São Paulo (SP) – O Expo Fórum Visite São Paulo, realizado nesta quarta-feira (19) no WTC Events Center, abordou, dentro de sua programação, as “Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor: Turismo, Viagens e Eventos”. A palestra foi conduzida por Sabina Deweik, especialista em Cool Hunting.
Sabina iniciou sua palestra destacando que a pandemia trouxe aprendizados significativos, mas ressaltou que não precisamos de outra crise para impulsionar mudanças. “Estávamos em um período de potencial mudança, especialmente na área de tecnologia. O mundo está cheio de mudanças, e a mais difícil delas é a mudança em si”, afirmou.
Ela mencionou o fenômeno do “turismo de revanche”, onde as pessoas, após a pandemia, estão ansiosas para explorar novos lugares e culturas. Sabina sublinhou a importância econômica do turismo, que representa uma grande parte do PIB global. “O sistema de hospitalidade está interligado e impacta todos os setores, inclusive o turismo,” disse.
Um dos pontos altos da palestra foi a discussão sobre o boom da Inteligência Artificial (IA) generativa. “Em menos de dois meses, o ChatGPT acumulou 100 milhões de usuários, enquanto o Facebook levou de 4 a 5 anos e o TikTok 9 meses para atingir o mesmo número,” destacou Sabina, prevendo que 2024 será o ano da aplicação prática da IA para aumentar a produtividade.
Sabina também abordou durante o Expo Fórum Visite São Paulo as mudanças climáticas, mencionando que 2023 foi o ano mais quente registrado em 100 mil anos. “O clima agora é uma variável significativa para eventos e turismo. Antonio Guterres diz que não estamos mais no aquecimento global, mas na fervura global,” alertou.
Sobre as mudanças demográficas, ela apontou que até 2025 serão criados 133 milhões de novos empregos e que em 2039 haverá mais idosos do que crianças. “Precisamos pensar no turismo para os idosos, considerando a acessibilidade e o uso da tecnologia,” afirmou Sabina, destacando que os baby boomers se sentem menos confortáveis com a tecnologia para viajar.
Outro ponto discutido foi a combinação de trabalho e lazer, com 46% dos trabalhadores globais planejando viagens de trabalho/lazer em 2023. “Estamos entrando em um novo ciclo tecnológico com a IA, que está mudando nossa forma de viver,” disse Sabina, ressaltando que a IA pode automatizar tarefas e personalizar os desejos dos consumidores, mas que o ser humano sempre será o grande habilitador.
Por fim, Sabina abordou a tendência do “detox digital”, onde viajantes buscam experiências como retiros em florestas, mindfulness e turismo do sono. “As pessoas não estão dormindo bem e estão buscando destinos que oferecem conforto, como lençóis de qualidade, travesseiros certos e aparelhos que medem o sono. O turismo silencioso do bem-estar e do descanso continuará crescendo,” conclui.
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