O projeto “Experiência Rio de Janeiro” levou as potencialidades e atrativos das 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro para Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Com a iniciativa, cerca de 400 agentes e operadores foram capacitados, abrindo a oferta de atrativos e roteiros de destinos fluminenses.
A ação de fomento a vinda de turistas nacionais para o RJ é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, e conta com o apoio da ABIH-RJ e da HotéisRIO.
O “Experiência Rio de Janeiro” traz um novo formato, ampliando ainda mais a possibilidade de vendas de pacotes e roteiros dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas. “Esta é mais uma oportunidade de promover o estado do Rio de Janeiro e suas 12 regiões turísticas. O projeto tem se mostrado um sucesso por onde passa e reforça a busca pelos turistas nacionais, consolidando a marca Rio de Janeiro em todo o Brasil”, explica Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo.
Na ocasião, o público fez uma imersão por meio de vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes, aos operadores e a toda cadeia produtiva do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento nas cidades por onde passou. Uberlândia recebeu pela primeira vez o roadshow, despertando a curiosidade dos profissionais, que realizam a venda de produtos turísticos no mercado mineiro.
No novo formato do projeto, os agentes participaram, nas três cidades, de uma rodada de negócios com expositores e fornecedores de atrativos das cidades fluminenses com objetivo final de estimular viagens para os diversos destinos do RJ. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico nas cidades contempladas. Ao final do dia, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerrou o evento.
O roadshow já passou por Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG) nos dias 23 de abril e 25 de abril, respectivamente. Até o mês de outubro, a ação ainda vai percorrer mais cinco cidades brasileiras, no intuito de promover uma verdadeira imersão pelo Estado. Em todas as cidades serão realizadas ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ.
A meta é capacitar, até o final do ano, cerca de mil agentes e operadores de viagens, que terão a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar. O evento contou com a participação do subsecretário Adjunto de Gestão da Setur-RJ, Ramiro Fidalgo, do secretário de Turismo de Saquarema, Thallis Martinelli, e do assessor Especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, que na ocasião apresentou os atrativos do Vale do Café. Participaram ainda representantes de municípios (Saquarema, Petrópolis e Búzios), além de atrativos do Rio de Janeiro.
Agenda