As experiências vivenciadas em uma viagem são a principal motivação para praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o TRVL LAB, um laboratório de inteligência de mercado em viagens. Este levantamento indica que os viajantes buscam, cada vez mais, vivenciar experiências únicas, com uma preferência por passeios a pé (63%), contato com a natureza e ecoturismo (57%), além de momentos de relaxamento (70%).

Os resultados mostram que 26% dos turistas preferem viajar sozinhos, enquanto 40% optam por estar acompanhados de companheiros e filhos. O turismo de experiência tem se tornado um fator determinante na escolha dos destinos, refletindo uma tendência global impulsionada pela pandemia, que reforçou a busca por atividades exploratórias e imersivas.

Para Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae, o Brasil está bem posicionado para aproveitar essa tendência devido à sua diversidade natural e cultural. “Temos um país rico em atrativos que vão desde a floresta Amazônica até as praias, do Pantanal às serras gaúchas, além de uma cultura única,” comenta Germana.

O turismo de experiência já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. Estudos do Sebrae mostram que o ecoturismo é oferecido por 66% das empresas da indústria, um segmento que cresce cerca de 30% ao ano e atualmente responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A pesquisa revelou também que 32% dos entrevistados gastaram acima de R$ 5 mil em sua última viagem, com a maioria (70%) utilizando cartão de crédito ou débito. Quase 30% planejaram suas viagens com um mês ou mais de antecedência, e 77% usaram o Instagram para descobrir atrações turísticas. Além disso, 56% utilizaram plataformas digitais para a compra ou reserva de experiências.

Confira abaixo alguns dados adicionais da pesquisa realizada pelo Sebrae:

42% viajam com companheiros e filhos;
86% consideram as experiências o aspecto mais importante da viagem;
63% realizam passeios a pé durante suas viagens;
57% estão interessados em passeios na natureza ou ecoturismo;
67% buscam momentos de relaxamento;
77% utilizam o Instagram para descobrir experiências;
52% pesquisam por experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e hospedagem;
46% reservam experiências ao mesmo tempo em que pesquisam voos e hospedagem;
56% utilizam sites e aplicativos de agências de viagens online para comprar ou reservar experiências;
35% gastam em média R$ 5 mil em experiências;
70% utilizam cartão de crédito ou débito como principal forma de pagamento.
Com esses dados, o Sebrae demonstra que o turismo de experiência é uma oportunidade de ouro para pequenos negócios, que podem capitalizar sobre a crescente demanda por vivências únicas e autênticas.