Em 2023, a cidade do Rio de Janeiro sediou 53 eventos esportivos, contribuindo com uma receita de US$ 176 milhões para a economia local. Para ampliar esse potencial, o Visit Rio participou, pelo segundo ano consecutivo, do Hosts & Federations Summit, em Lausanne, na Suíça. O evento reúne os principais players do mercado de eventos esportivos para discutir e compartilhar melhores práticas em organização e gestão de grandes competições esportivas.
Durante o evento, a Fundação promoveu uma ativação que reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo os principais líderes do segmento, como organizadores e federações esportivas. A ocasião contemplou um jantar, no qual foi apresentado o potencial da cidade para sediar eventos dessa natureza, destacando seu histórico como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Estiveram presentes representantes de diversas federações internacionais, como a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), a Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), o Futebol de Mesa, o Atletismo Mundial, entre outros.
“O jantar foi extremamente satisfatório e estratégico para expandir nossa rede de relacionamentos. Tivemos a oportunidade de destacar o Rio de Janeiro em um cenário de relevância internacional e fortalecer sua imagem como cidade olímpica, o que contribui para o trabalho de captar eventos desse segmento para nossa cidade”, afirmou a diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner, que representou a Fundação no evento.
Em maio, foi anunciada a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. O Rio de Janeiro vai receber seis partidas do torneio, além dos confrontos de abertura e encerramento, que serão realizados no Maracanã. O país ainda é candidato a receber outros torneios, como o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, em 2027. O Visit Rio segue na interlocução com os comitês e os atores envolvidos nas negociações.
Agenda