A ILTM Latin America é uma das principais feiras de turismo de luxo do Brasil e da América Latina. Realizada em São Paulo, a edição de 2024 foi um grande sucesso. O evento ocorreu de 7 a 10 de maio no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo. Essa foi a 13ª edição da feira, reunindo profissionais do setor de turismo de luxo de todo o mundo.

A feira contou com cerca de 400 expositores confirmados. Foram realizadas 23 mil reuniões pré-agendadas, demonstrando o alto nível de networking e negócios. Ao todo, 430 empresas participaram, apresentando suas ofertas exclusivas para o mercado de luxo.

“Esta é a nossa maior edição da história! No ano passado, o evento já havia crescido muito, mas este ano atingimos um aumento de 23%, um número espetacular. Durante a pandemia, achávamos incrível atingir 10% de crescimento, e agora alcançamos um número muito superior”, celebrou Simon Mayle, presidente da ILTM Latin America.

Durante os dias da feira, foram discutidos tópicos relevantes para o setor, como sustentabilidade, inovação e experiências exclusivas. Empresas renomadas apresentaram suas novidades, e os agentes de viagens tiveram a oportunidade de conhecer as melhores opções para seus clientes.

Outro dado relevante é a participação de novas agências de turismo, que representaram 29% do total de participantes. “Reunimos os maiores players do turismo mundial e os melhores agentes de viagens da América Latina. Temos um time dedicado a analisar o mercado e captar a participação de agentes que estão se destacando. Todos os profissionais participantes passam por uma análise de perfil para garantir que estejam alinhados com o propósito da ILTM”, explicou Mayle.

Representantes de diversos destinos, marcas marítimas e hoteleiras realizaram palestras de apresentação aos membros da imprensa. Um dos destaques do primeiro dia foi a apresentação de Martin Nydegger, CEO do Turismo na Suíça, que revelou a nova identidade visual do destino e suas diversas atrações. Em suas palavras, Nydegger ressaltou: “Estamos entusiasmados em apresentar a nova identidade visual da Suíça, além das inúmeras experiências que nosso país oferece aos turistas”.

A Norwegian Cruise Line (NCL) marcou presença na ILTM com foco em apresentar suas ofertas exclusivas, incluindo o renomado The Haven by Norwegian, o Norwegian Aqua™ e suas iniciativas em prol da sustentabilidade. Com um lounge dedicado, a marca também participou de uma capacitação, destacando as particularidades dos cruzeiros da Regent.

O destaque da apresentação foi o The Haven, o complexo de suítes de luxo da NCL a bordo, que oferece aos hóspedes uma experiência incomparável de conforto e serviço personalizado. Além disso, a NCL apresentou as inovações do Norwegian Aqua™, o mais novo navio da classe Prima Plus, com lançamento previsto para abril de 2025.

“Na NCL, nos orgulhamos de ouvir nossos hóspedes e oferecer o que eles desejam: uma experiência de cruzeiro aprimorada. Estamos ansiosos para que testemunhem pessoalmente a variedade de elementos de luxo que a NCL oferece”, revelou Estela Farina, da NCL.

Ainda no primeiro dia do evento, o destino Rio Grande do Norte foi muito bem apresentado por Lorayne Gomes, representante do estado, que destacou as opções de atrações em cidades como Natal, São Miguel do Gostoso e Pipa. Segundo Gomes: “O Rio Grande do Norte é um destino único, com praias deslumbrantes, cultura rica e uma variedade de experiências para os visitantes”.

Um dos grandes destaques do segundo dia de evento foi a participação de Adrian Ursilli, diretor geral da Explora Journeys no Brasil, e Flávio Corrêa, diretor de Relações Comerciais para o Brasil, que revelaram detalhes sobre a nova linha de cruzeiros de luxo do Grupo MSC, prometendo redefinir o segmento com a introdução de seis navios. O primeiro deles, o Explora I, foi entregue em Monfalcone, Itália, em 2023.

“A Explora já nasce com uma oportunidade para os agentes de viagem, com uma oferta de seis navios nos próximos anos, além de preparar os profissionais com capacitações e treinamentos”, destacou Ursilli.

A Explora Journeys tem como objetivo visitar destinos ainda pouco explorados por cruzeiros, como as Ilhas Virgens Britânicas, Saint Barthélemy, Hvar na Croácia e Vila do Cátaro em Montenegro. A Explora II, atualmente em construção, tem previsão de estreia em agosto de 2024. Já os navios Explora III, IV, V e VI estão programados para serem lançados entre 2026 e 2028.

Ainda no segundo dia da ILTM Latin America, o evento dedicou um espaço especial para que destinos e empreendimentos hoteleiros apresentassem suas novidades à imprensa brasileira. Em um formato dinâmico de speed networking, mais de 20 representantes tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos, diferenciais e atributos.

A edição deste ano, a maior da história da ILTM Latin America, contou com representantes de 13 países e 50 cidades, das quais 20 são brasileiras. A festa de encerramento foi realizada em um encontro no Tetto Rooftop Lounge, que proporcionou um ambiente descontraído e elegante, ideal para celebrar o sucesso do evento, marcado por um crescimento expressivo tanto no tamanho quanto no número de expositores.