Turismo, vocês falaram de mergulhar no mercado de luxo e ampliar a presença na região Sul do Brasil. Como têm sido esses objetivos?

Nosso portfólio de produtos de luxo cresceu significativamente, passando de 40 para 400 locações de luxo na Itália desde o ano passado. Expandimos para mercados importantes como EUA e Emirados Árabes Unidos, além de aumentar nossa presença comercial pelo Brasil, com foco na região Sul e Sudeste. Estamos investindo em feiras e exposições, como a Festuris e a Abav Expo, e já superamos em mais de 100% o volume de produção do ano passado no mercado de luxo. Esses resultados apontam que estamos no caminho certo e temos muito a crescer.

Para nós, luxo são locadoras que se adaptam às necessidades do cliente. Nós viajamos para esses países, como logo faremos na Itália, para manter o contato olho no olho e garantir a qualidade do serviço que estamos oferecendo. Atendemos a uma parcela exigente da pirâmide econômica, onde a confiança é fundamental. Vale dizer que, embora ofereçamos uma variedade de carros esportivos, o aluguel de carros de luxo hoje é dominado por SUVs, como BMW X7, Mercedes G, ou Porsche Cayenne, priorizando o conforto do cliente e de sua família.

As vendas da Mobility cresceram 52% em 2023. A quem você credita esses resultados? Como estão os indicadores deste ano? Superam 2023?

Nossas reservas aumentaram mais de 30%, e isso se deve ao nosso contínuo investimento em visibilidade e à nossa vasta gama de locadoras. Também estamos empenhados em capacitar nossos agentes de vendas, o que inclui uma reestruturação do nosso centro de treinamento, pois profissionais de viagens bem treinados vendem melhor. Além disso, estamos finalizando a implementação do Salesforce para nossa equipe de vendas e marketing, o que certamente impulsionará nossos resultados.

Reconhecemos que a força por trás de uma equipe eficaz vai além do número de funcionários. É crucial ter uma estrutura robusta para apoiar nossos colaboradores, contando com uma equipe altamente capacitada, com anos de experiência. Não estamos buscando competir diretamente com nossos concorrentes; pelo contrário, enxergamos vastas oportunidades de crescimento tanto no Brasil quanto na América Latina. Além disso, estamos especialmente focados na mobilidade urbana e no mercado de assinaturas de carros, que, apesar de termos diminuído um pouco nossos esforços de marketing, continua sendo um mercado bilionário.

Quais os planos e projetos para os anos seguintes?

Nossos planos futuros giram em torno de escalabilidade e relevância, principalmente no mercado brasileiro e latino-americano. Investiremos fortemente em tecnologia para expandir nossa escala de operações, visando reduzir atritos e barreiras, como melhorar a comunicação do contrato de locação com o cliente. Pretendemos aproveitar a inteligência artificial para simplificar processos e melhorar a eficiência, mantendo-nos à frente das tendências, embora optamos por não apostar nos chatbots no momento, como outras empresas têm feito. Temos bastante trabalho pela frente: tecnologia, transparência, eficiência, expansão nacional e regional.

Qual sua expectativa sobre a empresa e o mercado pelos próximos anos?

Estamos atentos à evolução da mobilidade, que trará novidades nos tipos de veículos e preferências dos clientes, como a demanda por carros elétricos. Como um marketplace, se as empresas implementarem certas regras para funcionários, nós nos adaptamos e implementamos em nossa plataforma, como a opção de redução da pegada de carbono dos veículos. A transformação na mobilidade urbana já está em curso, com o carro elétrico ganhando espaço. Isso não afeta drasticamente a Mobility, pois continuaremos a atender às necessidades dos clientes. O conceito de car sharing também está crescendo, e vemos um grande potencial nesse mercado, especialmente no Brasil, onde há espaço para expansão.

Ano que vem a Mobility comemora seus 25 anos e o mercado brasileiro promete se desenvolver significativamente, mas veremos melhorias substanciais apenas com um investimento sólido na formação profissional. Estamos participando de diversas iniciativas que incentivam as empresas a formarem equipes qualificadas. É essencial que as empresas, com conhecimento do mercado, invistam na formação de travel designers e em programas de capacitação. Ainda há um longo caminho a percorrer e muito a ser feito para prepararmos o futuro.