A data de reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pode estar mais próxima do que esperávamos. Os voos podem ser retomados parcialmente a partir de 1º de outubro, dependendo do resultado da análise das amostras colhidas na pista. A informação foi revelada nesta terça-feira (18), em uma reunião entre a Fraport, concessionária do terminal, e ministros do governo Lula.
O objetivo é retomar os voos de forma parcial a partir de outubro e ampliar gradualmente as operações. O diagnóstico das condições de segurança da pista e dos equipamentos essenciais para o funcionamento do aeroporto deve ser concluído em quatro semanas, conforme informado pela Fraport durante a videoconferência com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
Paulo Pimenta destacou a importância da rápida reabertura. “Possivelmente, nós não vamos voltar com o aeroporto funcionando 100% da sua capacidade. Isso é absolutamente compreensível e natural. Agora, nós precisamos e insistimos na ideia, é isso que pensa o governo brasileiro, que o aeroporto reabra em condições de segurança o mais rapidamente possível”.
Além dos ministros, participaram da reunião a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e o presidente da Anac, Tiago Sousa. Da Alemanha, juntaram-se o CEO da Fraport AG, Stefan Schulte, o vice-presidente executivo, Holger Schaefers, e a vice-presidente para Global Investments & Management, Tamara Holger. De Porto Alegre, participaram a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e o vice-presidente da empresa no Brasil, Leonardo Carnielle.
Stefan Schulte, CEO da Fraport, planeja vir ao Brasil entre os dias 17 e 18 de julho para definir o cronograma de reabertura do aeroporto de Porto Alegre. O ministro Silvio Costa Filho reforçou que todas as ações estão sendo realizadas para acelerar a reabertura do Salgado Filho de forma segura, mencionando que o terminal de cargas foi reaberto recentemente e que a limpeza da área do terminal já foi concluída.
A Fraport reafirmou seu compromisso de investir no Brasil, não apenas no Salgado Filho, mas também em futuras concessões. “A Fraport quer continuar fazendo investimentos no país”, afirmou Costa Filho.
O Governo Federal está trabalhando para aumentar a malha viária no Rio Grande do Sul. Costa Filho mencionou a autorização de novos slots, que permitirá um aumento significativo no número de voos diários e semanais para a região. Além disso, a implementação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS) em Caxias do Sul ajudará a melhorar a navegabilidade e visibilidade, especialmente à noite.
Agenda