Durante uma reunião com os escritórios de turismo das regiões da Finlândia de Espoo, Helsinki e Vanda, Roberta Perez, CEO da Nordic Ways, enfatizou a relevância de profissionais do turismo incorporarem a cultura local de maneira flexível e sensível. Vale lembrar que a empresa recentemente participou de encontro de turismo B2B da Noruega.

“É essencial apresentar a verdadeira identidade da região que você representa. Quando um cliente visita a Finlândia, ele deve sentir a presença do país em cada detalhe, desde o café da manhã até a água que bebe. No entanto, é crucial ser flexível e compreender que o cliente pode vir de uma cultura muito diferente, e precisamos garantir que essa imersão seja positiva e acolhedora”, afirmou Perez.

Perez também sublinhou a importância de ressaltar os pontos fortes da região representada. “A Finlândia é considerada o país mais feliz do mundo. É fundamental entender os critérios que levaram a essa conclusão e incorporar esses elementos na experiência que oferecemos.”

Como exemplo de excelência, Perez citou a sustentabilidade, onde a Finlândia é pioneira e referência mundial. “A sustentabilidade se tornou um grande negócio, e isso é fantástico, mas deve ser realizado com coração e sensibilidade. Você pode destacar que a água da torneira é potável, mas para algumas culturas isso pode não parecer seguro devido às suas experiências de origem. Não se muda uma cultura em 10 minutos.”

Com mais de 35 anos de experiência no setor de turismo, Perez mencionou que não se apega a títulos como o de CEO e que é necessário dar mais atenção aos jovens que estão começando na área para garantir o sucesso do mercado. “Lembro-me de quando estava começando e precisei de ajuda e inspiração. Infelizmente, há pessoas que são rudes com os iniciantes e não os levam a sério. Agora enfrentamos dificuldades para recrutar novos talentos para o mercado, e a culpa é nossa porque não estamos apoiando bem os mais jovens. Precisamos tornar a indústria mais atrativa.”